Seis dicas para contratar grandes vendedores

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O investimento em profissionais que irão lidar diretamente com o cliente é indispensável para uma gestão saudável de sua empresa. São eles que irão apresentar seu produto ou serviço aos consumidores. Em outras palavras, ele são a cara da empresa e podem colocar tudo a perder se não fizerem o trabalho corretamente.

E para que o sucesso na contratação de profissionais seja alcançado, não é apenas o candidato que deve se preparar para a entrevista de emprego. O contratante, como um bom líder que se preze, deve levar em conta uma série de fatores durante o processo de recrutamento.

Quando os gestores de uma empresa se planejam para contratar os melhores vendedores e buscam entender qual o mecanismo para mantê-los, todos na empresa tendem a ganhar. O comportamento e as características de trabalho dos melhores vendedores servirão de exemplo para os outros e o nível de vendas subirá.

Muitas organizações ainda não se dão conta que o profissional de vendas precisa ser bem valorizado, até porque será ele quem trará o dinheiro. Além disso, também é ele quem tem o termômetro do mercado, trazendo informações importantes de concorrentes, novas tecnologias e novidades do setor no qual sua empresa atua.


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Mesmo com tamanha importância que um vendedor tem para a empresa, percebemos que muitos gestores contratam maus profissionais de vendas e deixam de ganhar muito dinheiro por não valorizar o funcionário e por não possuírem uma equipe de bons vendedores.

Abaixo, confira seis dicas para levar os melhores profissionais de venda para a sua empresa:

1. Investigue na concorrência

Fique de olho nos vendedores de sua concorrente. Não para roubá-lo, mas para saber quando um bom vendedor está de saída. Um aspecto relevante nesse tipo de contratação é que geralmente o vendedor vem com um salário mais alto. Se um profissional de vendas estiver bem onde trabalha, dificilmente ele irá para a concorrência.

Além disso, mesmo que você não contrate ninguém da concorrência, poderá aprender a forma como ela contrata, como ela treina e qual o tipo de perfil ela escolhe para integrar sua equipe de vendas.



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2. Busque nos lugares certos

Foque nos melhores lugares para buscar e divulgar vaga. Coloque anúncios em empresas especializadas em recrutamento em vendas, busque em redes sociais especializadas, como LinkedIn ou em grupos específicos de vagas para vendedores em outras redes, como Facebook.

Se for anunciar em meios de comunicação, direcione para os especializados em vendas. Assim você já estará aplicando um filtro.

3. Treine internamente

Você já observou os profissionais de outros setores da sua empresa? Será que algum deles não daria um bom vendedor? Essa é uma opção bastante sensata, porque o profissional pode ir evoluindo dentro da empresa, conhecendo outras áreas.

Quando a empresa possui um plano de carreira, os funcionários se sentem prestigiados em primeiro receber a opção de poder se candidatar a vaga. Caso a vaga não seja preenchida internamente, a empresa então procura fora dela.

Qualquer profissional com interesse, garra e entusiasmo pode aprender a vender, basta ter atitude para ser considerado. As habilidades e os conhecimentos em vendas não são adquiridos do dia para a noite, mas com força de vontade, um profissional de outra área pode sim se tornar um ótimo vendedor. E o melhor, ele já chega com a cultura da empresa.

4. Pratique uma remuneração compatível

Se sua empresa está disposta a realmente ter um bom vendedor na equipe, então ela estará disposta a colocar a mão no bolso e pagar melhor. Não existem milagres no mundo das vendas. O que motiva os melhores vendedores é o poder de ganho alto, e a empresa que entende isto e valoriza os vendedores com certeza é ou será a líder de mercado.

Se quiser um vendedor de qualidade, o salário deve ser compatível. Ou em poucos meses uma proposta melhor o fará sair de fininho.


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5. Tenha precauções

Após ter selecionado o candidato final, que você considerou o melhor de todos, é importante tomar as últimas precauções antes da contratação. Busque referências em empregos anteriores, pergunte o porquê de ele ter saído da empresa, verifique diplomas e certificados, solicite comprovação de ganhos anteriores, veja o que outras pessoas falam deste vendedor na internet.

Depois, deixe muito claro para o novo vendedor o que você não abre mão, como a pontualidade, boa aparência, honestidade, trabalho aos sábados, entre outros. Pergunte se o candidato concorda com todos esses valores e peça para ele assinar uma via.

6. Seja firme no que é importante para a empresa

Não abra mão dos princípios que levaram sua empresa para onde ela está. Se sua equipe de vendas é pontual, tem iniciativa, é honesta e tem uma boa postura, é nisso que deve se encaixar um novo vendedor.

Enumere todos os valores e questione o candidato se ele está realmente de acordo. Não tenha medo de perder um suposto bom vendedor caso ele não aceite seguir a cultura da empresa. Se ele não se propõe a seguir o ritmo da empresa, passe para o próximo da lista.


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