Constelação para Psicólogos: Benefícios da técnica na Profissão

Você já ouviu falar sobre a terapia da Constelação Familiar e Sistêmica? Sabia que ela é benéfica para muitas profissões? Confira agora os benefícios dessa técnica para a profissão dos psicólogos!

A Constelação Familiar é uma terapia que visa solucionar os emaranhados familiares daquele sistema a partir do que a pessoa constelada apresenta nas sessões. Com isso, todo aquele sistema é impactado.

Depoimento: como tive acesso ao curso de Constelação Familiar e Sistêmica?

Ao conhecer o Curso de Constelações Familiares, percebi que estava diante de algo que iria somar de maneira relevante. Isso não só para a minha profissão, mas para a minha própria vida. Eu fui apresentado a este curso pela internet: estava “on-line”, trabalhando em outro assunto quando apareceu a informação do curso. 

Assim, imediatamente veio em minha mente a lembrança de que eu já tinha ouvido sobre a Constelação Familiar, foi um colega de profissão que me falou. Sou psicólogo e, em meio a conversas sobre algumas abordagens terapêuticas, ele me falou sobre a terapia da Constelação Familiar.



Curso de Constelação Familiar e Sistêmica

 Confesso que, no momento, não tive muito interesse de conhecer mais sobre o assunto, mas, com o decorrer do tempo, esse interesse foi surgindo. Por isso, creio que o interesse surgiu a partir da demanda por terapias mais eficazes no tratamento estendido às famílias, já que temos vivido em uma sociedade em que as famílias se mostram cada vez mais desestruturadas e confusas. 

Psicólogos e professores: por que a Constelação se tornou importante para mim?

Também comecei a ouvir comentários de alunos sobre a Constelação Familiar. Além de atuar no ramo dos psicólogos, também sou professor de Psicanálise, e em duas ocasiões ouvi meus alunos comentarem a respeito da terapia. E sinceramente, para um professor, é um pouco constrangedor, quando um aluno fala com conhecimento de algo dentro de sua área e o professor não sabe do que o aluno está falando.

Tudo isso somou para que, quando vi o anúncio do curso pela internet, o mesmo me chamasse a atenção e eu fizesse, então, a minha matrícula. Assim, já através do primeiro módulo, percebi que fiz uma boa escolha e consegui perceber que, além de ser um bom e completo curso, também me trará um grande crescimento em minha profissão. 

Eu digo isso porque há certo tempo tenho procurado técnicas e informações práticas que me ajudem a tratar as famílias. Pois esse tema, família, tem me despertado bastante interesse e preocupação.

Depoimento: por que psicólogos se beneficiam com a Constelação Familiar?

 Eu vejo esse interesse pessoal gerado por duas coisas. Primeiro, por minha própria experiência de vida, ou seja, a minha própria história. Quando nasci, meu pai não estava presente. Além disso, durante 15 anos me falaram que meu pai havia morrido antes de eu nascer, por isso é que não o havia conhecido.

 Apesar de ser uma mentira alimentada por anos, creio que minha família fez isso para tentar evitar que eu sofresse com a ideia de que meu pai havia me rejeitado e não queria se aproximar de mim ou me conhecer. Quando fiz 15 anos de idade, me chamaram para conversar a respeito e me contaram que meu pai não tinha morrido, mas estava vivo e morava em outro estado. 

Essa notícia não me abalou muito, pois meu avô tinha se tornado o meu pai, suprindo-me nas áreas que eu mais precisava de cuidados paternos. Assim, tive uma boa família, uma família acolhedora, amorosa e que me presenteou com cuidados muito especiais.

Mas todas as vezes que olhava para minha carteira de identidade e via que estava faltando o nome do pai, pois só tinha o nome da mãe, isso me fazia lembrar que meu pai nunca existiu em minha vida. Isso apesar de estar vivo e ter tido outros filhos, meus irmãos por parte de pai.

 Para finalizar esta história, apesar de entender que ela ainda não acabou em minha vida, aos 41 anos de idade tive a oportunidade de conhecer meu pai de maneira presencial, fui até a casa dele. Por fim, ele me pediu perdão e pudemos vivenciar uma amizade que durou alguns poucos anos, até ele falecer.



FORMAÇÃO COMPLETA EM PSICANÁLISE
Seja Psicanalista. Curso 100% Online. Habilita a Atuar. Teoria, Supervisão e Análise. SAIBA MAIS



Como ajudar famílias com a Constelação Familiar?

 Resumi essa minha história de vida para dizer que ela me faz desejar levar às famílias um trabalho que as ajude a superar suas dificuldades e melhorar sua qualidade de vida. Mas, além disso, ainda tem um outro motivo que gera esse meu interesse no tema Família: 

É o grande número de famílias problemáticas que têm passado pelo atendimento que realizo. Diante disso, vejo claramente a necessidade de ter recursos para tratar esses problemas familiares, e um desses recursos é o uso da Constelação Familiar e Sistêmica.

Conclusão

Em resumo, creio que estou diante de uma grande oportunidade. A oportunidade de construir um conhecimento muito proveitoso, não só teórico, mas prático, que gera mudanças na vida das pessoas. Assim, é justamente isso que precisamos, pois me incluo nisso. 

Preciso não só de um crescimento profissional, mas também de um crescimento pessoal. E isso está me gerando uma boa expectativa e espero, portanto, levar até o final esse excelente projeto de vida que estou começando a experimentar.

Gostou do artigo? Que tal agregar a Constelação Familiar e Sistêmica em sua área profissional? Confira agora o nosso curso, 100% on-line e completo, de Constelação Clínica e alavanque a sua carreira profissional! Você sabia que os psicólogos não são os únicos que se beneficiam com essa técnica?!

Artigo produzido por Evandro Amorim Dos Santos, exclusivamente para o nosso Blog.

 

 

 


Curso de Psicanálise

Deixe seu Comentário Abaixo :)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

13 − um =