Profissões do Futuro: Conheças as 15 profissões que mais tem crescido no mundo

No que tange o futuro, o mercado de trabalho cada vez mais vem ganhando e criando novas ocupações que surgem conforme novas necessidades aparecem. Por isso que, avaliando as tendências, é preciso ficar atento e não perder a chance de se colocar ou permanecer no novo mundo que se constrói a cada novo dia. Confira uma lista das 15 profissões do futuro e se prepare para enfrentar a mudança sem perder o equilíbrio.

Oficial de ética de sourcing

Iniciamos nossa lista de profissões do futuro mantendo um pé na negociação do passado. O oficial de ética de sourcing acompanha, investiga e negocia acordos para manter gastos alinhados com a ética dos acionistas. Com isso, precisará de conhecimentos em negócios, gestão pública, lei, comunicação, ética corporativa, entre outros.

Detetive de dados

Assim como no mundo físico, o detetive de dados descobre o que os dados estão nos contando ou não. Basicamente, esse tipo de profissional vai investigar os segredos que existem por trás do big data, se desvencilhando de empecilhos na sua busca. Quanto aos requisitos, esse profissional deve conhecer matemática, finanças e data science, além conhecimentos legais, que são altamente relevantes para segurar um cargo.

Mestre de edge computing

Ainda na computação, o mestre em edge computing tem papel em estabilizar o trabalho em computação em nuvem. Ele deve criar e manter o limite da rede de computação em nuvem estabilizado. Dada à complexidade do tema, é necessário ter doutorado na área para trabalhar com isso em um bom cargo. Além disso, experiência em segurança e projetar ambientes em edge computing são conhecimentos altamente desejáveis.



Curso de Constelação Familiar e Sistêmica

Conselheiro de compromisso de saúde

Em suma, se trata de um coaching em bem-estar, visando a saúde dos clientes de uma empresa. Além de guiar os clientes, o profissional os ajudará a reabilitar seu modo de vida. Contudo, isso é feito por meio de pulseiras inteligentes que avaliam o desempenho de cada indivíduo. Seu currículo, como profissional, deve ter Nutrição, yoga, Educação física e CrossFit.

Gestor de desenvolvimento de negócios de inteligência artificial

Na lista de profissões do futuro, trazemos um criador de programas para fins empresariais. Basicamente, essa é a pessoa que vai definir, criar e acionar programas que acelerem de forma eficaz vendas e negócios de IA. Seu currículo deve constar experiência em plataformas de IA, Computação em nuvem, machine learning e vendas em grandes empresas.

Técnico de saúde assistida por IA

Suas atribuições são a examinação, implementação de tratamentos e diagnóstico de pacientes por meio da tecnologia. Isso vem também com a assistência de médicos acessíveis remotamente. Aqui, a formação em enfermagem, habilidades interpessoais, experiência em saúde e ferramentas digitais são necessárias.

Facilitador de T.I.

Nas profissões do futuro, temos o facilitador de T.I. com um papel vital no uso tecnológico. Por meio dele, teremos acesso nas inovações e tendências digitais em nosso benefício. Ele terá de desenvolver plataformas automatizadas e intuitivas para os funcionários. Assim, eles podem ter mais produtividade, agilidade e engajamento no trabalho.

Quanto ao currículo, ele é um pouco mais extenso que os demais. Requer por exemplo:

  • Formação em T.I.;
  • Engenharia;
  • Ciências da Computação;
  • Ciências naturais e/ou Administração em empresas;
  • Habilidades de liderança e comunicação (adicionalmente).

Walker/Talker

Nas lista de profissões do futuro, o profissional autônomo ainda terá o seu espaço. Isso porque o Walker/Talker vai se direcionar até a casa dos clientes, sendo estes idosos. A função principal é conversar com eles via telefone, prestando atenção a eles. Contudo, quando necessário, o Walker/talker pode se direcionar até a casa desse indivíduo.

