relações públicas

Dia das Relações públicas: conheça esta profissão

Posted by

Transmitir uma mensagem relevante ao público externo é um papel importante a ser executado. Por isso que as empresas precisam de profissionais capacitados para que possam lidar com esse tipo de situação. Vamos conhecer melhor a profissão de relações públicas e como esta pode ajudar a melhorar a imagem de uma empresa.

O papel do relações públicas

O relações públicas é um profissional habilitado para trabalhar a mensagem da empresa ao seu público. Por meio dele serão transmitidos comunicados que impactarão na dinâmica dos envolvidos com o negócio. Ele é a ponte que conecta a empresa com destinatários importantes ao crescimento dela.

Para isso, ele define estratégias de comunicação, executando projetos que possam emitir a ideologia do lugar. Falando de forma muito simplista, ele é a voz da empresa, a sua boca no meio social. Neste papel, fala com eloquência sobre tudo o que eles têm e tudo o que podem conquistar juntos.

O seu trabalho se direciona tanto ao público interno quanto ao público externo, de modo que as dinâmicas se alterem. Em relação à parte interna, os funcionários, o profissional visa reforçar o compromisso que possuem no crescimento da empresa e agradecer pelas conquistas. Quanto à parte externa, sua obrigação é agradecer pela parceria e confiança depositada.


Curso de Constelação Familiar e Sistêmica

Calendário guarda seu registro

O relações públicas possui um dia dedicado a ele, sendo o 2 de dezembro a data escolhida. A data serve para demonstrar a relevância desse profissional e tornar evidente que muitas vitórias são alcançadas com sua intervenção. Assim, a celebração celebra o contato realizado com o público de forma saudável, construtiva e efetiva. Dada a sua importância, aproveitamos o final de 2019 para falar sobre essa profissão.

Cabe ressaltar que uma empresa não pode chegar a esse patamar sem o trabalho desse profissional. Por mais que tenha metas esclarecidas, realizar o trabalho de comunicação interna e externa pode ser desastroso se feito inadequadamente. Por isso que contar com esse profissional é uma aposta segura para transmitir sua mensagem.

O relações públicas, ou RP, é treinado para aprender a linguagem da empresa. É como se ele se tornasse o lado físico do seu negócio, condensando tudo aquilo que os colaboradores precisam saber. Um camaleão informacional, dotado de maestria, imponência e habilidades comunicativas.

Metas

O relações públicas possui metas bem claras e generalizadas quando às entidades que trabalha. Claro, o conteúdo delas depende diretamente do órgão ao qual ele está afiliado no momento. Em geral, se apoia em pilares como:



FORMAÇÃO COMPLETA EM PSICANÁLISE
Seja Psicanalista. Curso 100% Online. Habilita a Atuar. Teoria, Supervisão e Análise. SAIBA MAIS



Valores

Os valores da empresa precisam ser transmitidos como forma de conscientizar o público sobre os princípios dela. Desse modo, se sintonizam linhas de ação e pensamento que tornam o trabalho o mais linear possível. Todos passam a trabalhar de forma harmoniosa e produtiva.

Ações

Partindo à prática, o RP mostrará quais ações têm mais valor no momento à empresa. Independente de quais sejam, elas possuem caráter construtivo e agregador aos participantes e destinatários. É como a entidade deixará suas marcas físicas no local em que está inserida.

Objetivos

Os objetivos são o combustível para que as ações sejam implementadas e transforme a empresa em um espaço de tempo. O RP mostrará que os objetivos escolhidos fazem parte de uma grande construção dentro do setor que a entidade atua. A fala dele terá um papel decisivo no posicionamento da empresa no mercado em curto, médio e longo prazo.

Ser mais extrovertido ou introvertido?

Quando se pensa em relações públicas, acreditamos que seja uma pessoa comunicativa e abrangente. A personalidade do profissional, sendo esta aberta ou não, não é requisito para o trabalho. Com isso, se olha diretamente às competências que ele possui e como isso afeta diretamente o público.

Os extrovertidos, por exemplo, são perfeitamente adequados para lidar com o público. Eles possuem um controle de atenção natural e podem facilmente conduzir chamadas coletivas. Ele se sente bem com o público porque tem algo relevante a dizer e sente que nasceu para isso.

