Ser funcionário ou empreendedor?

Posted by

“Tenho 26 anos e sou analista administrativo. Trabalho numa empresa familiar de médio porte. Não sei se tento seguir carreira como funcionário ou se abro um negócio próprio. As habilidades e conhecimentos que devo dominar são muito diferentes para uma coisa e para outra?”

André Leme (São Vicente – SP)

Olá André,

Certamente as habilidades, conhecimentos e experiências são diferentes sim.


Curso de Constelação Familiar e Sistêmica

Na carreira de funcionário você deve se especializar na sua área de atuação, formar-se em uma universidade, fazer cursos específicos da área etc.

Hoje em dia existem poucas vagas e muitos candidatos, portanto, as qualificações contam e muito. Quanto mais você for qualificado, maiores as suas chances de conseguir uma boa colocação.

É, teoricamente, um caminho mais simples, uma vez que você vai se especializar na área em que atua e trabalhar de forma remunerada em uma empresa, com seus direitos trabalhistas assegurados.

Entretanto, sempre existe o risco de ser demitido, ainda mais em tempos de crise como estamos vivenciando no momento.



FORMAÇÃO COMPLETA EM PSICANÁLISE
Seja Psicanalista. Curso 100% Online. Habilita a Atuar. Teoria, Supervisão e Análise. SAIBA MAIS



Já como empreendedor, os conhecimentos e experiências são muito maiores.

Uma empresa, por menor que seja, obriga os sócios a ter vários conhecimentos de diversas áreas, uma vez que as empresas lidam diretamente com várias legislações, tais quais a trabalhista, direito comercial, direito do consumidor, direito tributário, direito previdenciário etc., além de dominar o seu produto e/ou serviço.

Claro que os empresários podem contar com profissionais especializados, tais quais contadores, advogados, técnicos tec.

Mas, enfim, uma simples emissão de Nota Fiscal gera inúmeras responsabilidades à empresa.

Além disso, como empreendedor, você deve elaborar um bom plano de negócios antes de iniciar suas atividades, para que possa avaliar os riscos e a viabilidade do negócio, mercado, concorrência, fornecedores, parcerias estratégicas etc.

Como empresário você vai ser também, funcionário, ou seja, além de tudo o que o funcionário precisa para exercer sua profissão, o empreendedor precisa também e muito mais!

Em ambos os casos, os estudos são fundamentais e atualizar-se constantemente também.


Curso de Formação em Reiki - banner

Sinta, consigo mesmo, o que acha melhor para sua carreira profissional e procure os cursos e conhecimentos necessários para que possa exercer da melhor maneira possível a sua escolha.

Como você é jovem, se optar por ser funcionário, uma boa escolha pode ser os concursos públicos, pois a maioria oferece estabilidade, além de bons salários.

Espero ter colaborado.

 

Abraços fraternos!


Curso de Psicanálise