Sustentabilidade corporativa: o que é? Saiba tudo!

Uma empresa com trabalho sério sabe que seu modo de agir pode impactar direta, profunda e continuamente as pessoas. Por essa razão é que se fazem necessárias ações que proporcionem o bem-estar de quem está dentro e fora da organização. Sendo assim, vamos entender o que é sustentabilidade corporativa e como aplicá-la na sua empresa.

O que é sustentabilidade corporativa?

A sustentabilidade corporativa se mostra como a elaboração e manutenção de valores para clientes, funcionários e sociedade a longo prazo. Basicamente, a empresa dá vida longa para sua imagem propondo melhorias ao ambiente social. Nesse caminho, podem ser incluídas a redução de impacto ambiental, atuação ética, contribuição social e transparência.

Ao invés de priorizar apenas o capital como meta a ser atingida, as pessoas são priorizadas em primeiro grau,. Uma vez que são relevantes quanto aos impactos socioambientais, elas são peças às quais não podem ser ignoradas. Caso isto aconteça, a empresa fica insustentável a longo prazo e pode deixar de existir.

Dessa forma, é preciso elaborar uma estratégia eficaz na hora de aplicar a sustentabilidade corporativa dentro e fora da empresa. Por meio dela, é possível diminuir custos, riscos, atrair investimentos, motivar as pessoas e gerar valor à marca. Ainda que a entidade se beneficie, ela estende isso aos indivíduos de forma indefinida.



Curso de Constelação Familiar e Sistêmica

Relevância

Empresas que enxergam nos clientes apenas uma forma de obter lucro terão serão problemas no futuro. Isso porque os mesmos devem ser vistos como criaturas complexas, dotadas de níveis quanto aos desejos. Existe uma intenção em viver que permeia suas ações e busca ser suprida. A empresa que percebe isso pode se conectar com eles.

Por meio da sustentabilidade corporativa, as empresas devem proporcionar aos consumidores inspiração. Os serviços e produtos que ofertam, além dos valores, devem conduzir o público a pensar e fazer bem. Eles precisam se enxergar nas grandes corporações para saberem que são representados por um canal de grande voz.

Ademais, tal recurso vem se tornando parte da nova realidade à qual vivemos. As pessoas estão mais conscientes dos papéis que devem assumir e também cobram dos outros. Uma empresa que passa a enxergar nas pessoas um imenso potencial acaba recebendo mais apoio de seu público. Não podemos deixar de ressaltar que ter o consumidor ao seu lado é um excelente negócio.

Ações sociais

A sustentabilidade corporativa visa diretamente o bem-estar das pessoas, dentro e fora da empresa. O propósito é criar um campo de oportunidades para que elas possam dar o melhor de si sempre que possível. Ao estabelecer programas educacionais e de formação, os indivíduos ajudados podem dar um passo para frente em prol de todos.

Isso também pode ser feito através de:

Qualificação profissional

Os funcionários da empresa recebem suporte para melhorar suas habilidades naturais e currículo. Dessa forma, podem se formar em áreas específicas de conhecimento e retribuir à própria comunidade e empresa. Além deles, os jovens também acabam ganhando direcionamento. Em um mercado competitivo, ter qualificação ajuda bastante.

Inclusão de deficientes

É de conhecimento público que os deficientes são marginalizados em diversas escalas. A fim de minimizar isso, a sustentabilidade corporativa promove a inclusão desse grupo nas empresas. Eles passam a ser colocados em funções equivalentes às dos demais, sem contar que ganham suporte no ambiente para trabalhar confortavelmente.

Investimento na comunidade ao redor

Uma empresa tem a capacidade de mudar o entorno dela se assim quiser. Além de promover ações que visem o bem-estar da comunidade, é possível incluí-la na luta por um futuro mais adequado. Isso pode vir através de programas educacionais, atividades esportivas, centros de mobilização à saúde, entre muitas outras coisas.

Ações econômicas

As ações econômicas propostas pela sustentabilidade corporativa visam a melhoria dos serviços ofertados. Dessa forma, ao mesmo tempo em que se direciona às pessoas, a empresa pode obter um retorno quanto ao trabalho. Isso fica evidente nas:



FORMAÇÃO COMPLETA EM PSICANÁLISE
Seja Psicanalista. Curso 100% Online. Habilita a Atuar. Teoria, Supervisão e Análise. SAIBA MAIS



Consultas públicas

São espécies de consultas públicas onde os consumidores e comunidade ajudam no desenvolvimento de produtos. Por meio deles, é possível construir uma métrica e avaliar a qualidade do material desenvolvido.

Atendimento às ocorrências consumistas

Nem sempre o cliente fica satisfeito com algum produto ou serviço ofertado. Por isso que é preciso ouvir suas queixas e entender as razões de estarem reclamando de determinado produto. Uma postura exemplar ajuda a dignificar a imagem da empresa. Permita que seus clientes possam fazer sugestões, de modo a aperfeiçoar sua força de trabalho.

Ética de mercado

É bastante comum as empresas usarem do seu poder de mercado para suprimirem as ações dos concorrentes. Infelizmente, isso acaba limitando as opções de escolha dada aos clientes, os deixando insatisfeitos. A fim de evitar isso, adote uma política favorável à livre concorrência no mercado.

Ações ambientais

A sustentabilidade corporativa visa a otimização dos recursos utilizados dentro da empresa. Por exemplo, o uso de papel é feito de maneira mais consciente, propondo iniciativas de reciclagem ou digitalização. Ademais, a água e a energia também recebem atenção especial para isso. Todos sabem o valor de cada peça ali dentro.

Como dito acima, o papel é reciclado, mas a energia também passa a ser melhor trabalhada. Ao invés de apenas depender da eletricidade, meios mais sustentáveis são incluídos, como placas solares. Quanto à água, além de usá-la de forma mais moderada, as bombas de calor ajuda na regulação de temperatura.

Sem contar que os meios de transporte também recebem atenção especial. A ideia é evitar emissões tóxicas ao ambiente, reduzindo a emissão de poluentes. Por isso que muitas empresas adotaram o uso de carros alternativos ou bicicletas aos funcionários.

Comentários finais sobre a sustentabilidade corporativa

Em hipótese alguma os consumidores devem ser considerados apenas como pontes ao lucro. Além dos funcionários, eles são a principal fonte de existência da empresa. Por isso que a mesma deve formular ações capazes de integrá-los no trabalho interno e externo dela. Tudo isso vai melhorar as suas atividades e fazer com que sejam aperfeiçoadas.

Além deles, os funcionários também devem receber atenção, já que são a principal força de trabalho interna. Por meio da sustentabilidade corporativa, é possível fazer com que evoluam e entreguem mais do que imaginam. O trato com eles passa a ser mais humanizado também, de modo que recebam apoio dentro e fora do local.

Qual a sua visão a respeito do papel da sustentabilidade corporativa? Acredita no potencial de transformação dela, de modo que possa revitalizar o local onde é aplicada? Vamos prolongar a conversa a partir de seu comentário e destrinchar aspectos importantes do texto. Para mais conteúdo de valor como este, não deixe de acompanhar as postagens do blog Negócios e Carreiras.


Curso de Psicanálise

Deixe seu Comentário Abaixo :)

Redação N&C

O Negócios & Carreiras é uma revista eletrônica com conteúdo de qualidade e atualizado, para desenvolvimento de pessoas e empresas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 × 4 =