Se você está se perguntando se vale a pena mudar de profissão, saiba que não está sozinho nessa!

Você pode atuar na área de advocacia, mas percebeu que realmente gosta de marketing.

Ou pode atuar na área de administração, mas percebeu que deseja trabalhar fazendo o desenvolvimento de loja virtual, já que as vendas online estão cada vez mais e as oportunidades na área têm aumentado.

A questão é que em algum ponto, quase todos os profissionais param por um segundo e se perguntam:


Curso de Constelação Familiar e Sistêmica

“Estou realmente fazendo o que quero fazer pelo resto da minha vida? E, se não, qual carreira é a certa para mim?”

Mudar de carreira geralmente não é algo que uma pessoa faz por capricho. Em vez disso, normalmente há um gatilho. Às vezes, o esgotamento é o culpado.

Se você começar a odiar o seu trabalho, perder a paixão ou não conseguir reunir nenhuma motivação, sair fica mais atraente, sem dúvida.

Para outros, pode ser a falta de oportunidades em seu campo atual. Devido a pandemia de Coronavírus, certas indústrias foram devastadas.



FORMAÇÃO COMPLETA EM PSICANÁLISE
Seja Psicanalista. Curso 100% Online. Habilita a Atuar. Teoria, Supervisão e Análise. SAIBA MAIS



Por exemplo, no setor de lazer e hospitalidade, as pessoas no campo enfrentam reduções de horas, demissões e fechamento de negócios.

Se você trabalhou nesse nicho, não é surpreendente que esteja pensando em fazer uma mudança.

Se a ideia de fazer uma mudança lhe parecer sensata, é provável que esteja pensando em como mudar de carreira. E está tudo bem querer mudar de profissão em 2021.

Porém, para fazer isso, é importante que você tenha atenção a alguns pontos. Continue a leitura e confira algumas dicas que separamos para você que deseja mudar de profissão ainda em 2021!

Dicas importantes para fazer uma mudança de carreira

Aqui estão algumas dicas importantes para alcançar o sucesso na mudança de carreira.

1. Reflita sobre o porquê

Sim, você deve saber que sua carreira atual não está funcionando para você. Mas sabe o que é que não está funcionando? São os seus deveres? A indústria? Carga horária alta?

Se você não entende por que deseja ir embora, não consegue descobrir para onde deve ir.


Curso de Formação em Reiki - banner

Além disso, ao descobrir por que você acha que mudar de carreira é a resposta, poderá realmente entender o que está faltando em sua vida.

Você não deve ir em frente sem ter uma ideia sólida do que deseja obter desse novo caminho. Portanto, passe algum tempo refletindo. Pode demorar um pouco para responder às perguntas importantes, mas será um tempo bem gasto.

2. Não apenas siga sua paixão ao pensar em mudar de profissão

Todos já ouviram dizer que devem seguir sua paixão para encontrar a carreira ideal. O truque é que nem sempre funciona.

Nem todas as paixões se alinham com as oportunidades de carreira que podem tornar seus outros objetivos de vida uma realidade.

Além disso, às vezes, transformar o que você ama em um trabalho tira um pouco da alegria disso.

Agora, isso não significa que você deve ignorar suas paixões também. Se você vê uma carreira viável nela, por que não considerá-la? Apenas certifique-se de examinar suas outras opções também.

Observe cada dever que você tem e considere como você se sente a respeito. Examine cada uma de suas habilidades e determine se você gosta de usá-las.

Ao fazer isso, começará a se abrir para novas possibilidades, potencialmente uma que pode, no final das contas, pode ser sua nova carreira.

3. Faça uma lista

Se você tiver sorte o suficiente para saber exatamente o que deseja de sua próxima profissão, ótimo! Mas se você está pensando em algumas ideias, tudo bem também.

Reserve um momento para criar uma lista de carreiras que despertem seu interesse. Em seguida, faça algumas anotações sobre por que você acha essa opção atraente.

Fale sobre as funções, a cultura da indústria, o campo ou qualquer outra coisa que tenha chamado sua atenção. Reflita sobre seus valores e determine como eles se relacionam ou não com essas opções.

O objetivo é passar algum tempo realmente pensando sobre por que vários empregos parecem uma boa ideia. Isso pode ser muito esclarecedor, então não se apresse nesta parte do processo.

4. Veja o que você precisa aprender

Não importa o quão dramática seja a mudança de carreira que deseja fazer, provavelmente você precisará adquirir algumas novas habilidades, educação, experiência, certificações ou licenças para realizar a transição.

Seja o que for que você precise aprender, é melhor descobrir logo.Geralmente, este é um processo de duas partes.

Primeiro, você precisará avaliar seu conjunto de habilidades atual. Considere o que você oferece, tanto no que diz respeito à capacidade técnica quanto às habilidades pessoais.

Você pode revisar suas descrições de empregos anteriores e currículos para lembretes.

Depois disso, precisa dar uma olhada no que as carreiras em sua lista exigem. Normalmente, a maneira mais fácil de fazer isso é rastrear alguns anúncios de emprego.

Isso incluirá as habilidades e características essenciais, bem como visões gerais de qualquer educação ou certificações.

5. Elabore um plano de ação sobre mudar de profissão

Nesse ponto, você deve saber qual é sua escolha principal, o que é incrível. Agora, precisa planejar sua transição.

Revise sua pesquisa sobre o que precisa aprender e use-a para criar um roteiro prático.

A ideia é delinear com precisão o que você precisa fazer para ir de onde está até onde deseja estar. Nenhum passo é muito pequeno, então anote tudo.

Ao fazer isso, comece a adicionar uma linha do tempo. Estabeleça prazos para completar as várias etapas, aumentando as chances de você atingir o seu objetivo.

Conclusão: vale a pena mudar de profissão em 2021 (ou quando quer que seja)?

Em última análise, mudar de carreira é uma grande decisão que exigirá muita dedicação, mas é uma jornada que muitas vezes vale a pena percorrer.

Use as dicas acima que citamos para que possa seguir na sua mudança de carreira da melhor maneira possível. Você ficará feliz por ter dedicado tempo para fazer isso.

Boa sorte!

Sobre o autor: Lucas W. é formado em Investigação Forense e Perícia Criminal, também é acadêmico de Direito e gosta de escrever sobre empreendedorismo e compliance. Busca trazer sempre informações importantes para quem empreende ou deseja empreender.


Curso de Psicanálise