Mundo do Trabalho: 7 dicas para o futuro

Posted by

Vamos abordar o Mundo do Trabalho e refletir sobre as perspectivas de futuro neste segmento.

Todos os dias, diversos trabalhadores sobem e vencem na vida com melhores qualidades e oportunidades, e isso vem crescendo muito rápido, graça a tecnologia e a humanização do trabalho, a máquina futuramente pode vim a criar mais força, ocupando assim a função do homem.

A maioria das ferramentas do que temos e usamos hoje nem existia há um tempo atrás. Nada disso foi previsto, as novidades foram muitas e aconteceram com rapidez.

E todas essas mudanças afetaram profundamente a forma como trabalhamos e geramos valor para a sociedade.


Curso de Constelação Familiar e Sistêmica

Por isso, é provável que os próximos anos tragam transformações inimagináveis. O futurista Ray Kurzweil afirma que, em 20 anos, as impressoras 3D serão parte do nosso dia a dia.

Vamos às dicas sobre o novo mundo do trabalho.

 

1. Mundo do Trabalho e impressoras 3D

Será possível imprimir roupas, por exemplo, a um custo baixíssimo.



FORMAÇÃO COMPLETA EM PSICANÁLISE
Seja Psicanalista. Curso 100% Online. Habilita a Atuar. Teoria, Supervisão e Análise. SAIBA MAIS



Faremos download dos modelos que quisermos, assim como fazemos hoje com livros, músicas e filmes. O ponto X da questão é, e o trabalho, será muito diferente nos próximos anos?

Toda essa inovação e tecnologia pode tirar muitos pontos de trabalho e gerar um maior desemprego. Pois nem todos tem determinados conhecimentos a respeito dessas funções e nem habilidades para exercer.

Sabemos que antigamente existiam muitas profissões que contribuíram fortemente no desenvolvimento e crescimento do mercado, mas que hoje são extintas, como: telefonistas e leiteiros.

 

2. Substituição do trabalhador por máquinas

Ter uma agência para realizar uma viagem é muito raro nos dias de hoje já que as pessoas podem fazer isso tudo pela internet e sem sair de casa. Segundo uma pesquisa da Universidade de Oxford, os avanços tecnológicos afetam 47% dos empregos nos Estados Unidos.

No Brasil já existem profissões que futuramente serão substituídas por máquinas, que são: operário de fábrica, guarda, bancário, analista de sistema e até o piloto de avião.

O grande marco para o futuro de acordo com especialistas, afirmam que áreas como sustentabilidade, inovação, tecnologia, qualidade de vida e biotecnologia estarão em alta.


Curso de Formação em Reiki - banner

Serão necessários profissionais dedicados à atender as demandas da população idosa, criadores de conteúdo, fazendeiros para fazendas verticais, especialistas em mudanças climáticas, em gestão de resíduos e gestores de inovação.

 

3. Mundo do Trabalho: novas tendências

Além de tão importante quanto as novas profissões e tendências de como vamos trabalhar no futuro, é a transformação que está ocorrendo nas expectativas e nos valores em relação ao trabalho. Em 2014, PwC e FGV realizaram uma extensa pesquisa sobre essas expectativas, junto à empresas e jovens profissionais.

De acordo com os entrevistados, algumas das características mais marcantes na nova maneira de trabalhar são:

  • maiores oportunidades de aprendizado e crescimento; maiores possibilidades de usar a criatividade e potencialidades individuais;
  • mudança na forma de se relacionar e se comunicar com clientes e colegas de trabalho; capacidade de exercer autonomia e intraempreendedorismo;
  • maior chance de favorecer a colaboração ou trabalho em equipe; maior alinhamento com os valores e crenças com a organização; maior possibilidade de experimentar um senso de realização com o trabalho;
  • maior dificuldade de estabelecer limites entre a vida pessoal e profissional;
  • maior exposição dos profissionais ao estresse;
  • maior chance de despertar a competição entre as pessoas;
  • O trabalhador dedicar-se à empresa acima do esperado.

Em meio a todo crescimento tecnológico, a nova maneira de trabalhar tem pontos positivos, como autonomia, aprendizado, crescimento, criatividade e maior possibilidade de experimentar realização com o trabalho. Enquanto isso, traz consigo algumas situações negativas, como o estresse, a competição e a dedicação acima do esperado à empresa, afetando a vida pessoal e a saúde mental.

A mesma pesquisa também analisou o que os profissionais buscam hoje em dia. E as respostas mostram que o que se busca são novas maneiras de trabalhar que neutralizem essas situações negativas. 64% dos entrevistados optariam por trabalhar de casa se pudessem ter essa flexibilidade. E 66%, escolheriam trabalhar em horários alternativos.

 

4. Mundo do Trabalho e o trabalho colaborativo

Há uma expectativa alta para realização pessoal no trabalho: 97% buscam prazer nas atividades relativas ao trabalho e 98% preferem trabalhar em organizações onde a relação com colegas é boa e existe um contexto colaborativo.

Há uma divergência entre essas expectativas e os ambientes e cultura de trabalho que as empresas estão oferecendo. As estratégias que são prioridade hoje nas organizações focam muito em recompensa financeira e desenvolvimento de carreira e pouco nas demandas dos novos profissionais por flexibilidade e equilíbrio entre trabalho e vida pessoal.

Apesar disso, algumas organizações já identificaram essas tendências e têm buscado mudanças estruturais, logísticas e de gestão para acomodar essas novas expectativas e valores.

 

5. O trabalho para a geração do milênio

O que é claro é o crescente movimento de pessoas em busca de trabalho com significado e da realização profissional e pessoal em suas carreiras. Para a “geração do milênio” (nascidos entre 1980 e 2000), remuneração e status não são os principais resultados esperados de seu trabalho e seus empregadores.

E como isso nos afeta a nossa busca por um trabalho que amamos fazer?

É perceptível que essa necessidade de buscar um trabalho com significado não é apenas sua, é uma tendência generalizada. Além disso, fica claro que vivemos um momento de transição, muitos trabalhos estão ficando obsoletos, enquanto novas demandas e áreas de atuação estão surgindo.

 

6. Pratique essas dicas para o novo mundo do trabalho

Então, aqui vão algumas dicas para se preparar para esse mercado de trabalho em constante mudança:

  • Fique de olho nas novas tendências.
  • Novas carreiras e trabalhos estão surgindo.
  • É bom estar a par do que vem por aí para poder aproveitar oportunidades que possam aparecer.
  • Tenha consciência dos trabalhos que estão ficando obsoletos.
  • Não aposte todas as suas fichas nessas carreiras e profissões.

As habilidades do futuro são aquelas ligadas à criatividade, resolução de problemas e relacionamentos. Desenvolva seu lado mais humano e não será substituído por máquinas. Saiba muito bem qual o seu perfil como profissional, entenda seus pontos fortes, habilidades e como trabalha melhor.

Autoconhecimento é sempre um sinal de maturidade em qualquer profissional. Fique consciente para o fato de que você vive um período de transição e, por isso, não precisa ficar preso em concepções tradicionais de trabalho. Você pode ousar e até criar o trabalho que ama fazer.

As informações, oportunidades e meios de comunicação estão disponíveis, basta saber aproveitá-los.

Artigo sobre Mundo do Trabalho: perspectivas de futuro escrito por Francinayra Santos.


Curso de Psicanálise

Deixe Seu Comentário