O que os recrutadores mais valorizam nas entrevistas?

Na maioria das vezes, ao receber o convite para uma entrevista de emprego, o candidato aceita, mas fica inseguro, tenso e preocupado com o que ele vai se deparar. Para evitar desconfortos emocionais com tal situação, hoje vou falar sobre alguns pontos que os recrutadores costumam valorizar durante a entrevista e ajudá-los a entender e se sobressair em cada um deles. Independente das minhas dicas é de suma importância acreditar em si mesmo e no seu potencial. Seja você, tenha foco  e arrase.

  • Seleção por Competências

A Seleção por competências está cada vez mais comum nas entrevistas de emprego. Neste critério, a empresa avalia se o candidato está dentro do que ela procura, se ele se enquadra no perfil quanto a comportamento, valores e cultura organizacional. Geralmente, tais informações são compartilhadas apenas com funcionários já contratados. É possível ter uma idéia sobre a cultura geral de uma empresa por meio de pesquisas simples, estudando as informações que costumam estar em seus sites. Sendo assim, ser muito bom naquilo que você faz,  não é a única coisa que conta, a sua personalidade e o modo como você faz e se porta diante de situações, contam muito no momento da entrevista. A empresa buscará sempre manter um padrão de funcionários. Isso não significa que você precise atender a todas as competências estipuladas pela empresa, mas é importante se encaixar em pelo menos uma delas.

  • Conhecer sobre a empresa

Estudar sobre a empresa antes da entrevista de emprego pode mudar o rumo da entrevista e assegurar garantir a sua vaga. Fazendo uma busca simples na internet, é possível descobrir a Missão, Visão e os Valores da empresa que irá te entrevistar. Leia atentamente e, durante a entrevista procure ressaltar palavras chaves que se encaixam com a cultura daquela empresa. Isso mostra ao entrevistador, de forma sutil, que os valores do local são compatíveis aos seus.

  • Citar um defeito e uma qualidade é muito importante

Esta pergunta está em todas as entrevistas e o significado dela, vai muito além do que imaginamos. É muito importante ser sincero ao apontar um defeito e uma qualidade sua, pois desta forma, o recrutador entende que você tem um bom autoconhecimento e está ciente sobre um ponto de melhoria no seu modo de agir. Isso também significa que você possui capacidade  suficiente para entender sobre si mesmo, ter autocontrole e o mais importante: resiliência (flexibilidade) para mudar o que não está bom. Sua Postura, roupas e jeito de falar também são avaliados



Curso de Constelação Familiar e Sistêmica

  • Comportamento e maneira de se vestir serão avaliados SIM

Neste caso, alguns pontos sempre devem ser ressaltados. Cabelos bem cortados, limpos, unhas arrumadas e roupas discretas, por exemplo, fazem muita diferença tanto para homens quanto para mulheres. Além do currículo, sua aparência também é um cartão de visitas, é a impressão que você vai passar. Ser bem cuidado e asseado significa que você também é assim em outros aspectos da vida. Sobre comportamento, tenha uma postura autoconfiante e mostre atenção e interesse ao que o entrevistador diz.  Cuidado com o tom de voz. Procure falar em tom ameno e assertivo, procure não gaguejar e tome cuidado com gírias. Caso queira ou ache necessário para evitar o nervosismo, treine antes.

Não tenham medo. Vocês são capazes de conseguir tudo o que quiserem!

Gostou deste artigo? Quer contribuir com mais alguma informação? Deixe seu comentário e compartilhe nas redes sociais.

 


Curso de Psicanálise

Deixe seu Comentário Abaixo :)

Luciana Ferreira

Luciana Ferreira

Luciana Ferreira, é Coach de profissionais que estão em busca de novas trilhas na carreira, Presidente do grupo Elemento RH formado pela Elemento RH e Canal de Talentos, Administradora de empresas, com especialização em gestão de pessoas e em gestão pública, embaixadora da rede internacional de negócios Mulheres que decidem, Diretora do Grupo de estudos no município de São carlos e membro do conselho deliberativo da ABRH, colunista em portais como Yes Marília, Ideiando, Clube do administrador.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezoito − catorze =