Tecnologia e produtividade na agricultura

Tecnologia e produtividade são fatores importantes para o mundo atual. Inclusive, para a agricultura.

 

A agricultura

A agricultura, por ser milenar, enfrenta dificuldades para escapar de técnicas antigas e modelos econômicos que beneficiam poucos e deixam muitas brechas para entendermos que esses tais métodos estão longe de serem realmente eficientes.

 


Curso de Constelação Familiar e Sistêmica

A agricultura tradicional

A agricultura tradicional representa latifúndios, desmatamento, conflitos agrário.

E para completar esse cenário catastrófico, o setor no Brasil ainda precisa conviver com os problemas de uma malha rodoviária (principal meio de escoamento da produção) sucateada e cheia de perigos.

Que trazem ainda mais custos para o comércio e a chegada do alimento em nossas portas.

 

Os problemas brasileiros

Há projetos para aumento do número de ferrovias e a tão sonhada interligação do Norte ao sul sobre trilhos.

Porém o desinteresse de nossos governantes e a falta de apoio da iniciativa privada, geram paredes intransponíveis para o desenvolvimento.

 

O armazenamento da produção

Outro problema é a armazenagem do que é produzido em “super safras”, pois a oferta de silos é baixa.

Essa falta de locais para armazenamento gera desperdícios e muitos prejuízos aos produtores, atingindo justamente os que dependem de apoio de outros para essa estocagem.



FORMAÇÃO COMPLETA EM PSICANÁLISE
Seja Psicanalista. Curso 100% Online. Habilita a Atuar. Teoria, Supervisão e Análise. SAIBA MAIS



 

Os problemas na agricultura

Completando essa análise superficial dos problemas enfrentados pela agricultura atual ainda é necessário mencionar os impactos ambientais gerados.

Processos produtivos obsoletos são responsáveis por grande parte das emissões de gases do efeito estufa.

Falo de impacto direto no aquecimento global.

A sustentabilidade também se torna complicada justamente pelo baixo acesso dos pequenos produtores a programas de pesquisa e investimento.

 


Curso de Formação em Reiki - banner

A tecnologia e produtividade

A tecnologia deve apoiar o processo produtivo, melhorando não só o plantio propriamente dito, mas sobretudo na logística de transporte dessa produção.

O processo de plantio, desde o viveiro até a colheita tem varias etapas que geram desperdícios e atrasos. Sabemos o resultado da soma de tudo isso.

 

A tecnologia na sociedade

No avanço da ciência e das pesquisas sabemos que as sementes e plantas podem ser produzidas em laboratório.

Isso, através da clonagem de vegetais altamente produtivos e com boa resistência a pragas e outras condições adversas das culturas .

Mas destacando dentre as inúmeras tecnologias disponíveis falo sobre o IoT ou simplesmente a internet das coisas.

 

Tecnologia e produtividade na agricultura

Essa conectividade nos possibilita a implementação de sensores para medir condições climáticas, condição do solo, qualidade e eficiência da irrigação.

Principalmente nos permite velocidade na informação do que é produzido no campo até os centros de controle, para decisões sobre estocagem, fluxo de balança.

Direcionamento da coleta da produção em campo, controle de qualidade e análises, etc, sem falar nas questões trabalhistas.

 

A tecnologia como parte essencial

Nesse ponto sabemos que grandes produtores são obrigados a registrar ponto de colaborares e comunicar decisões administrativas ao pessoal do campo.

Algumas culturas, como a Palma, por exemplo, exigem muita eficiência logística e o IoT é ferramenta essencial par viabilizar tais recursos.

Já na cana-de-açúcar a tecnologia é essencial para as mesmas coisas mas algo brilhante que se pode atestar é a colheita totalmente mecanizada e autônoma, onde as colheitadeiras são guiadas por GPS em mapas pré definidos.

