Valuation: O que é e como calcular?

Se você está aqui, é bem possível que você não faça ideia do que é valuation. Isso é normal, já que existem empreendedores que nunca tiveram contato com essa palavra. Ainda assim, há tempo para tudo e chegou o momento de você descobrir de uma vez por todas o que esse termo estranho significa.

O que esperar desse artigo?

Já queremos deixar claro que vamos explicar esse conceito de forma simples. Vamos fazer com que você entenda o que é valuation e, em seguida, iremos te instigar a se informar mais sobre o conceito. Afinal, não adianta tratarmos de questões complexas quando sabemos que você ainda precisa conhecer as noções básicas desse assunto.

Assim sendo, se você quiser aprofundar o seu conhecimento sobre valuation, recomendamos que você vá atrás dos livros que nós indicaremos no final deste texto! Tendo dito isso, vamos começar a explicar o tópico de hoje com uma ilustração.

Entendendo valuation com Shark Tank

Se você é um empreendedor, provavelmente você já assistiu ao programa Shark Tank: Negociando com Tubarões. Se você não fez isso ainda, recomendamos que você comece a acompanhar o game show o mais rápido possível. Isso porque ele irá te fazer entender melhor a dinâmica do empreendedorismo.



Curso de Constelação Familiar e Sistêmica

Quando nós abrimos uma empresa, geralmente elas são pequenas e conseguimos dar conta de todas as suas demandas. Porém, geralmente esse cenário não continua assim por muito tempo. Isso porque, quando tudo segue como o esperado, nós acabamos tendo o prazer de ver o nosso empreendimento crescer.

O problema é que esse crescimento exige mais dinheiro e, infelizmente, nem sempre podemos bancar as transformações necessárias. Por essa razão, quando nós não temos mais recursos para colocar no nosso negócio, a solução mais viável torna-se conseguir uma sociedade ou então atrair um investidor.

A dinâmica do game show

É nesse estágio que os participantes do Shark Tank se encontram. Eles precisam de dinheiro para o seu empreendimento e, por isso, apresentam o seu projeto a investidores. Eles visam convencer pelo menos um dos “tubarões” a aplicar dinheiro na sua empresa em troca de uma porcentagem do negócio ou de royalties sobre vendas futuras.

No entanto, é interessante perceber que muitos projetos não recebem investimento no programa porque os seus idealizadores não têm noção de qual é o valor de mercado de sua empresa. Por causa de sua ignorância, eles geralmente pedem investimentos muito altos em troca de uma parte muito pequena de ações.

É por essa razão que é fundamental que você se proponha a entender quanto vale a sua empresa. Esse é um trabalho de valuation. Imaginamos que agora esse conceito tenha se tornado mais fácil de entender. No entanto, para que não fique nenhuma dúvida sobre a sua definição, iremos explicitá-la a seguir.

O que é valuation de uma vez por todas?

Tendo em vista o que nós falamos até agora, valuation é o trabalho de atribuição do valor de seu empreendimento. Nesse processo, você precisa apontar o preço do seu negócio e definir qual é o retorno que um investidor pode ter ao aplicar dinheiro em sua empresa.

Quando os empreendedores têm noção dessas questões, eles têm maior facilidade para negociar com pessoas que podem investir em seu projeto. Além disso, os acordos que são realizados entre as partes acabam sendo mais justos e assertivos.

Nós esperamos que até aqui tudo esteja bastante claro. Iremos apresentar agora duas formas de calcular o valor de sua empresa. Porém, existem mais métodos que merecem ser estudados. Ainda assim, se você entender os que iremos apresentar, você já terá uma ideia de como os empreendedores geralmente fazem o valuation do seu negócio.

Antes de tudo, uma pequena ressalva

Aqui é importante deixarmos claro que o nosso objetivo neste texto não é detalhar os passos que você deve seguir para calcular o valor da sua empresa. Queremos, em vez disso, te dar uma noção dos principais métodos utilizados pelos empreendedores. Assim, você terá um norte no momento em que quiser começar o seu trabalho de valuation.



FORMAÇÃO COMPLETA EM PSICANÁLISE
Seja Psicanalista. Curso 100% Online. Habilita a Atuar. Teoria, Supervisão e Análise. SAIBA MAIS



Fazemos isso porque entendemos que você precisa se informar muito mais sobre esse assunto. Podemos te garantir que ainda há muito o que ler e ouvir a respeito do processo de atribuição de um valor ao seu negócio.

Assim sendo, em vez entregarmos neste artigo tudo o que você precisa saber sobre valuation, nos limitaremos a te instigar a estudar mais sobre esse tópico. Tendo dito isso, vamos à apresentação dos dois métodos de calcular o valor de seu empreendimento!

Dois métodos de valuation

Fluxo de Caixa Descontado (FCD)

Esse é o tipo de valuation mais utilizado pelos empreendedores do mundo inteiro. O seu objetivo é calcular o valor de uma empresa tendo em vista a sua capacidade de trazer retorno para um acionista. Assim sendo, busca-se projetar quais serão os fluxos de caixa futuros da instituição.

Caso você não saiba, o fluxo de caixa é o movimento de entradas e saídas de dinheiro do caixa de uma empresa. Para calculá-lo, é necessário levar em conta as estimativas de crescimento do faturamento, dos custos e das despesas operacionais. Questões como a cadeia produtiva, as tendências e o crescimento do mercado também devem ser considerados.

Depois disso, ainda é necessário aplicar uma taxa de desconto que traga as projeções do fluxo de caixa ao seu valor equivalente no presente. Isso porque é necessário levar em consideração que o dinheiro perde valor financeiro ao longo do tempo.

Múltiplo de mercado

Esse método de valuation consiste no cotejo entre os desempenhos econômicos-financeiros de empresas que tenham características similares de mercado. Para que essa análise seja bem feita, é necessário comparar instituições que tenham características similares. Caso contrário, o resultado dela sairá distorcido.

Para simplificar o seu entendimento de como esse estudo funciona, pense que ele é equivalente ao momento em que você pesquisa o preço do mesmo modelo de um carro em lojas que tenham características similares. Nesse momento, você não estará comparando uma Mercedes com um Fusca nem uma empresa gigante com uma pequena.

Considerações finais

Isto posto, nós esperamos ter deixado claro o que é o trabalho de valuation. Buscamos deixar claro durante todo o texto que esse é apenas um panorama geral sobre o assunto. Assim sendo, ele merece ser mais estudado.

Tendo isso em vista, nós sugerimos que você leia o livro Valuation – Como Avaliar Empresas e Escolher as Melhores Ações, de Aswath Damodaran. Outra obra que vale a pena ser lida é o livro Valuation – Guia Fundamental e Modelagem em Excel, de Ricardo Goulart Serra e Michael Wickert.

Depois que você se aprofundar sobre o assunto, você terá melhores condições para iniciar o trabalho de valuation de sua empresa. Comente o que você achou das informações que passamos neste artigo. Além disso, não deixe de compartilhar esse texto com outras pessoas e continuar acompanhando o Negócios e Carreiras!


Curso de Psicanálise

Deixe seu Comentário Abaixo :)

Redação N&C

O Negócios & Carreiras é uma revista eletrônica com conteúdo de qualidade e atualizado, para desenvolvimento de pessoas e empresas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

20 − seis =