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Nicho de mercado e supernicho: 7 passos das oportunidades rentáveis

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É muito importante que cada empresa tenha sua área de segmento bem definida. Você sabe o que é um nicho de mercado e como defini-lo? Não? Então confira agora 7 passos para oportunidades incríveis e rentáveis, além do supernicho!

O que é nicho de mercado?

Nicho de mercado é um segmento do mercado em que um produto ou serviço está em destaque e tem suas características, preço, receptividade, entre outros, definidos. Dentro de um nicho de mercado, podemos ter um ou vários supernichos, ou seja, subáreas que compõem esse nicho.

Este tema é uma das bases do planejamento estratégico e do marketing estratégico. Uma empresa que não tenha um nicho e, por vezes, um supernicho desenvolvidos têm poucas chances de se consolidar e chances menores ainda de se diferenciar no mercado.

Por exemplo, no nicho de moda feminina, temos um supernicho que é o de moda exclusiva para mulheres plus size. As empresas que conseguem atuar em seus supernichos, abarcando as variedades do mercado e se abrindo para as exigências cada vez específicas dos consumidores, acabam obtendo um elevado número de vendas. Para tanto, é importante ter em mente alguns passos para que esse caminho seja vantajoso.


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É importante que a empresa defina bem o nicho e o supernicho em que irá atuar, para que seja específica e tenha um objetivo muito claro.

Nichos promissores

Segundo a revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios, hoje em dia, dentre os nichos de mercado que mais crescem no Brasil, estão o nicho dos “orgânicos”, “zens”, e “loucos por animais”. Já o SEBRAE-PR elenca como tendências de mercado para explorar os nichos de social commerce, beleza masculina, geolocalização, classe C e educação online.

Além disso, tendo em mente os nichos e os supernichos em que sua empresa pode atuar, é possível garantir lucros acima da média e fazer com que seu negócio prospere.

Antes de darmos mais exemplos sobre nicho de mercado e supernichos de sucesso, vamos direto ao assunto.



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Passos práticos para definir um nicho de mercado e um supernicho

Elencamos abaixo 7 passos cruciais para que você defina um nicho de mercado e um supernicho rentável para, assim, encontre seu lugar ao sol:

1. Pesquisa de mercado

Pesquise qual nicho de mercado está em ascensão na região em que pretende atuar.

2. Conheça seu público-alvo

Entenda as necessidades de seu público-alvo. Caso seja um mercado consumidor novo, entenda suas reais necessidades. As novidades são chamativas, mas também perversas. Entenda-as antes de atuar.

3. Plano de ação para definir um nicho e supernicho

Identificado o nicho e compreendido o seu público alvo, trace um plano de ação. É o momento de levantar o bugdet disponível, considerar os possíveis lucros e verificar a real viabilidade da ação. Pense, também, se não é o caso de especificar melhor o seu nicho, definindo um supernicho. Por exemplo, se você pensa em montar uma escola de idiomas, pense na possibilidade de especificar uma linha de mercado (inglês para executivos, para crianças, para idosos etc.), ou mesmo uma região geográfica.

4. Informe-se, não fique para trás

Uma vez estabelecido o seu negócio, não pare de inovar. Observe seus clientes e as novidades que são pujantes em nossa sociedade. Não deixe o seu negócio ficar obsoleto.

5. Ouse e experimente

Tenha sempre aberto um espaço para o experimento. As novidades vêm até você e você pode criá-las. Reserve um espaço para um laboratório de experimentos em sua empresa, sem comprometer seu orçamento.

6. Seja especialista em seu nicho

Pesquise outras empresas que atuam em seu nicho, entenda sua dinâmica, compare-as com as dinâmicas que adota em sua empresa. Um olho na concorrência e um olho em seu próprio negócio. Além disso, procure inspiração e ideias em empresas de outros ramos; por exemplo, você pode buscar informações sobre alguns métodos de trabalho de uma empresa de logística e, com isso, melhorar a rapidez, o armazenamento e a qualidade de entrega de seus produtos, mesmo que você não atue no ramo logístico.


