3 Incríveis motivos para se tornar empreendedor

Posted by

O empreendedorismo é uma trajetória profissional muito interessante porque ele atrai os mais diferentes tipos de pessoas. Ele tem espaço para homens, mulheres, jovens e (pasmem!) até crianças. Se esses tipos de pessoas são bem diversos, imagine quão diferentes são os motivos para se tornar empreendedor.

Ser empreendedor: o que é

Correndo o risco de sermos bem simplistas, podemos dizer que empreendedores são pessoas que têm uma ideia e a colocam em prática. Eles criam negócios, quebram paradigmas e/ou trazem novidades para o mercado de trabalho. No entanto, não é tão fácil dizer o que leva as pessoas a se tornarem empreendedoras.

Isso porque cada indivíduo tem a sua própria história. Assim sendo, existem diversos fatores que podem levar uma pessoa ao empreendedorismo. Para que você consiga entender isso de forma clara, nós daremos aqui alguns exemplos de como algumas pessoas famosas tomaram a iniciativa de se tornarem empreendedoras.

Histórias de famosos que revelam motivos para se tornar empreendedor

A de Sílvio Santos

A frase “Quem quer dinheiro?” nos faz lembrar automaticamente do apresentador Sílvio Santos. Podemos imaginar que ninguém iria dar uma resposta negativa a essa pergunta. Afinal, quem não quer um aviãozinho de R$ 50? Esse esbanjamento das posses do famoso só é possível hoje graças ao seu sucesso. No entanto, não ache que sempre foi assim.


Curso de Constelação Familiar e Sistêmica

Podemos dizer que até Sílvio gostaria da nota há algumas décadas. Isso porque, quando tinha 14 anos, o apresentador não era rico. Muito pelo contrário, ele trabalhava como vendedor ambulante. Ainda assim, naquela época, as suas habilidades de comunicação já chamavam a atenção dos transeuntes.

Claro que foi essa mesma característica que o levou a ser tão famoso atualmente. Para isso acontecer, ele tomou a iniciativa de comprar a emissora SBT. Podemos aprender com a história dele que o seu talento foi um fator determinante para a sua entrada no mundo do empreendedorismo, certo?

A de Luiza Helena Trajano

Quem tem visto vários famosos posando com a boneca virtual da Magazine Luiza sabe o poder que a marca tem. No entanto, poucas pessoas sabem que a empresa recebeu o nome de Luiza Helena Trajano. Pela grandeza do legado da empreendedora, podemos dizer que ela foi muito bem sucedida em sua carreira.

Vale a pena comentar como essa mulher começou a sua jornada no empreendedorismo. Não foi ela que deu origem à loja onde tudo começou. O estabelecimento era de sua tia. Por essa razão, ela trabalhava nesse local e foi lá que ela se apaixonou pelo comércio e se capacitou para continuar nessa área.



FORMAÇÃO COMPLETA EM PSICANÁLISE
Seja Psicanalista. Curso 100% Online. Habilita a Atuar. Teoria, Supervisão e Análise. SAIBA MAIS



O resultado desse processo é que ela chegou na presidência da empresa e levou a marca a um patamar muito elevado. Assim sendo, você pode ver que Luiza Trajano floresceu no lugar onde ela já estava. Essa também é uma bela jornada de empreendedorismo.

Quais são bons motivos para se tornar empreendedor

Essas duas histórias nos motivaram a listar 3 excelentes razões para você entrar no mundo do empreendedorismo. É importante que você saiba desde já que você também encontrará bons motivos para desistir dessa jornada. No final das contas, abrir um negócio ou alavancar a sua carreira exige a superação de muitos desafios.

Ainda assim, se você realmente se identificar com pelo menos um dos motivos que apresentaremos aqui, você terá determinação para continuar se esforçando para atingir as suas metas.

Você tem um talento

Como mostramos acima, Sílvio Santos era um comunicador nato desde a sua infância. Esse foi um facilitador para ele se tornar o grande apresentador que é hoje. Não estamos dizendo que ele não precisou se capacitar para chegar no patamar atual, mas sim, que ele tinha uma característica que deixava o processo acontecer de forma mais fácil.

Assim sendo, se você sente que é muito bom fazendo algo, vale a pena pensar se essa sua habilidade não pode te ajudar em algum negócio. E não adianta dizer que você não é bom em nada. Certamente você deve ter uma característica que te faz ser diferente dos demais. Você só precisa descobri-la.

Temos certeza que trabalhar naquilo que você é bom te ajudará a gostar daquilo que você faz. Além disso, esse talento também irá ficar claro para o seu público, que tenderá a te ver como uma referência no mercado.

Você gosta daquilo que faz

Se você trabalha em uma área que você gosta muito, vale a pena lutar para empreender nela. Não é necessário abrir um negócio para isso. Assim como Luiza Trajano, você pode florescer onde você está trabalhando agora. Para isso, é necessário que você se esforce para correr atrás de mais conhecimento. Além disso, você precisará pôr em prática os seus aprendizados e ideias.


Curso de Formação em Reiki - banner

Fazendo isso, você tenderá a crescer em sua área e também se tornará uma referência. Não se engane, o empreendedorismo é uma jornada de muito trabalho e dedicação! Então, se você quer entrar nesse mundo, arregace as mangas e corra atrás das oportunidades que aparecerem no seu caminho.

Você precisa sobreviver

Nós não vamos negar que essa possibilidade também existe e, verdade seja dita, ela é muito válida! Milhares de pessoas se tornaram empreendedores para sobreviver. Felizmente, muitos deles são prósperos atualmente e gostam muito daquilo que fazem.

Então se você está precisando de trabalho ou está necessitado de dinheiro, mas não sabe o que fazer, pense com carinho em se tornar um empreendedor. Você terá que encontrar uma área que você tem afinidade e também precisará estudar e trabalhar muito. Mas todo esse esforço pode valer muito a pena no futuro!

Considerações finais

Tendo dito isso, nós esperamos que você tenha gostado da nossa lista de 3 motivos para se tornar empreendedor. Lembre-se de que a jornada de abrir um negócio e/ou alavancar a sua carreira é árdua, mas também traz muitas alegrias e recompensas.

A SBT e a Magazine Luiza, por exemplo, são empresas bastante prósperas e que dão um retorno bastante satisfatório aos seus fundadores. Esses são casos reais que podem e devem ser seguidos!

Se você se identificou com algum dos motivos para se tornar empreendedor que apresentamos aqui, comente abaixo! Nós ficaremos felizes em saber se você tem vontade de se aventurar nessa jornada! Além disso, não deixe de acompanhar outros artigos sobre esse tema aqui no Negócios e Carreiras! Nós temos muito conteúdo esperando por você!


Curso de Psicanálise