O introvertido pode fazer a sua carreira na área de planejamento, construindo seu portfólio nos bastidores. O fato de ser reservado advém das capacidades de prestar maior atenção no que precisa ser dito. Dessa forma ele consegue construir uma mensagem precisa e fácil de ser repassada pelos rostos oficiais da empresa.

Em quais lugares o seu trabalho é bem-vindo?

De forma geral, o principal papel do relações públicas é unificar a essência da empresa diante do público. Isso permite que ele seja contratado por diversas instituições que necessitam reforçar esse laços. Seja para um contato comercial ou material informativo, o trabalho do RP dá o toque final em qualquer ação.


Curso de Formação em Reiki - banner

Por exemplo, ele pode ser o porta-voz do Governo, criando comunicados a respeito de temas institucionalistas que mexem com a nação. Pode ser também colaborador de comunidades fazendo um contato interno entre a própria população. Nesse contexto, pode ainda trabalhar com eventos, de modo a divulgar ações que acabem por rentabilizar um negócio.

É bastante comum o seu uso em empresas privadas que precisem reforçar o contato com os consumidores. Dentre tantos alcances, é preciso sensibilizar e mobilizar o público em favor dele e da empresa. Aqui ele vende uma ideia, um sonho que deve ser abraçado por todos.

Benefícios

Quem recorre aos serviços de um relações públicas tem bastante a ganhar com essa adição. O profissional é perfeitamente capacitado para projetar o nome de uma entidade no imaginário popular, colhendo respeito e admiração. Sem contar que também ajuda a:

Manter positivamente informada a opinião pública sobre a empresa

Aqui ele construirá a imagem pública da empresa aos poucos, mas de forma crescente e contínua. Esse é o momento de esclarecer mal entendidos, propor soluções e abraçar o que há de novo. Desse modo, a opinião pública ficará perfeitamente satisfeita com a postura geral da entidade.

Criar ações que mostrem ao público suas qualidades

De forma inteligente, o RP ajudará na criação de movimentos que realcem suas qualidades ao público. Você conseguirá mostrar uma face inspiradora, produtiva e bastante promissora ao futuro. É fazer com que o público enxergue os seus maiores atributos e se apegue a eles.

Aumentar a ligação entre os colaboradores e a empresa

De nada adianta uma empresa crescer se os funcionários são negligenciados no processo e, pior, que eles sintam isso. O RP vem para mostrar o quanto esse grupo é valorizado e respeitado no local. Ele incentiva, parabeniza, relembra e ensina à força de trabalho que eles são os principais ingredientes da vitória.

O terceiro olho

Quando se trata de realçar sua imagem ao público pode acontecer de você esquecer de elementos importantes sobre si mesmo. Cada ocasião necessita de um elemento específico na marca de usa empresa e que o público precisa ver. O relações públicas trabalha diretamente nesse aspecto graças ao olhar diferenciado que tem sobre sua empresa.

Já que ele está de fora, embora seja aliado, consegue selecionar as informações adequadas para cada momento. Ele é o termômetro do que o público quer ver e do que as pessoas não necessitam ter em mente, evitando o que é desinteressante. É como se fosse o leitor de sensações alheias, antecipando os demais e se mostrando ligeiro em dar respostas eficazes.

Considerações finais sobre relações públicas

O relações públicas é o principal ingrediente para que consiga trabalhar a sua imagem no meio externo e interno. Ele se mostra como um facilitador, de modo que inclua um canal sensível no qual sua mensagem é transmitida de forma precisa. Graças a ele que é possível prever reações, planejar contramedidas e implementar soluções.

Por isso que, além de sua própria equipe, o RP precisa ser valorizado, não somente em sua data. Da mesma forma que os demais, ele necessita se sentir parte da equipe e lembrado no sucesso do negócio. Lembre-se que falamos sobre a pessoa que articula as palavras que sua empresa precisa entregar e são úteis para que possa evoluir.

Para mais material informativo e de qualidade, continue a acompanhar o blog Negócios e Carreiras. É um jeito rápido e construtivo de obter dicas específicas para aumentar o seu negócio. Embora o relações públicas tenha o poder da palavra, isso não significa que ele fala qualquer coisa. Caso queira acompanhar mais informações sobre cada tipo de profissional, não deixe de ler nossos outros artigos!


Curso de Psicanálise