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7. Vire referência

Atuar em uma fatia do mercado requer extrema qualidade. Seja a referência para aqueles que buscam por produtos ou serviços específicos

Exemplos de nichos e supernichos de grandes marcas

Bom, conforme prometido, vamos dar alguns exemplos de empresas que já tinham um nicho de macroatuação e que, depois, pensa em novos produtos ou em novas unidades de negócios para especificar melhor seu público e alcançar um mercado mais direcionado e fiel.

A rede de supermercados Extra, por exemplo, com a abertura do Mini Mercado Extra, passou a atender não somente àquelas famílias que vão aos supermercados para comprar uma grande quantidade de alimentos, geralmente para o provimento de todo um mês, mas também àqueles que procuram poucos produtos e querem uma experiência mais ágil. Desta forma, a rede passou do nicho de supermercados para o supernicho de mini-mercados. Os ganhos, consequentemente, só tendem a aumentar, uma vez que o Extra passa a competir não apenas com as grandes redes de supermercados, mas também com os pequenos mercados de bairro, tornando-se uma opção de renome àqueles.

Nicho de mercado e supernicho de empresas de bebida

A Coca-Cola é outra grande empresa que passou a atuar no supernicho dos produtos zero açúcar. A Coca-Cola Zero, sucesso de mercado, atende à demanda por produtos mais saudáveis e leves. Desta forma, a marca não ficou obsoleta em um mundo cada vez mais preocupado com a saúde e a longevidade.

Outra grande marca de bebidas, a Ambev, dona das cervejas mais consumidas no Brasil, com a compra da cervejaria artesanal Colorado passa, agora, a atender o supernicho das cervejas artesanais e seus clientes, mais exigentes e que requerem cervejas mais sofisticadas e com sabores diversificados, diferentes das conhecidas pilsen. Não é novidade que a empresa, com mais essa aquisição, apenas aumenta ainda mais os seus lucros já exorbitantes.

A ação dessas empresas demonstra uma busca por atuar no mercado cada vez mais fragmentado e a atender as novas exigências. Sem abrir mão das características que as fizeram ganhar o mercado, elas buscam avançar ainda mais nos mercados menores, mas igualmente rentáveis. A empresa que não varia o seu mercado e se especializa em seus consumidores corre o risco de ser ultrapassada por empresas mais engajadas nas novidades de um mundo cada vez mais aberto à diferença e às mais variadas possibilidades. A diversidade é a palavra do momento e a atuação em supernichos entra em consonância com essa nova ordem do mercado.

Nicho de mercado : escola infantil de idiomas

Os exemplos aqui listados tratam sobre grandes empresas, mas imaginemos um pequeno negócio que busca se consolidar no mercado. Por exemplo, uma escola de idiomas. Sabemos que a busca por especialização é cada vez mais requisitada num mercado de trabalho extremamente competitivo. Conhecer outras línguas, portanto, é um diferencial indispensável. Assim, o nicho escola de idiomas parece sempre em ascensão. Observando esse nicho, contudo, podemos identificar supernichos pouco explorados. O supernicho de escola de idiomas para crianças, por exemplo, em São Paulo, vem sendo explorado pela escola Red Baloon. Voltada unicamente para o ensino da língua inglesa, essa escola costuma atuar em bairros de classe média alta na cidade.

Assim, identificamos um supernicho que ainda pode ser muito explorado. Com o conhecimento popular sobre a facilidade que as crianças têm em aprender novos idiomas, é comum que a busca por escola de idiomas para crianças seja crescente. Contudo, faltam escolas que atendam outras classes sociais e que diversifiquem os idiomas ensinados. A língua espanhola, por exemplo, obrigatória na grade curricular do Ensino Básico brasileiro desde 2005 continua negligenciada pelas escolas. Desta forma, o supernicho de escola de idiomas para crianças tem muito a oferecer à empresa do ramo que queira se diversificar, se diferenciar e lucrar mais.

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