O que é recorrência programada? Saiba tudo

Por causa da facilidade de acesso para quem compra online, a cobrança via cartão de crédito se tornou bem incorporada em vários tipos de instituição. A comodidade e estabilidade do pagamento permite que o consumidor e empresa possam sair ganhando no acordo. Nesse contexto, vamos entender melhor o que é recorrência programada e como ela funciona.

O que é recorrência programada?

Recorrência programada é um modelo de pagamento onde um produto é adquirido novamente dentro de um prazo determinado. Ou seja, por meio de uma contratação, um consumidor tem acesso contínuo a determinado serviço sem repetir a contratação a toda hora. Dessa forma, quem compra tem mais comodismo na hora de consumir seus produtos.

Esse tipo de pagamento vem sendo aplicado em escala exponencial nas empresas. Isso porque elas passam a ter um controle direto menor sobre os serviços e realocam essa força para outro lugar. Cabe ressaltar que isso não visa em momento algum o decaimento da qualidade da venda. Trata-se apenas de um sistema de pagamento mais fluido para os clientes.

Benefícios

Para os clientes, ter um sistema contínuo que execute suas demandas de maneira praticamente automática também é bastante vantajoso. Ainda que os sistemas de atendimento e cobrança mais tradicionais funcionem, não se comparam ao conforto e segurança dessa ponte construída pela tecnologia.



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No tocante às empresas, as entidades acabam ganhando um retorno lucrativo e estável a cada período de tempo estabelecido no contrato com que o cliente se compromete.

Como funciona?

A recorrência programada advém de um serviço onde é necessário fazer pagamentos contínuos para mantê-lo. Ao invés de ir pessoalmente a uma instituição para saldar a dívida, o consumidor solicita um débito recorrente e consentido. Com isso, ele deixa programado quando tal mensalidade será paga e a liberação do serviço se torna continuada.

As formas de pagamentos mais comuns são o boleto bancário e cartão de crédito, especialmente este último. Segundo dados do Banco Central, apenas em 2016, as transações no cartão alcançaram R$674 bilhões. Já no ano seguinte, o retorno subiu em 6% em movimentação. Nisto se constatou a recorrência no uso dos cartões, o que se mostrou uma porta para a recorrência no pagamento se tornar mais efetiva.

Assim sendo, cada vez mais esse padrão de pagamento vem tomando conta do mercado, se não pela necessidade, pelas escolhas também. Muitos produtos de consumo atual vem agregando medidas flexíveis para que a recorrência programada facilite a vida dos consumidores. Um bom exemplo de empresas que usam esse tipo de forma de pagamento como via de regra são as plataformas de streaming, como Spotify e Netflix.

Vantagens

A opção de recorrência programada tem se ajustado diretamente com as necessidades mútuas de quem vende e compra. Isso porque fazer transações se tornou um procedimento mais fácil, além de rentável. Ademais, é possível obter uma rápida resposta do mercado na hora de investir ou fazer melhorias. As vantagens ficam evidentes quando olhamos para:

Uma receita mais previsível

A recorrência programada acaba deixando uma empresa mais à vontade para crescer. O lucro gerado se mantém numa constante, permitindo que mudanças sejam feitas de acordo sem imprevistos. Assim, por exemplo, é possível fazer métricas para dar um salto de mercado com base no lucro seguro.

Mais comodidade

Tanto para a empresa quanto para o consumidor não existe a necessidade de validar pagamentos mecanicamente. Como tudo é descontado por meio de pagamento contínuo, não há motivos para se deslocar até uma agência. Dessa forma, o pagamento programado facilita a distribuição da quitação do débito e liberação do serviço em si.

A escolha do consumidor

Se uma pessoa não fica satisfeita com um serviço, a mesma pode solicitar o cancelamento da cobrança assim que possível. O pagamento programado será cortado conforme o desejo do cliente, o que evita problemas de comunicação posteriores. Tendo isso em vista, ressaltamos que é importante sim que todos os envolvidos saibam como se aplicam as leis em caso de problemas com a cobrança recorrente.

Estrutura de quitação

A recorrência programada passa por uma pequena cadeia para a cobrança do crédito. Há muitos “players” envolvidos, de forma que cada um assuma determinado papel. As bandeiras de cartões de crédito, por exemplo, são as marcas que receberam licença das instituições financeiras. São elas Visa, Elo, Master, Alelo, American Express, entre outras.



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Após elas, vêm os adquirentes, responsáveis por processar cada transação com o cartão de crédito. Por meio deles, é possível aos estabelecimentos credenciarem as funções de crédito e débito. Além disso, também há as gateways de pagamento, que são provedores de serviços para pagamentos em interface única.

Por fim há que se considerar a participação dos facilitadores e ERP recorrente. Quanto ao primeiro, são meios de pagamento mais fáceis sem a necessidade de um banco para tal, como o PayPal. Quanto ao segundo, é um sistema responsável por diversas transações envolvendo assinaturas. Com esse tipo de facilitador, se emite nota fiscal, cuidado financeiro e até a integração de meios de pagamento.

Exemplos de recorrência programada

Certamente, caso tenha um cartão com a função crédito ativa, você já utiliza a recorrência programada na hora de pagar faturas automaticamente, por exemplo. De todo modo, saiba que mais serviços podem ter uma cobrança recorrente. Apresentamos abaixo alguns exemplos diversos produtos que funcionam dessa maneira:

Netflix

A plataforma para assistir filmes e séries acabou dominando o mercado nos últimos anos. Não só por conta da variedade de produções, mas também pelo valor acessível da proposta. Em geral, se utiliza um cartão de crédito para efetuar o pagamento dela. Entretanto, é possível usar cartões de débito, boletos eletrônicos ou até cartões de presente que são adquiridos em mercados e instituições associadas.

Spotify

A plataforma de streaming para músicas, vídeos e podcast atua há mais de 10 anos no mercado. O pagamento do Spotify funciona semelhante ao da Netflix, facilitando para os consumidores na hora de pagar e renovar o serviço. Assim como ela, a empresa vem flexibilizando isso para atender novos clientes e fidelizar os antigos.

Tv a cabo

A Tv a cabo sempre possuiu um sistema híbrido de pagamento. Isso porque os clientes podiam receber a conta direto da empresa para pagar no banco ou na lotérica, ou ainda ter o pagamento anexado à fatura do cartão. Claro, isso depende diretamente do lugar onde o cliente vive e de como quer que a cobrança seja efetuada.

Considerações finais sobre a recorrência programada

Olhando de forma sistêmica, a recorrência programada visa a facilidade no consumo e pagamento de serviços. Os consumidores não necessitam gastar energia para quitar um serviço ao qual já esperam usar novamente. Quanto às empresas, estas podem assumir uma postura interna voltada ao crescimento contínuo de suas atividades.

Tudo isso vem por meio da segurança que esse método de pagamento tem oferecido. Por meio dele, os vendedores podem estimular uma métrica segura de quanto vão ganhar e reaplicar isso na empresa. Ao fim das contas, todos saem ganhando. Os clientes têm a segurança de continuar recebendo assistência enquanto a empresa é paga pelos seus serviços de maneira mais segura.

Se você é empreendedor, com base no que leu aqui, como enxerga a possibilidade de implementar um sistema de recorrência programada ao seu negócio? A enxerga como uma oportunidade segura para estimular o crescimento de sua empresa? Independentemente da sua resposta, finalizamos este post recomendando que você continue acompanhando o blog  Negócios & Carreiras para aprender sobre maneiras de fazer seu negócio prosperar!


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