Definição e aplicação prática dos conceitos de missão, visão e valores, fundamentais como base de um planejamento estratégico.
Para compreendermos os processos de planejamento da estratégia e do marketing, os elementos de missão, visão e valores constituem a base. A partir daí, podemos partir para a identificação do modelo completo de negócio, o estudo do mercado e sua segmentação, bem como definir um mix de marketing composto por produto, preço, praça e promoção.
Outrossim, obter um objetivo possível, ajustar estrategicamente as habilidades e recursos de uma organização e suas oportunidades é o que, segundo Kotler, é chamado de Planejamento Estratégico. Por isso, é um “mapa” onde se encontra todo o desenvolvimento e a vida da organização, desde sua missão até a implantação da estratégia nos níveis tático e operacional.
Por isso, para entendermos com maior clareza, vamos seguir passo a passo itens que representam coerentemente os processos do Planejamento Estratégico, cujo são: Missão, Visão e Valores.
1. Missão
Todo indivíduo possui uma missão. Missão não é nada mais que um dever, uma tarefa que nos é dada da qual temos que decifrar ou desenvolver a fim de executar determinado serviço. Assim, aplicando o termo nos estudos de Planejamento Estratégico e de Processos de Marketing, temos “missão” como uma declaração de princípios que elucidam a razão de um ser de um empreendimento que procura obter resultados concretos de:
-
Qual é o nosso negócio?
Pensar e direcionar idéias nem sempre é fácil a ponto de elaborar uma imagem e colocá-la no papel. Quando uma organização ganha vida, ou seja, ganha objetividade, é imprescindível que se saiba com qual material se trabalha e o real motivo da existência da organização. Ademais, suas ações são mais coerentes quando você sabe definir, em uma frase, qual é a razão de ser de um negócio.
-
Quem é o nosso cliente?
Toda organização, após ter um conceito, precisa saber quais são e o que querem seus clientes. Para isso, deve ser feita uma pesquisa de mercado, que conclua sobre o tipo de cliente ou consumidor que se deseja atingir. Ou seja, qual o grupo no mercado é interessante participar e contribuir com o desenvolvimento vital da organização?
-
O que é importante para o cliente?
O que pode ser de suma importância para mim, pode não ser para você. A empresa deve colocar-se no lugar do cliente, identificar quais os atributos de valor chamarão a atenção do cliente e farão com que ele se volte para a nossa empresa, em vez das concorrentes. Portanto, as valorações de importância (os atributos de valor) são distintas para cada ramo, ou seja, para cada consumidor. E a organização precisa, mais do que nunca, agregar produtos e serviços que atraiam e conservem seus clientes. A missão deve, assim, detalhar qual o tipo de clientes, quais benefícios esses clientes terão, imaginando a conservação deste cliente no longo prazo, por meio de um bom relacionamento.
Exemplos de Missão
Missão da Fiat
Um exemplo construtivo para ilustrar o significado de missão empresarial é a forma em que a Fiat trabalha. A Fiat é uma montadora italiana de carros, que no Brasil possui fábrica em Minas Gerais. Além disso, essa indústria declara que sua missão é “produzir automóveis e novas tecnologias do mercado automobilístico que as pessoas desejam comprar e tenham orgulho de possuir”. Observe que a perspectiva (ponto de vista) do cliente foi considerada.
FORMAÇÃO COMPLETA EM PSICANÁLISE
Seja Psicanalista. Curso 100% Online. Habilita a Atuar. Teoria, Supervisão e Análise. SAIBA MAISMissão da Sony
A missão declarada pela Sony é “Produzir e comercializar produtos eletroeletrônicos e similares com alto padrão em tecnologia e inovação para os seus clientes. Assim, sempre mantendo a qualidade e versatilidade em seus produtos”.
2. Visão
A visão é a forma como a empresa pretende ser reconhecida no futuro. Pois quando nasce uma organização, nasce também um conjunto de planejamentos que farão com que os planos que ela consiste sejam reais e funcionais. Ao declarar sua visão, a empresa faz uma descrição do futuro desejado para ela. Aonde ela quer chegar? Quais meios ela pretende atingir? Assim, a visão precisa ser prática e estar dentro do campo de visão da empresa, ou seja, os objetivos precisam ser visíveis e alcançáveis.
Entendemos por visão:
- Uma projeção de Oportunidades Futuras que pretendemos aproveitar;
- A resposta sobre o ponto a que a empresa deseja alcançar;
- Uma declaração sobre o objetivo principal da empresa no longo prazo;
- Um norte que permitirá ao planejamento estratégico traçar objetivos de médio prazo, para que a visão seja alcançada;
- Um dado a ser revisto periodicamente, pois a visão é mutante, pode mudar de acordo com inúmeros fatores que levam a empresa a se portar com estratégias distintas.
Exemplos de Visão
Apple
Essa grande companhia internacional visa “mudar o mundo através da tecnologia”.
O Boticário
Sua visão é “Ser a empresa que melhor atende e satisfaz as necessidades de produto, serviço e auto-realização de seus clientes”.
3. Valores
Você possui valores? Quais são os seus valores? Alguma vez já se fez essas perguntas? A noção de valores, para as empresas, é similar à noção de valores para pessoas físicas. Portanto, valores são princípios de comportamento (uma ética), que ligam nossas emoções, comportamentos, atitudes e decisões. Assim, as organizações precisam possuir valores, que as direcionem a agir em qualquer contexto. E é através deste meio que os colaboradores envolvidos serão beneficiados e que a empresa ganhará o respeito do público consumidor.
Dentro da noção de valores, temos:
- Uma ideia de postura e atitude das pessoas, representando uma linha de conduta compartilhada pela organização;
- Os valorem resistem ao tempo e não podem ser desprezados em benefício de uma “vantagem” em um determinado momento;
- Devem ser independentes do ramo de atividade exercida;
- Devem ser coerentes com a identidade da empresa.
Por fim, um exemplo simples de valores organizacional é o que a ABN-AMRO Bank traduz: Integridade, respeito, trabalho em equipe, profissionalismo, investimento profissional e ética.
Conclusão: Missão, Visão e Valores
Em síntese, podemos assim definir:
- Missão: como a empresa é hoje? qual sua razão de ser? como ela é vista pelos clientes?
- Visão: como a empresa deseja ser no futuro? qual o macro-objetivo que fará com que a empresa seja diferente de todas as outras, no futuro? como esta visão contempla a satisfação dos clientes?
- Valores: quais os princípios morais e técnicos que regem a empresa e seus colaboradores, em todos os seus processos internos e na relação com fornecedores, clientes e demais stakeholders?
Gostou do artigo? Então continue acompanhando nosso blog! Pois toda semana nós trazemos algum conteúdo incrível que irá te ajudar a alavancar o seu negócio! Quer aumentar sua abrangência profissional e ajudar seus funcionários? Então se inscreva agora no nosso curso de Constelação Familiar. Com ele, você estará apto a clinicar e ajudar a melhorar a vida e a relação de seus colaboradores!
