“Eu não posso mudar a direção do vento, mas eu posso ajustar as minhas velas para sempre alcançar o meu destino.” Jimmy Deam
Já abordei a importância da definição de objetivos, tanto para o sucesso pessoal quanto para o profissional e, semana a semana, discutimos as melhores técnicas para transformar sonhos em realidade.
No último artigo, falei sobre o Autocoaching e quero presenteá-lo com dicas, para que a condução deste processo seja ainda mais efetiva.
Desta forma, é fundamental que falemos sobre o princípio SMART, para a definição adequada de cada um dos nossos objetivos, como forma de nos inspirar a superá-los, sendo:
S – Específicos (Specific): os objetivos precisam ser definidos de forma específica. Quanto mais específico for o objetivo, maiores serão as chances de você atingi-lo.
Para tornar um objetivo específico, é necessário que responda-se a seis perguntas:
- Quem: Quem está envolvido?
- Qual: O que eu gostaria de realizar?
- Onde: Identificar uma localização.
- Quando: Estabelecer um calendário.
- Quais: Identificar necessidades e limitações.
- Por que: razões específicas, propósito ou os benefícios de se realizar a meta.
M – Mensuráveis (Measurable): os objetivos devem ser definidos de forma a poderem ser medidos. É esta mensuração, a cada parte do processo, que lhe dará a perspectiva do resultado final e do quanto você está no caminho certo.
Para determinar se o seu objetivo é mensurável, faça-se as seguintes perguntas:
FORMAÇÃO COMPLETA EM PSICANÁLISE
Seja Psicanalista. Curso 100% Online. Habilita a Atuar. Teoria, Supervisão e Análise. SAIBA MAIS* Quanto?
* Quantos?
* Como vou saber quando estará cumprida?
A – Atingíveis (Attainable): os objetivos precisam ter a possibilidade real de concretização, de atingimento, para que o nível de motivação se mantenha alto.
R – Realistas (Realistic): os objetivos devem estar de acordo com as possibilidades reais de alcance e de acordo com o que o meio permite.
Uma dica para validar se um objetivo é realista é questionar-se se:
* Você ou alguém que você conheça realizou algo semelhante, no passado?
* Caso a primeira resposta seja não, o que faltou, em outros momentos, para que este fosse realizado? Quais condições deveriam existir, para que este objetivo fosse concretizado? É possível cobrir estas exigências?
T – Temporizáveis (Time-bound): os objetivos devem ter prazo previsto para cada ação e finalização.
Para facilitar, inclui alguns exemplos de objetivos SMART:
· Comprar um novo apartamento, no bairro XXX, no valor de R$ XXX fazendo a economia mensal de XXX, até o dia XXX.
· Perder 5 kg por mês durante os próximos 6 meses, realizando caminhadas e equilibrando a alimentação, através de alimentos com menos açúcar e menos gordura.
Neste momento, sugiro que você reflita sobre o seu maior e mais valioso objetivo.
O que você realmente quer realizar, seja pessoal ou profissionalmente?
Decidiu? Então, para tudo, retoma a técnica de Autocoaching e ajusta os seus objetivos, de acordo com o que você viu, hoje!
“Tente mover o mundo – o primeiro passo será mover a si mesmo” – Platão
