Vamos abordar o Mundo do Trabalho e refletir sobre as perspectivas de futuro neste segmento.
Todos os dias, diversos trabalhadores sobem e vencem na vida com melhores qualidades e oportunidades, e isso vem crescendo muito rápido, graça a tecnologia e a humanização do trabalho, a máquina futuramente pode vim a criar mais força, ocupando assim a função do homem.
A maioria das ferramentas do que temos e usamos hoje nem existia há um tempo atrás. Nada disso foi previsto, as novidades foram muitas e aconteceram com rapidez.
E todas essas mudanças afetaram profundamente a forma como trabalhamos e geramos valor para a sociedade.
Por isso, é provável que os próximos anos tragam transformações inimagináveis. O futurista Ray Kurzweil afirma que, em 20 anos, as impressoras 3D serão parte do nosso dia a dia.
Vamos às dicas sobre o novo mundo do trabalho.
1. Mundo do Trabalho e impressoras 3D
Será possível imprimir roupas, por exemplo, a um custo baixíssimo.
FORMAÇÃO COMPLETA EM PSICANÁLISE
Seja Psicanalista. Curso 100% Online. Habilita a Atuar. Teoria, Supervisão e Análise. SAIBA MAISFaremos download dos modelos que quisermos, assim como fazemos hoje com livros, músicas e filmes. O ponto X da questão é, e o trabalho, será muito diferente nos próximos anos?
Toda essa inovação e tecnologia pode tirar muitos pontos de trabalho e gerar um maior desemprego. Pois nem todos tem determinados conhecimentos a respeito dessas funções e nem habilidades para exercer.
Sabemos que antigamente existiam muitas profissões que contribuíram fortemente no desenvolvimento e crescimento do mercado, mas que hoje são extintas, como: telefonistas e leiteiros.
2. Substituição do trabalhador por máquinas
Ter uma agência para realizar uma viagem é muito raro nos dias de hoje já que as pessoas podem fazer isso tudo pela internet e sem sair de casa. Segundo uma pesquisa da Universidade de Oxford, os avanços tecnológicos afetam 47% dos empregos nos Estados Unidos.
No Brasil já existem profissões que futuramente serão substituídas por máquinas, que são: operário de fábrica, guarda, bancário, analista de sistema e até o piloto de avião.
O grande marco para o futuro de acordo com especialistas, afirmam que áreas como sustentabilidade, inovação, tecnologia, qualidade de vida e biotecnologia estarão em alta.
Serão necessários profissionais dedicados à atender as demandas da população idosa, criadores de conteúdo, fazendeiros para fazendas verticais, especialistas em mudanças climáticas, em gestão de resíduos e gestores de inovação.
3. Mundo do Trabalho: novas tendências
Além de tão importante quanto as novas profissões e tendências de como vamos trabalhar no futuro, é a transformação que está ocorrendo nas expectativas e nos valores em relação ao trabalho. Em 2014, PwC e FGV realizaram uma extensa pesquisa sobre essas expectativas, junto à empresas e jovens profissionais.
De acordo com os entrevistados, algumas das características mais marcantes na nova maneira de trabalhar são:
- maiores oportunidades de aprendizado e crescimento; maiores possibilidades de usar a criatividade e potencialidades individuais;
- mudança na forma de se relacionar e se comunicar com clientes e colegas de trabalho; capacidade de exercer autonomia e intraempreendedorismo;
- maior chance de favorecer a colaboração ou trabalho em equipe; maior alinhamento com os valores e crenças com a organização; maior possibilidade de experimentar um senso de realização com o trabalho;
- maior dificuldade de estabelecer limites entre a vida pessoal e profissional;
- maior exposição dos profissionais ao estresse;
- maior chance de despertar a competição entre as pessoas;
- O trabalhador dedicar-se à empresa acima do esperado.
Em meio a todo crescimento tecnológico, a nova maneira de trabalhar tem pontos positivos, como autonomia, aprendizado, crescimento, criatividade e maior possibilidade de experimentar realização com o trabalho. Enquanto isso, traz consigo algumas situações negativas, como o estresse, a competição e a dedicação acima do esperado à empresa, afetando a vida pessoal e a saúde mental.
A mesma pesquisa também analisou o que os profissionais buscam hoje em dia. E as respostas mostram que o que se busca são novas maneiras de trabalhar que neutralizem essas situações negativas. 64% dos entrevistados optariam por trabalhar de casa se pudessem ter essa flexibilidade. E 66%, escolheriam trabalhar em horários alternativos.
4. Mundo do Trabalho e o trabalho colaborativo
Há uma expectativa alta para realização pessoal no trabalho: 97% buscam prazer nas atividades relativas ao trabalho e 98% preferem trabalhar em organizações onde a relação com colegas é boa e existe um contexto colaborativo.
Há uma divergência entre essas expectativas e os ambientes e cultura de trabalho que as empresas estão oferecendo. As estratégias que são prioridade hoje nas organizações focam muito em recompensa financeira e desenvolvimento de carreira e pouco nas demandas dos novos profissionais por flexibilidade e equilíbrio entre trabalho e vida pessoal.
Apesar disso, algumas organizações já identificaram essas tendências e têm buscado mudanças estruturais, logísticas e de gestão para acomodar essas novas expectativas e valores.
5. O trabalho para a geração do milênio
O que é claro é o crescente movimento de pessoas em busca de trabalho com significado e da realização profissional e pessoal em suas carreiras. Para a “geração do milênio” (nascidos entre 1980 e 2000), remuneração e status não são os principais resultados esperados de seu trabalho e seus empregadores.
E como isso nos afeta a nossa busca por um trabalho que amamos fazer?
É perceptível que essa necessidade de buscar um trabalho com significado não é apenas sua, é uma tendência generalizada. Além disso, fica claro que vivemos um momento de transição, muitos trabalhos estão ficando obsoletos, enquanto novas demandas e áreas de atuação estão surgindo.
6. Pratique essas dicas para o novo mundo do trabalho
Então, aqui vão algumas dicas para se preparar para esse mercado de trabalho em constante mudança:
- Fique de olho nas novas tendências.
- Novas carreiras e trabalhos estão surgindo.
- É bom estar a par do que vem por aí para poder aproveitar oportunidades que possam aparecer.
- Tenha consciência dos trabalhos que estão ficando obsoletos.
- Não aposte todas as suas fichas nessas carreiras e profissões.
As habilidades do futuro são aquelas ligadas à criatividade, resolução de problemas e relacionamentos. Desenvolva seu lado mais humano e não será substituído por máquinas. Saiba muito bem qual o seu perfil como profissional, entenda seus pontos fortes, habilidades e como trabalha melhor.
Autoconhecimento é sempre um sinal de maturidade em qualquer profissional. Fique consciente para o fato de que você vive um período de transição e, por isso, não precisa ficar preso em concepções tradicionais de trabalho. Você pode ousar e até criar o trabalho que ama fazer.
As informações, oportunidades e meios de comunicação estão disponíveis, basta saber aproveitá-los.
Artigo sobre Mundo do Trabalho: perspectivas de futuro escrito por Francinayra Santos.