Diretor de portfólio genômico

A função do diretor de portfólio genômico é promover estratégias para criar portfólio de produtos biotecnológicos. Para lidar adequadamente com a demanda, em seu currículo deve constar:

  • Graduação na área relacionada com Genômica;
  • Habilidades versáteis e bem executadas em negociação, com experiência de 10 anos, no mínimo;
  • Habilidades em liderança, de modo que possa conduzir adequadamente o local e as funções inerentes, com experiência de 10 anos;
  • Perfil analítico, de modo que possa fazer análise precisas e bem direcionadas.

Coach financeiro

Como deve imaginar, é um treinador que monitora e avalia seu comportamento financeiro. O mesmo ajudará a reorganizar a parte financeira e alocar adequadamente esse dinheiro em boas aplicações. A formação em finanças, indústria financeira e a disposição para trabalho remoto são características pedidas.

Guia de loja virtual

O vendedor ainda manterá suas atividades básicas, mas as canalizará de outra forma. Com isso, fará atendimento virtual aos clientes, os guiando pela loja de forma remota. Para que isso seja viável, você deverá aprender a utilizar a realidade aumentada. Ademais, deve lapidar esse campo a partir de sua experiência com vendas e sua comunicação.



FORMAÇÃO COMPLETA EM PSICANÁLISE
Seja Psicanalista. Curso 100% Online. Habilita a Atuar. Teoria, Supervisão e Análise. SAIBA MAIS



Alfaiate digital

Um cargo tão antigo certamente tem lugar nas profissões do futuro. O alfaiate digital terá de obter as medidas dos consumidores de forma precisa e fazer peças sob medida. Com isso, deve conhecer bem a tecnologia, além da moda, design de interiores e artes. É a junção perfeita do antigo com o novo.

Analista de cybercidade

Ele deve garantir a segurança da cidade através de um sistema de dados, garantindo fluxo populacional e ambiental. Por isso que é necessário extenso conhecimento em Engenharia digital. Além disso, metodologias de startup enxuta, conhecimentos em circuitos eletrônicos e impressão 3D também são importantes.

Gerente de equipe humanos-máquinas

Nas profissões do futuro, certamente há espaço para a ligação homem-máquina. Nesse caso, ele cria um sistema onde a conversação entre máquina e homem será otimizada. Para tal, ele deve unir conhecimento de Neurociência e psicologia para obter a resposta adequada.

Ademais, a qualificação em Engenharia, Ciência da computação ou recursos humanos é necessária. Sem contar também a experiência na interação entre homem e robô ou machine learning.

Chief Trust Officer

Para encerrar as profissões do futuro, cedemos espaço às finanças virtuais. Ou seja, este profissional deve trabalhar com relações públicas, sendo transparente ao setor financeiro, e operar com criptomoedas. Dessa forma, sua experiência com as moedas virtuais, bolsa de valores, blockchain e um mestrado são indispensáveis para sua execução.

Considerações finais sobre as profissões do futuro

Infelizmente, dada às suas dinâmicas, algumas profissões podem estar fadadas a desaparecerem. Isso porque foram sendo descobertas formas de otimizar diversas atividades, reduzindo custos e aumentando a produção. Com isso, a migração de carreira tem sido o caminho para diversos profissionais que não querem perder seu lugar ao sol.

Nesse contexto, aprender sobre as profissões do futuro tem o objetivo de adequar os profissionais às necessidades do mundo tecnológico. Dessa forma, profissões antigas ainda podem ter espaço, desde que sejam revitalizadas. Ainda assim, abraçar o futuro e entender que tudo assume uma nova roupagem pode abrir portas para novas oportunidades.

Este conteúdo lhe foi útil e agregou valor de alguma forma? Então, deixe abaixo o seu comentário, falando de sua perspectiva com relação às profissões do futuro. Aliás, você acredita que mais alguma profissão ficou de fora? Já exerce alguma dessas? Teremos o prazer de levar a conversa adiante nos comentários. O blog Negócios e Carreiras  visa contribuir com quem procura crescer, então também não deixe de acompanhar nossos outros posts!


Curso de Psicanálise

Deixe seu Comentário Abaixo :)

Redação N&C

O Negócios & Carreiras é uma revista eletrônica com conteúdo de qualidade e atualizado, para desenvolvimento de pessoas e empresas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

16 − 13 =