Como medir resultados na sua empresa? 5 dicas - Negócios e Carreiras

Como medir resultados na sua empresa? 5 dicas

Podemos dizer sem medo de errar que todo empreendedor visa o sucesso de seu negócio. Afinal, quem colocaria o seu dinheiro em jogo sem esperar receber o retorno do seu investimento? É difícil imaginar essa possibilidade. Tendo isso em vista, se você tem um negócio, busque medir resultados da sua empresa com regularidade.

Para quê medir resultados?

Dizemos isso porque sabemos que muitas pessoas abrem o seu negócio sonhando com o momento em que ele será bem-sucedido. Fazer isso certamente não é um erro. Porém, é necessário se preocupar com o processo de crescimento da sua empresa também. Existe uma caminhada que você precisará trilhar até o sucesso, que não é fácil.

Tendo isso em vista, nós vamos te mostrar neste artigo como monitorar o desempenho de sua empresa com constância. Assim você fará com que ela cresça progressivamente e chegue no patamar que você deseja. Fique atento, portanto, às nossas cinco dicas e preste bastante atenção à importância de cada uma delas.

Cinco dicas de como medir resultados de seu empreendimento

Para facilitar a compreensão desse processo de medir resultados, nós iremos ilustrá-lo com uma viagem de carro. Provavelmente você já deve ter passado por essa experiência, o que fará com que você entenda as nossas cinco dicas sem nenhum problema. Vamos então à nossa primeira etapa da viagem: definir o seu destino.


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É necessário definir objetivos

Sair de casa com um carro sem saber o destino de sua viagem é uma loucura, certo? Afinal, você não sabe de quanta gasolina você vai precisar, quanto dinheiro terá que levar, quanto tempo você precisará ficar dirigindo, etc. Além disso, você também não sabe por qual caminho seguir nem tem ideia se o destino é realmente bom.

Por essa razão, essa não é uma viagem prazerosa e divertida. Isso porque ela envolve muito medo e apreensão. Ainda assim, essa é a forma escolhida por muitas pessoas para gerenciar a sua empresa. Isso porque elas não estabelecem objetivos para o seu negócio e, quando o fazem, não os definem de forma clara.

Esse é um grande problema porque você terá uma grande dificuldade de chegar no sucesso dessa forma. O segredo para ser bem-sucedido é o planejamento. Então defina, em primeiro lugar, o que você espera do seu negócio. Além disso, estabeleça o que você espera da sua equipe e de cada departamento da sua empresa. Se você não fizer essas coisas, não conseguirá medir seus resultados já que que você sequer sabe onde você gostaria de chegar.

É necessário traçar um trajeto

Agora que você já definiu o destino da sua viagem, você terá condições de acessar o GPS para entender qual será o trajeto dela. Afinal não basta saber que você quer ir para Copacabana. Você também precisa saber o caminho. Até dá para chegar lá sem essa informação, mas você demorará mais para isso e também terá um custo muito maior.

Da mesma forma, é possível atingir os objetivos da empresa sem detalhar de antemão o processo pela qual ela precisará passar. No entanto, será muito mais difícil. Você acabará gastando muito mais tempo e dinheiro para fazer com que o seu empreendimento tenha os resultados que você espera.

Assim sendo, é fundamental que você trace pequenas metas que levarão a sua empresa a atingir os seus objetivos. Seja bastante claro nessa etapa (assim como você seria ao anotar as informações sobre o trajeto da sua viagem). Estipule o que cada parte da sua equipe terá que fazer e também defina o tempo de cada processo.No futuro, você verá que todo esse planejamento facilitará o momento de analisar os resultados do seu negócio.

É necessário avaliar se o planejamento está dando certo

Nós sentimos uma paz de espírito enorme quando vemos que o ponto de referência apontado no mapa realmente está no caminho que estamos trilhando. Isso porque nós sabemos que estamos seguindo o trajeto da forma correta. Da mesma forma, é muito bom quando nós percebemos que a empresa está seguindo o planejamento e está tendo os resultados esperados.

É por essa razão que é importante seguir os passos anteriores. Sem objetivos e metas, não é possível analisar resultados. Para definir o que será feito na etapa de avaliação, você precisa ter em mente o seu planejamento. Isso porque cada objetivo exigirá o uso de uma métrica diferente.

Vale mencionar que essa etapa não deve ser feita apenas depois que você terminar as ações de sua empresa. Esse monitoramento deve ser feito com constância durante a execução do seu planejamento. Só assim você conseguirá entender o que fazer para manter a sua empresa em um crescimento constante.



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É necessário ajustar o planejamento

Também é necessário considerar o momento em que o planejamento dá errado. No caso da viagem, é aquela hora em que você percebe que não está vendo nada do que está no mapa à sua frente. Nesse momento, você faz o possível para encontrar o caminho certo. Um aplicativo de GPS geralmente recalcula a rota para você e você passa a dirigir por outro trajeto.

Imaginamos que você não veja essa mudança de caminho como um problema, já que o seu destino final permanece sendo o mesmo. Assim sendo, você tem consciência de que é necessário fazer mudanças para não continuar perdido.

Podemos dizer a mesma coisa com relação ao desempenho de sua empresa. Se você perceber que ela não está alcançando os resultados esperados, sempre é tempo de fazer um novo planejamento. Você precisará entender o que deve ser ajustado e, em seguida, orientar a sua equipe para seguir o novo direcionamento.

É necessário registrar esse processo

Tendo dito isso, agora é necessário seguir para a última dica: é fundamental que você registre todo o processo de monitoração dos resultados de sua empresa. Faça isso independentemente dos resultados que ela tiver, deixando documentadas todas as etapas que apontamos aqui. Especifique tudo que aconteceu desde o planejamento até as “mudanças de trajeto”.

Essa fase não deve ser negligenciada porque esse relatório irá te ajudar a elaborar os planejamentos futuros. A partir dos seus registros, você terá consciência de como manter o que está bom e também de como mudar as estratégias que não deram certo.

Considerações finais

Nós esperamos ter esclarecido os passos que você precisa seguir para avaliar o desempenho da sua empresa. Agora que você sabe quais são as nossas cinco dicas para medir resultados, não deixe de segui-las para aumentar as chances de sua empresa crescer e ser bem-sucedida no mercado.


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Não deixe de comentar se você acha que as nossas sugestões vão te ajudar no processo de medir resultados do seu empreendimento. Além disso, continue acompanhando os outros artigos do nosso Negócios e Carreiras!


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