Marketing odontológico: como atrair pacientes?

Durante a graduação do curso de odontologia, os alunos não recebem a devida instrução relacionada a gestão das clínicas e na atração de novos pacientes.

Essa falta de conhecimento traz uma grande dificuldade para o dentista que deseja abrir o seu próprio consultório, pois não basta apenas conhecer os seus serviços, mas também encontrar formas de aumentar o número de pacientes.

E para piorar, 43% dos dentistas trabalham sozinhos, de acordo com dados do Conselho Federal de Odontologia (CFO).

Para ajudar esses dentistas que estão com dificuldades na captação de pacientes, a tecnologia pode ser uma aliada, graças ao marketing odontológico.


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E então veja nesse conteúdo como o marketing digital será fundamental para a sua clínica de odontologia.

 

Por que o dentista deve investir em marketing digital?

O marketing digital é um conjunto de ações para divulgar produtos e serviços pela internet. Isso não restringe apenas aos sites de vendas, como também os buscadores virtuais e as redes sociais.

Investir em marketing odontológico é estar atento às mudanças do mercado, pois os clientes buscam por um determinado produto antes de comprá-lo.

Isso também vale aos serviços de dentista. Muitas pessoas buscam o consultório mais próximo de casa pela internet e escolhe a melhor opção de acordo com a facilidade a boa avaliação dos pacientes.

Por esse motivo, estar na internet é sinônimo de visibilidade para a sua clínica odontológica conseguir novos pacientes e ter mais recursos para seguir no mercado.

O primeiro passo para atrair novos pacientes é conhecendo bem o seu perfil de cliente. E a persona pode ser uma ajuda.

A persona é um personagem fictício que representa as características do seu paciente ideal. Essas características podem ser baseadas em dados reais como idade, ocupação, renda, localização, entre outras informações.

Além da busca da persona, é necessário seguir outras etapas para atrair pacientes com marketing odontológico, como:



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1. Jornada de compra

Após entender o perfil de paciente para o seu consultório odontológico, é necessário conhecer a jornada de compra desse cliente.

Jornada de compra é o processo que ele segue antes de comprar determinado produto, ou serviço de uma empresa.

Esse processo é tomado por três fatores:

1- descoberta, quando o paciente descobre a necessidade de receber algum tratamento, como clareamento dental

2 – Consideração, a hora que o cliente conhece o problema e busca uma solução.

3 – Decisão, momento em que o paciente está pronto para resolver o seu problema e está a procura de uma empresa para comprar sua solução.


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Para um dentista conseguir encontrar o paciente ideal, é necessário entender esses fatores e saber o momento certo de oferecer o seu tratamento.

2. Produção de conteúdo

Como os potenciais clientes buscam por informações antes de adquirir um determinado serviço dental, não basta oferecer os seus tratamentos. O dentista precisa ser uma autoridade no assunto.

Para ser uma autoridade no mercado e superar a concorrência é preciso produzir conteúdos de alta qualidade e valor.

Crie materiais ricos para educar o paciente sobre a necessidade de recorrer a um tratamento, seja de prevenção, ou de recuperação de um problema bucal.

Esses conteúdos podem ser produzidos em texto, vídeo, em formato de podcast, imagens ilustrativas, infográficos, e-books, entre outros formatos.

Você pode publicar esses materiais no seu blog, ou nas redes sociais, ambientes muito atraentes para pessoas que buscam por um tratamento dentário.

Assim, os pacientes vão interagir com você, já que o usuário te considera um especialista no assunto, fator determinante na decisão de compra do paciente.

3. Faça pesquisas de satisfação

Como dito no início do texto, a avaliação dos dentistas feita pelos pacientes é algo crucial para gerar interesse de novos clientes.

Por isso, invista em pesquisas de avaliação após os tratamentos. Isso vai abrir espaço para os pacientes opinarem sobre os seus serviços e possivelmente vai te recomendar para parentes e amigos.

Aliás, o marketing boca a boca é ótimo para clínicas odontológicas que abriram recentemente, gerando uma base de clientes que permite o dentista ter os recursos necessários para investir em novas formas de captação.

Você pode sugerir que o paciente lhe dê uma nota de 0 a 10, e após a avaliação, entregue um cartão de visita com o telefone e as redes sociais do dentista.

4. Use a tecnologia para administrar o seu consultório

Por mais que você adote essas estratégias de captação de clientes, é muito mais difícil administrar tantas informações sem utilizar a tecnologia.

Isso porque todos os dados dos pacientes estão em papel, ou em planilhas simples de Excel que são atualizadas e analisadas manualmente. Esse fator pode ser problemático, pois alguns erros e gargalos podem acontecer.

E para ter mais qualidade na gestão do seu consultório, utilize um software de gestão, pois ele ajuda a coletar, armazenar e analisar todos os dados no mesmo local.

Com os softwares de gestão, todos os cálculos e localização de itens, características de tratamento e tipo de cliente, sendo avulso, ou parceiro de um convênio odontológico.

Dessa forma, será possível o dentista ter mais tempo para se concentrar na atividade de dentista. Portanto, escolha o melhor software odontológico para administrar o seu consultório.

 

Conquiste mais pacientes com marketing digital

Os dentistas que saem da faculdade de odontologia tem muitas dificuldades em abrir um consultório odontológico, pois eles não foram instruídos sobre gestão de clínicas e captação de pacientes.

Mas a tecnologia pode ser uma grande aliada neste processo. Estar na internet é sinônimo de visibilidade para o público.

Entretanto, só isso não basta. É preciso investir em estratégias de marketing digital para se destacar da concorrência e aumentar a carteira de clientes.

Conheça o mercado com detalhes para atrair o cliente certo, produza conteúdos de alta qualidade para atrair esse público e ser reconhecido como um especialista no assunto.

Além disso, use a pesquisa de satisfação ao seu favor, assim o paciente dará um feedback dos seus serviços e vai te ajudar no marketing boca a boca, muito eficiente para dentistas iniciantes.

E use a tecnologia ao seu favor. Com todas essas estratégias registradas digitalmente com softwares de gestão, será possível ter o acesso fácil e rápido das informações, melhorando as tomadas de decisão do seu consultório.

Portanto, adote essas estratégias para se destacar no mercado e superar a concorrência.

Esse artigo foi escrito por Mateus Portela, Líder de Marketing do Consulta Ideal.


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Mateus Portela

Sou Mateus Portela, líder de marketing do Clínica Ideal, uma plataforma completa de Gestão e Marketing odontológico que já está presente em mais de 400 consultórios pelo Brasil. Meu objetivo é produzir conteúdos de marketing na odontologia.

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