“Sou empreendedora individual, ramo de confecções. Queria fazer um plano de marketing completo. O que preciso ter de materiais para divulgar bem meu negócio (na internet e fora dela)? Eu não tenho recursos para contratar uma agência, por isso vou fazer tudo sozinha.”
Larissa (Itatiba – SP)
Olá Larissa,
Seu raciocínio em preocupar-se com o planejamento de seu empreendimento está corretíssimo, entretanto, elaborar um plano de marketing eficaz não é uma tarefa simples, faz-se necessário ter experiência no assunto para que seja possível alcançar os resultados propostos após a elaboração de todos os estudos e levantamentos necessários, durante a elaboração do planejamento.
Você irá precisar responder vários questionamentos e levantar várias informações.
Abaixo elenco algumas delas:
01. Missão da organização:
A missão de uma organização deve traduzir sua razão de ser sob o ponto de vista do mercado e não dos acionistas / proprietários. A organização existe para atender / resolver que tipo de necessidade do mercado?
02. Análise do mercado:
Quais as principais tendências dos consumidores / clientes em seu mercado? Que hábitos estão mudando? Quais fatores externos, econômicos, políticos e demográficos podem afetar seu mercado nos próximos anos? Quais seus principais concorrentes, seus pontos fortes e fracos?
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Faça uma análise do desempenho de sua empresa nos últimos anos. O ideal é trabalhar tanto com dados de desempenho no mercado, como, por exemplo, participação de mercado, mas também com indicadores de desempenho internos.
04. Objetivos de mercado:
Com base na análise do item anterior, quais os objetivos e metas para o próximo ano? Que volume de vendas, participação de mercado e lucratividade se espera atingir? Os objetivos devem ser relevantes para o desempenho da organização, mensuráveis e ao mesmo tempo desafiadores e atingíveis.
05. Estratégia de marketing:
Quais as principais estratégias que a organização vai seguir para atingir seu objetivo de mercado? Defina como vai segmentar o mercado, qual o posicionamento para sua(s) marca(s). Sua empresa adotará uma estratégia de liderança de mercado, seguidora ou ocupante de nicho? É importante definir com clareza sua estratégia de marketing.
06. Composto de marketing:
É preciso definir as principais ações para o Composto de Marketing: produto, preço, distribuição e comunicação. Quais as principais características que o produto / serviço oferecido ao mercado deverá contemplar? O portfólio de produtos está adequado? A que preço e condições seus produtos serão comercializados? Como será feita a comunicação com o mercado, utilizando que meios e com que mensagem?
07. Controle e acompanhamento:
Relatórios de desempenho interno ou pesquisas de mercado, alinhados com os objetivos e metas são muito importantes. Duas ou três revisões anuais do plano também são recomendáveis. Mas não exagere! A energia dispensada ao controle não pode ser maior do que aquela utilizada na implementação do planejamento.
08. Anexos:
Relatórios, dados, pesquisas que ajudam a esclarecer e dar sustentação às recomendações feitas anteriormente.
Como pode perceber, não é uma tarefa simples, exige de fato algum conhecimento e experiência.
Os meios de divulgação e propaganda (sua questão em relação aos materiais de divulgação) devem ser definidos após as análises feitas em relação ao seu mercado de atuação, público-alvo e, principalmente, sua concorrência e quais estratégias ela utiliza, buscando, principalmente, utilizar seus materiais de uma forma diferenciada para alcançar os objetivos propostos em seu planejamento.
Desta forma, torna-se muito desafiador eu ou qualquer outro Consultor responsável e profissional dizer-lhe “utilize essa ou aquela forma de divulgação, aquele ou outro tipo qualquer de material de propaganda e promoção”, sem antes ter finalizado o plano e analisado as melhores possibilidades para que possa atingir os resultados desejados.
Essa afirmação é verdadeira tanto para o seu Marketing tradicional quanto para o seu marketing digital (internet).
De qualquer forma, deixo aqui dois links que ensinam a elaborar um planejamento para que você possa estudar sobre o assunto e elaborar seus planejamentos com bases profissionais.
Como elaborar um Plano de Marketing, disponibilizado pelo SEBRAE-MG:
Planejamento de Marketing Digital:
http://www.globalad.com.br/blog/planejamento-de-marketing-digital-o-guia-campanha-perfeita/
Espero ter colaborado.
Abraços fraternos e sucesso!
