livros de investimento

10 livros de investimento que você precisa conhecer

Posted by

Administrar o próprio dinheiro parece ser um exercício oneroso para aqueles sem muita experiência. Acontece que com as ferramentas certas, você pode trabalhar o seu patrimônio e obter uma estrutura financeira consistente ao longo do tempo. Para te ajudar nisso, confira uma lista com 10 dos melhores livros de investimento disponíveis no mercado.

“O investidor inteligente”, Benjamin Grahan

O investidor inteligente é descrito como um dos melhores livros de investimento já escritos. Isso porque a obra ajuda os investidores a não cair em erros substanciais que comprometem qualquer aposta financeira. Ademais, a obra também mostra como fazer estratégias de investimento a longo prazo.

Mesmo com tantas evoluções de mercado, a obra permanece como um marco referencial pra quem quer trabalhar melhor com dinheiro. Por causa das flutuações constantes e inevitáveis da bolsa de valores, o livro se mantém válido e sadio para aprendizado profundo.

“O homem mais rico da Babilônia”, George S. Clason

Para quem busca resolver problemas financeiros e multiplicar dinheiro, George S. Clason tem uma resposta produtiva. Graças a ele, temos um dos melhores livros de investimento repleto de lições valiosas sobre finanças.


Curso de Constelação Familiar e Sistêmica

Clason utiliza técnicas praticadas pelos babilônicos, residentes da cidade mais rica tempos atrás. Com isso, nos ajuda a trabalhar:

A falta de dinheiro

O livro aplica lições consistentes de como podemos evitar a falta de dinheiro. O melhor de tudo é que se tratam de lições atuais que correspondem diretamente ao cenário financeiro em que vivemos.

Evitar o desperdício

Clason é incisivo na questão do desperdício, algo bastante comum em épocas prósperas. Por meio dele entendemos o valor de economizar quando o momento for positivo para enfrentarmos momentos de crises.

Utilizar o tempo para captar informação

Um erro bastante comum das pessoas é procurar apenas por lucro, e não por informação. De que adianta ter um caminho ao dinheiro se você não souber como administrá-lo?



FORMAÇÃO COMPLETA EM PSICANÁLISE
Seja Psicanalista. Curso 100% Online. Habilita a Atuar. Teoria, Supervisão e Análise. SAIBA MAIS



Isso inclui pensar no futuro, gerando renda a longo prazo, além ser pontual com dívidas, evitando deixar de pagá-las quando depois de seu vencimento.

“Investindo em ações no longo prazo: O guia indispensável do investidor do mercado financeiro”, Jeremy J. Siegel

O professor de finanças de uma das mais famosas universidades da Pensilvânia dá uma análise completa sobre o cenário econômico americano. Siegel responde com segurança perguntas importantes à transformação do mercado de investimentos. Desse modo, conseguiu colocar seu nome no cenário de livros de investimento enriquecedores da lista.

Por meio da obra, investidores e consultores entendem com clareza o que movimenta o cenário econômico atual. O melhor de tudo é que, apesar de ser bastante rico, esse material é uma síntese bem construída. Com os conhecimentos adquiridos, você poderá elaborar uma carteira financeira de longo prazo e muito lucrativa.

“Pai rico o guia de investimentos”, Robert Kiyosaki

Nos livros de investimento, trazemos um que aborda duas realidades assombrosas: o de não ter dinheiro e ter dinheiro demais. Muitas pessoas acreditam que quando tiverem dinheiro, poderão se livrar dos problemas financeiros. Todavia, ter mais dinheiro do que antes não significa necessariamente ter paz financeira.

Além de aprender a lidar com momentos de insuficiência financeira, aprenderá a ganhar e investir. Sem contar que poderá levantar respostas sadias para questionamentos, como:

  • Onde posso investir o dinheiro que tenho?
  • Posso ganhar mais dinheiro sem ter dinheiro?
  • Como investir sem muitos riscos?

“Antifrágil: Coisas que se beneficiam com o caos”, Nassim Nicholas Taleb

Em palavras mais rudes, Taleb mostra que o seguro morreu de velho, falando da vantagem das pessoas preparadas. Em momentos de incerteza, quem se preparou estrategicamente tem muito mais segurança financeira em qualquer situação. Nesse caminho, o autor nos mostra que podemos construir coisas resistentes e nos tornamos antifrágeis.

Sem contar que o livro aborda análises e levanta o valor da tentativa e do erro como forma de aprendizado. Além disso, inclui decisões importantes que podem mudar o rumo de sua vida. Nisso se inclui finanças pessoais, sistema econômico, cenário político, planejamento urbano, entre outros.


