As 5 características para um RH eficiente

Posted by

Os departamentos de RH são cada vez mais pressionados e devem mais do que nunca entregar valor. Ao avaliarem onde podem ser mais eficientes, os gestores descobrem barreiras que os impedem de se tornarem os líderes que precisam ser.

Em parceria com o HR Research Institute, a Access identificou quais são as principais características apontadas pelos gestores como fundamentais para a implantação de um RH eficiente. Como o seu RH se enquadra nessas 5 características?

 

1. Metas bem alinhadas

Em primeiro lugar, mais de dois terços dos líderes de RH (70%) disseram que suas metas precisam estar alinhadas com as de sua organização. Ter esse alinhamento é fundamental não apenas para alcançar os objetivos estratégicos, mas também para ter um departamento de RH eficiente.


Curso de Constelação Familiar e Sistêmica

 

2. Treinamento e desenvolvimento

A segunda característica apontada diz respeito ao avanço do treinamento e desenvolvimento dos colaboradores. Mais da metade dos líderes (62%) afirmaram que os funcionários que recebem treinamento podem ajudar a melhorar a eficiência dos negócios.

Eles já estão familiarizados com os processos estabelecidos, e novos conhecimentos e melhores práticas podem ajudá-los a descobrir novas oportunidades de melhoria.

 



FORMAÇÃO COMPLETA EM PSICANÁLISE
Seja Psicanalista. Curso 100% Online. Habilita a Atuar. Teoria, Supervisão e Análise. SAIBA MAIS



3. Engajamento e retenção: todos devem crescer juntos

Em terceiro lugar, os líderes que investem em um RH eficiente acreditam que incentivar e impulsionar o crescimento profissional dos funcionários gera níveis mais altos de sucesso departamental e organizacional. Setenta e cinco por cento dos líderes identificam a aquisição e retenção de funcionários de alto desempenho como principal objetivo.

Empresas que entendem que as pessoas são seu maior patrimônio colhem os benefícios de uma equipe engajada.

 

4. Papel estratégico dos Recursos Humanos

Além disso, líderes que investem em RH eficientes dizem que são vistos como membros estratégicos de sua organização.

Se os membros da sua equipe são percebidos como mais do que administradores e geradores de papel, é mais provável que o departamento gere mudanças positivas na empresa.

 

5. Automação e tecnologia

E, finalmente, a quinta característica de um RH eficiente está na adoção da automação e outras tecnologias para refinar e melhorar os processos. A tecnologia desempenha um papel valioso na redução ou eliminação de processos repetitivos que consomem tempo e esforço no trabalho diário.


Curso de Formação em Reiki - banner

Sistemas devem suportar tarefas como responder com eficiência às necessidades dos funcionários e problemas de conformidade, rastrear facilmente KPIs e transformar ou automatizar processos manuais. Um sistema de gestão documental integra todas as informações e oferece a possibilidade de otimizar e automatizar processos.

Sobre a autora: Juliana Ferreira, diretora de RH da Access. Dados da pesquisa realizada pelo HR Research Institute, do qual a Access identificou as principais características apontadas pelos gestores como fundamentais para que o RH continue sendo eficiente.


Curso de Psicanálise

Deixe Seu Comentário