montar negócio na crise

Montar um negócio durante a crise?

Posted by

Vale a pena Montar um Negócio no meio de uma crise? Vamos defender por que é melhor começar uma empresa em 2020 do que em 2019, mesmo com a crise.

De acordo com um estudo de 2009 da Fundação Ewing Marion Kauffman, 57% das empresas da Fortune foram fundadas em um mercado em recessão ou em baixa.

Se a maioria dessas empresas começou durante períodos econômicos difíceis, isso sugere que talvez não sejam maus momentos para começar uma empresa.

Um “momento ruim para iniciar uma empresa” geralmente implica em baixa demanda do consumidor e acesso limitado a financiamento.


Curso de Constelação Familiar e Sistêmica

Mas isso é principalmente um problema para startups que já estão estabelecidas. Eles precisam gerenciar essa queda.

Sem custos herdados, demissões e nenhum banco chamando você para reduzir a linha de crédito, os empreendedores que iniciam empresas agora podem se concentrar na construção de um ótimo novo produto ou serviço.

Começar com uma lista em branco é a sua vantagem em 2020. Este ano, ao montar um negócio, a concorrência está mais fraca e você pode obter uma vantagem que pode durar anos.

 



FORMAÇÃO COMPLETA EM PSICANÁLISE
Seja Psicanalista. Curso 100% Online. Habilita a Atuar. Teoria, Supervisão e Análise. SAIBA MAIS



Ingredientes do sucesso ao montar um negócio

No mundo das startups, não existe uma fórmula garantida para o sucesso, mas você precisa de pelo menos quatro ingredientes para evitar falhas: uma boa idéia, uma equipe excelente, financiamento e uma maneira de encontrar clientes.

Aqui estão alguns insights para prosperar na atual crise de 2020.

 

1. Idéias que resolvem problemas da crise

As grandes idéias geralmente resolvem um problema real e significativo ou tornam a vida consideravelmente mais fácil. Pense em grandes idéias de inicialização como analgésicos: as pessoas precisam delas e estão dispostas a pagar.

O ano de 2020 produzirá toda uma gama de problemas da “categoria crise” que se traduzirão em oportunidades empresariais para montar um negócio ou criar novos produtos e serviços.

Milhões de crianças não podem frequentar a escola. Como você pode resolver isso? Visite qualquer lar em quarentena com filhos pequenos.

Esses pais certamente têm uma série de novos problemas que precisam de uma solução. Dezenas de milhões de trabalhadores foram demitidos. O que preencherá os vazios em 2021?


Curso de Formação em Reiki - banner

Os problemas criam oportunidades, e 2020 não está faltando em problemas. Não é por acaso que empresas como Uber ou Airbnb foram fundadas e prosperaram após a última crise financeira.

Eles resolveram problemas reais (“preciso de dinheiro extra”) e tornaram a vida mais fácil (“quero uma opção mais barata e fácil”) na hora certa.

 

2. Contratação durante uma recessão

Encontrar ótimos funcionários historicamente tem sido um dos maiores gargalos das startups. Aqui está o maior motivo para iniciar uma empresa em 2020: pela primeira vez nos últimos cinco anos, você terá acesso a um conjunto abundante de talentos incríveis.

Em 2019, as empresas tiveram que se virar para atrair grandes pessoas.

Funcionários de destaque foram estragados por ofertas de caça ilegal de empresas concorrentes. Isso impulsionou o aumento dos níveis salariais e a frequência de procura de emprego.

Hoje, a pandemia forçou milhões de funcionários qualificados e trabalhadores a serem dispensados por suas empresas. Alguns deles – talvez você entre eles – resolverão o problema por conta própria e criarão uma startup.

 

3. Encontrar financiamento

Os investidores de risco e os investidores anjos ainda estão aqui e ainda têm dinheiro para investir. Sem dúvida, será mais difícil arrecadar fundos em 2020 em comparação a 2019.

Menos financiamento significa que a qualidade do empreendedorismo aumentará novamente. Menos dinheiro circulando obrigará todos a trabalhar mais e a melhorar.

Empresas potencialmente boas, como a WeWork, estão enfrentando problemas.

Use essa escassez temporária de capital a seu favor.

 

4. Encontrar e prospectar clientes

Como fundador, seu trabalho no primeiro ano é construir algo que 100 pessoas amam, em vez de algo que 10.000 pessoas gostam.

Se você fizer um excelente trabalho criando algo valioso, encontrará essas 100 pessoas, não importa se for o ano de 2020, 2009 ou 2001.

Esse é o primeiro estágio da maioria das startups e, durante esse estágio, o ambiente macroeconômico apenas não importa tanto. Levará facilmente um ou dois anos até que você realmente entenda o ajuste do mercado do produto.

Aproveite também os baixos preços de publicidade e anúncios online. Se você realmente oferece algo que as pessoas precisam, agora é a melhor hora para atrair usuários de forma barata.

Com os orçamentos de marketing digital reduzidos a quase zero em muitos casos, você poderá comprar anúncios a baixos preços, especialmente em canais digitais.

 

Montar um negócio durante a crise é para verdadeiros empreendedores

Os próximos dois anos em um ambiente de crise serão o seu treinamento. As vendas que você fizer serão as mais difíceis da sua vida.

A captação de recursos será lenta e complicada, principalmente se você for o primeiro fundador. Você terá dificuldades incomuns. Mas esse tipo de cicatriz o tornará ótimo no futuro.

Caçadores de fortunas que estão apenas no jogo por dinheiro fácil provavelmente sairão de cena durante esta crise. Mas empreendedores reais entrarão na arena e permanecerão por aí.

O empreendedorismo é sempre um jogo difícil, com recursos limitados, não importa quando você começa.

Sobre o Autor: Lucas Widmar é estudante de Direito, Investigação Forense e Perícia Criminal. Escritor de romances via amazon e atuante no mercado de Marketing Digital. Procura trazer sempre conteúdos voltados para direito, negócios e marketing.


Curso de Psicanálise

Deixe Seu Comentário