Entenda como preparar seu consultório odontológico para receber crianças.

Receber crianças em um consultório odontológico pode ser uma experiência bastante estressante, tanto para as crianças quanto para o profissional. Assim, preparar o consultório odontológico para crianças é fundamental.

Afinal, as crianças podem vir bastante receosas do que vai acontecer e se nunca vieram ao consultório, é importante transformar a experiência do atendimento odontológico em algo que a criança tenha boas recordações.

De fato, a criança que nunca foi ao consultório odontológico pode chegar com bastante medo, muito incentivada pelos pais, pois eles próprios tiveram experiências dolorosas com o dentista.


Curso de Constelação Familiar e Sistêmica

Mas, se você preparar o consultório odontológico para receber crianças, o primeiro impacto pode ser bastante positivo e você pode, inclusive, ganhar um paciente para a vida inteira.

Cuidar dos dentes e a visita periódica ao cirurgião-dentista são ações que devem ser incentivadas desde tenra idade.

Com a ida preventiva ao cirurgião-dentista, a criança passará por experiências como limpeza e aplicação de flúor, o que ajudará a prevenir lesões de cárie e tratamentos mais dolorosos.

Porém, para contar com a colaboração do público infantil, é importante que o consultório seja preparado para receber as crianças e que seja um local bastante atraente a esse seleto público.



FORMAÇÃO COMPLETA EM PSICANÁLISE
Seja Psicanalista. Curso 100% Online. Habilita a Atuar. Teoria, Supervisão e Análise. SAIBA MAIS



Afinal, como preparar o consultório odontológico para crianças?

O primeiro passo é entender que o vínculo entre dentista e paciente começa já na recepção e só depois vai para a sala de atendimento.

Vamos então descrever formas e dar dicas de como deixar o consultório bastante atraente para o público infantil.

Recepção na odontologia infantil

Opte por uma recepção bastante amigável e que atraia os pequenos. Assim, paredes bem coloridas são uma boa opção.

Se preferir, opte por desenhos ou adesivos temáticos nas paredes, com personagens ou então com desenhos bastante lúdicos.

Além disso, tenha sempre uma mesa para crianças menores desenharem e pintarem, com lápis de cor, canetinhas e giz de cera à disposição. Que tal, inclusive, deixar várias gravuras relacionadas a dentista para as crianças colorirem?

Algo importante é ter uma televisão passando desenhos ou filmes infantis. Nada deixará a criança mais desanimada se a recepção do consultório for sisuda, só com revistas, jornais e na televisão, passando o telejornal.

Em um ambiente assim, a criança naturalmente já se sentirá deslocada.


Curso de Formação em Reiki - banner

É importante incluir, na própria recepção, brinquedos para que os pequenos possam se divertir. Procure reservar um espaço em sua recepção para posicionar esses brinquedos.

Uma boa ideia é ter na recepção brinquedos de madeira, que sempre deixam os pequenos bastante entretidos, enquanto esperam.

Aqui vai uma dica: mesmo que seu consultório não seja exclusivo para o atendimento de crianças, é bom reservar um pequeno espaço para os pequenos na recepção, para o caso de crianças que vão acompanhando seus pais.

Sala de atendimento para odontologia infantil

Chegando na sala de atendimento, o ideal é que o profissional use um jaleco colorido e que pode, inclusive, ter algum desenho.

Mostre a sala com carinho, explicando o que é a cadeira, o refletor e a seringa tríplice (por onde sai o jato de água e ar).

Explique que a cadeira é como se fosse um elevador. Brinque um pouco com a criança com os equipamentos, antes de iniciar o atendimento propriamente dito, para que a criança vá perdendo o medo.

Um brinquedo que ajuda muito as crianças são as pelúcias específicas de odontopediatria, que é a especialidade da odontologia responsável pelo tratamento de bebês e crianças.

Essas pelúcias, de fato, possuem dentes bem grandes e a explicação da escovação fica bem mais fácil e lúdica dessa forma. Esses brinquedos específicos para odontopediatria não são encontrados em loja de brinquedos, mas em sites específicos de odontologia.

Durante o atendimento, seja calmo e paciente. Sempre elogie o pequeno e use todas as técnicas de forma precisa, para obter o melhor atendimento possível.

Ao final do atendimento, mesmo se a criança estiver chorosa, presentei-a com um kit de escovação, contendo escova dental infantil e pasta de dente. Também dê figurinhas ou adesivos.

Não custam caro e as crianças adoram!

O reforço positivo é sempre importante para as crianças. Portanto, mostre e lembre-os que eles permitindo que o atendimento aconteça, serão presenteados por isso ao final.

Cuidados especiais ao atender crianças em um consultório

É sempre importante que os pais recebam todas as explicações sobre o atendimento e autorizem os procedimentos a serem realizados antes.

Portanto, não se esqueça de dar a ficha do paciente para os pais assinarem, bem como autorizações necessárias

Inclusive, você pode reservar um local da sala de atendimento para conversar com os pais, antes do procedimento e assim, saber mais sobre a criança e a razão para a vinda ao dentista.

Seguindo essas dicas, você conseguirá deixar seu consultório preparado para receber crianças e assim, poder realizar nos pequenos os tratamentos odontológicos necessários.

Capriche e invista em equipamentos e produtos especiais destinados para o público infantil.

Sobre o Autor: Lucas W. é formado em Investigação Forense e Perícia Criminal, e acadêmico de Direito. Busca sempre trazer conteúdos pertinentes ao mundo dos negócios e marketing digital.


Curso de Psicanálise