Vamos mostrar o que é sistema CRM, software CRM, plataforma CRM. Como esta ferramenta pode lhe ajudar no processo de vendas de um negócio?

Como usar um sistema CRM para gestão de processos de vendas

Você sabe como usar um sistema CRM para a gestão de processo de vendas da sua empresa? Como empreendedor, certamente você entende o quão grande é o desafio de vender mais e melhor. Nessa hora, não há outro caminho senão adotar um bom software CRM que irá gerenciar todas as fases de vendas e ajudar a impulsionar cada vez mais o seu negócio.

Portanto, se a sua resposta para a pergunta inicial foi “Não”, este artigo foi preparado exatamente para você. Abaixo nós iremos explicar com mais detalhes como funciona um sistema CRM e por que ele é ideal para a sua empresa. Vamos lá?

O que é um CRM?

Sem dúvida, o conceito de CRM é muito conhecido e disseminado nos negócios. Mas para reforçar as nossas próximas explicações, vamos relembrar um pouco do que ele se trata.


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Em inglês, CRM é a sigla para Customer Relationship Management, que traduzindo para o português é o Gerenciamento de Relacionamento com o Cliente. Consequentemente, o seu significado implica em uma abordagem focada no cliente.

Indo mais além, o CRM é uma estratégia que envolve um constante trabalho de entender as necessidades e preferências do consumidor, a fim de oferecer um atendimento de excelência e produtos ou serviços que solucionem os seus problemas.

Como funciona um sistema CRM na prática?

Até aqui você já entendeu a definição do CRM e como ele é realmente importante, afinal, o bom relacionamento com o cliente é a chave do sucesso para as empresas. Mas vamos concordar que para uma estratégia robusta e eficaz, é preciso recorrer às soluções tecnológicas, não é mesmo?

É nesse momento que empresas de todos os portes recorrem aos benefícios do uso de uma plataforma CRM para alavancar essa estratégia e vender mais.



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Tudo porque esse software facilita o trabalho da equipe de vendas, marketing e atendimento. Um bom sistema CRM permite o acesso remoto, armazena e gerencia as informações dos clientes desde o seu primeiro contato com a empresa, automatiza e centraliza o atendimento, acompanha o funil de vendas, oferece relatórios e pode ser integrado a outros softwares.

Ou seja, uma ferramenta CRM é imprescindível nos dias de hoje, principalmente para empreendedores que buscam operacionalizar seus processos de vendas e se destacar no mercado.

Quais os recursos de um sistema CRM para gestão de processos de vendas?

1. Armazenamento e gerenciamento de informações dos clientes

Todo processo de vendas percorre o caminho inevitável que é a primeira interação entre cliente e empresa. Seja por WhatsApp, Facebook, site ou telefone, esse primeiro contato é uma oportunidade de ouro para uma marca captar as informações iniciais do consumidor e estabelecer um relacionamento com ele até a conclusão do negócio.
Depois que essa pessoa se torna cliente, há ainda o desafio de torná-la fiel à empresa.

Dito isso, perguntamos: No seu negócio, onde você costuma armazenar o histórico dos seus clientes? Como você categoriza esses dados considerando as fases de compras de cada um? Como é feito o atendimento ao cliente, de forma generalizada ou personalizada?

Se a resposta é o uso de uma planilha ou outro software limitado, saiba que você está perdendo vendas. Nesse sentido, o recomendado é investir numa plataforma CRM para ele não só registrar essas informações, como centralizá-las em um local de fácil acesso.

Por que o CRM ajuda na gestão do processo de vendas:

  • Qualidade no atendimento ao cliente: uma vez que um atendimento mais rápido e eficaz promoverá também uma melhor experiência do consumidor.
  • Risco praticamente zero de perder informações importantes dos clientes.
  • Dados registrados de forma segura e em nuvem para as equipes terem acesso de onde estiverem.
  • Possibilidade de estabelecer métricas de satisfação do cliente e melhorar a abordagem e atendimento.
  • Integração com softwares de automação de marketing e aplicativos de mensagens instantâneas para criar modelos de respostas automáticas e personalizadas ao cliente.

2. O uso do software CRM para a gestão do funil de vendas

Outro ponto de destaque de um sistema CRM é a possibilidade do gerenciamento do funil de vendas da empresa. Como empreendedor, com certeza você sabe como é essencial acompanhar a jornada de compra dos clientes.


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Nesse sentido, um software CRM permite a visualização de todos os negócios em andamento e em qual fase da venda eles estão. Por exemplo, se um lead captado por uma campanha de marketing avançou para a próxima etapa para fechar uma compra ou se ele ainda está no meio do funil, precisando de mais informações e argumentos que o levem a concluir o negócio.

Esse controle oferecido pela plataforma é importante para a equipe de vendas entender o momento que o cliente pede para ser abordado ou qual merece mais atenção. Sem dúvida, essa facilidade que um sistema CRM proporciona resulta em economia de tempo, aumento da produtividade e, claro, mais rentabilidade.

3. CRM para gerar relatório de vendas

Assim como o armazenamento do histórico do cliente e o mapeamento da sua jornada de compra, outra vantagem de um software CRM é a geração de relatórios de vendas.

Afinal, um dos fatores que levam muitas empresas a perderem negócio é trabalhar no escuro, com um processo de vendas mal gerenciado e sem a visão de um cenário geral dos resultados.

Novamente, o sistema CRM vem para cumprir essa lacuna, trazendo inúmeros relatórios para medir os anúncios que foram bem-sucedidos, a taxa de conversão de leads, e os números de vendas ganhas, vendas perdidas, ofertas feitas, contratos da negociação etc.

Conclusão

Como ficou bem claro no artigo, usar um sistema CRM para gestão de processos de vendas não é complicado. Basta escolher a melhor solução disponível no mercado, que seja fácil de usar, intuitiva e que ofereça todas essas utilidades citadas acima.

Não importa o tamanho da sua empresa, organizar o seu processo de vendas de forma profissional é o segredo para ter clientes fiéis à sua marca e ter mais rentabilidade.

Sobre a Autora: Marina Dutra (isabella@team.amocrm.com), Jornalista e redatora apaixonada por branding, escrita e tudo relacionado ao universo criativo.


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