Curso de Formação em Reiki - banner

“Faça fortunas com ações, antes que seja tarde”, Décio Bazin

Décio Bazin é um investidor experiente e usou de seus conhecimentos para montar um trabalho único. A metodologia criada por ele ganhou o nome de “método Bazin”. Com isso, entre os livros de investimento, temos um projeto embasado com passos realmente aplicáveis e com retorno.

Bazin te ajuda a fazer avaliações metodológicas sobre investimentos, mas sem que se apegue à retórica. Isso inclui o desprendimento de teorias mirabolantes, fazendo com que avalie resultados que te mostrem opções vantajosas ou não.

“Investimentos”, Mauro Halfeld

O experiente Mauro Halfeld mostra as dificuldades em administrar o dinheiro e como fazê-lo multiplicar com o passar do tempo. Mesmo que ganhar dinheiro não seja tarefa fácil, Mauro é didático trabalhando temas de interesse aos investidores. Por exemplo, se constrói uma conversa esclarecedora sobre orçamento pessoal, compra de imóveis e investimentos.

Além do livro, acompanhar a coluna do autor na CBN é um investimento a mais. Você pode conseguir recomendações de como pode usar melhor o seu dinheiro e seu tempo ao seu favor. Sem contar nas análises de mercado e qual o caminho o seu dinheiro tem percorrido nos últimos tempos.

“Fora da curva. Os segredos dos grandes investidores do Brasil e o que você pode aprender com eles”, Diversos autores

A obra foi organizada por Florian Bartunek, investidor, Giuliana Napolitano, jornalista, e Pierre Moreau, advogado e sócio da casa do saber. Em suma, conta com depoimentos de diversos investidores brasileiros sobre o mundo das finanças. O conhecimento pluralizado aqui acaba por criar uma dinâmica narrativa e enriquecedora aos investimentos.

Fazendo a soma, esse grupo é responsável pela administração de 80 bilhões de reais. Embora não concedam entrevistas, entraram em comum acordo para preparar esse material. O resultado é a entrega de lições construídas em cima de histórias de carreiras muito úteis ao mundo do investimento.

“Valuation. Como precificar ações”, Alexandre Póvoa

Para muitos investidores é uma tarefa cansativa precificar o preço das ações disponíveis no mercado. Todavia, este livro utiliza de diversos exemplos práticos para explicar conceitos rigorosos, mas de possível alcance. Póvoa trabalha muito bem a teoria de valuation e transporta ela ao mercado brasileiro, trabalhando temas polêmicos.

A leitura progressiva destrincha as opções utilizadas por analistas experientes no setor de investimentos. Isso ajuda na explicação de como precificar ativos e fazer a decisão correta de compra e venda. Ainda que você seja um iniciante, a leitura é amplamente recomendada.

“Análise fundamentalista: Como obter uma performance superior e consistente no mercado de ações”, José Kobori

Para encerrar a lista de livros de investimento, José Kobori exibe métodos básicos usados na análise fundamentalista. O ensinamento aqui se fixa na ideia da capacidade de um empreendimento em dar lucro no futuro. Ademais, é necessário considerar que um ativo que não dá receitas ou administra mal as despesas não vale a pena.

Assim que determinar o valor de uma empresa, seu investimento será mais consistente e com retorno alto. O objetivo deste trabalho é simplesmente explicar conceitos de finanças didaticamente. Por causa disso se torna uma excelente aposta a quem está começando na área e a lidar com ideias abrangentes.

Considerações finais sobre livros de investimento

Os livros de investimento acima listados influenciaram em algum nível a escolha de nossa equipe. Isso porque o rico material contido em cada obra vai muito além das páginas, sendo de aplicação muito fácil. Desse modo, qualquer pessoa com vontade de investir tem perfeitas condições de estudar o material em campo real.

Cabe ressaltar que o material serve de direcionamento ao mercado de investimentos. Assim, você precisa se atualizar constantemente para que sua abordagem não se torne obsoleta e traga qualquer prejuízo. Além do conhecimento em si, a forma como o utiliza é o que fará a diferença.

Para complementar seu crescimento, não deixe de acompanhar o blog Negócios e Carreiras. Por meio dele, você tem em primeira mão os assuntos mais relevantes para que possa expandir o campo financeiro de sua vida. Os livros de investimento aliados às nossas dicas te transformarão em um investidor perspicaz.


Curso de Psicanálise

Deixe Seu Comentário