 

Tecnologia e produtividade: recursos no campo

No atual momento onde cresce a demanda por produtos orgânicos ou com baixos índices de uso de pesticidas e outros controles de praga a tecnologia também tem papel importante.

Utilizando recursos como VANT ( veículo aéreo não tripulado) ou simplesmente os drones.

É possível identificar focos de pragas muito facilmente ou simplesmente inventariar o plantio com o mapeamento da saúde e contagem de indivíduos.

 

Inovação em prol da tecnologia e produtividade

Grandes empresas de telecomunicações estão de olho nesse mercado e algumas já possuem em seu portfólio, áreas de desenvolvimento voltadas apenas para a Agricultura.

A Vivo tem customização de serviços de acordo com a necessidade dos clientes.

Da mesma forma as instituições de ensino, pesquisadores e startups estão criando novas ideias e conceitos sobre inovação para a Agricultura.

 

A Ciência

Há grandes polos de desenvolvimento de tecnologias para o campo no Brasil, cito a UNICAMP como uma das principais fomentadoras de ideias, trabalhos e pesquisas nesse seguimento.

Em seus laboratórios é possível testar soluções inclusive com protocolo LTE, que hoje é praticado massivamente por operadoras de telefonia móvel.

 

Os desafios

Um dos principais desafios para uma explosão na ofertas de serviços das operadoras e grande área desabitada e que precisa de cobertura.

A capilaridade da rede de fibras óticas privadas ou estatais ainda é muito pequena para ajudar a viabilizar economicamente os projetos de IoT onde não há consumidores de telefonia móvel, tá e internet para que esse investimento em infraestrutura seja rateado.

 

O apoio governamental para a tecnologia e produtividade

Embora o governo tenha aberto possibilidades em faixas de frequência mais baixas.

O que permitiria maior distância de cobertura entendo que ainda é muito baixo o movimento no sentido de dar conectividade ao campo.

Infelizmente a conexão por satélites ainda é muito cara.

Os projetos de IoT devem ser elaborados com muito cuidado e com a compreensão de que o resultado pode demorar um pouco para surgir.

 

A colaboração

Vale mencionar também nesse artigo que pelo fato de haver culturas que dependem de entrepostos para mobilização de colaborares, armazenagem de ferramentas e itens de segurança, etc.

E um outro grande problema é a necessidade de energia elétrica.

 

E energia elétrica

Embora tenhamos recebido do governo grandes projetos como o TRAMOESTE, que trouxe mais energia para o campo, ainda há muita carência de oferta de energia onde o produtor precisa.

O mais comum é termos grupo geradores enormes e barulhentos, gerando fumaça e ajudando a degradar ainda mais o meio ambiente.

Para resolver esse caso o sistema de energia fotovoltaica evoluiu bastante, tanto na tecnologia de baterias quando na própria adesão ao IoT.

 

Tecnologia e produtividade na energia

Hoje é possível termos subestações eficientes e de alta produtividade energética, com monitoramento remoto do estado de todo o sistema.

O grande interesse de empresas e o incentivo do governo para termos acesso facilitado aos equipamentos criaram um cenário interessantes para que essa tecnologia esteja cada vez mais presente nas nossas lavouras e casas de apoio.

 

As soluções para maior acesso a tecnologia e produtividade

Para que tenhamos mais investimentos e resultados mais rápidos entendo que é de suma importância a união dos agricultores e a divulgação dos projetos para que todos conheçam melhor o que há disponível em termos de recursos.

Posso dizer que há soluções para quase todos os problemas, inclusive a redução de custos pela simples redução de mão de obra, mecanizando e automatizando todo o processo.

A tecnologia me parece ocupar o principal lugar nesse papel de tornar a agricultura mais eficiente e porque não dizer mais sustentável.

 

 

Esse texto sobre Tecnologia e produtividade na agricultura foi criado por Flávio Ferreira.


Curso de Psicanálise

Deixe seu Comentário Abaixo :)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco × 3 =