9 livros de economia que podem ajudar na sua empresa

O cenário econômico de uma nação afeta todos os setores da vida, incluindo os pessoais. Por isso que fazer a boa gestão econômica de uma empresa ajuda a deixar o cenário mais receptivo e confortável ao gerenciamento. Confira uma lista com 9 livros de economia que ajudarão sua empresa a dar um salto.

“Teoria do desenvolvimento econômico”, Joseph A. Schunpeter

Começamos nossa lista de livros de economia com uma das maiores referências do ramo. O livro concentra as principais teses que Schunpeter levantou a cerca do mundo dos negócios. Assim, por meio dele fica mais acessível compreender a dinâmica econômica do Capitalismo e como trabalhar a economia empresarial.

O autor se utiliza de teorias complementares, mas eficazes, como a Teoria do equilíbrio. Isso acaba servindo de estruturação para defender seu ponto de vista e ajudar na construção do material. É um verdadeira lição de como lidar com os aspectos empresariais no mundo moderno.

“Dar e Receber: Uma Abordagem Revolucionária Sobre Sucesso, Generosidade e Influência”, Adam Grant

Atualmente, nos pautamos na economia do conhecimento e coisas que eram úteis no passado não possuem tanta relevância atualmente. A exemplo, o individualismo, dedicação e mesmo o talento não se fazem mais suficientes para garantir o sucesso. Assim sendo, é preciso ir além, de modo a fazer novas conexões internas e externas de pessoas com o trabalho.



Curso de Constelação Familiar e Sistêmica

Dessa forma, a interdependência entre pessoas e generosidade no ambiente laboral ajudam no sucesso profissional e pessoal. Adam supervaloriza a construção de relacionamentos dentro e fora do trabalho. Consequentemente, o grupo se torna melhor, maior e benéfico a quem participa dele.

“Rethinking strategy for criative industries: Innovation and interaction”, Milan Todorovic e Ali Bakir

Todorovic e Bakir nos ajudam a entender melhor a dinâmica da economia criativa. Por meio de entrevistas, pesquisas e estudos de caso, a obra mostra o caminho fluido adotado pelo novos empresários. Isso é uma forma de reinvenção e escape das tradicionais teorias da economia.

O livro nos mostra que há bastante fusão entre modelos e métodos e o nascimento constante de novos nichos de mercado. A ideia é mostrar que a parte tradicional de criação e consumo perdeu fronteiras. Assim, unindo novas estruturas de negócio convergentes se abre espaço ao novo e eficaz.

“A riqueza das nações”, Adam Smith

Para quem é empreendedor e ama leitura, certamente já ouviu falar de A riqueza das nações. O livro detalha muito bem a estrutura de uma empresa e deixa claro alguns temas pertinentes, como:

Divisão do trabalho

As competências pessoais de cada indivíduo são os maiores motores para as funções que eles exercem dentro da empresa. Por isso que uma análise detalhada de como o trabalho é distribuído no local foi construída e muito bem estruturada.

Desigualdades

O que leva uma pessoa a ter tanto enquanto outras se mostram bem abaixo em relação a amparo? Mesmo dentro de uma empresa, a desigualdade acaba por atingir uma parte considerável dos funcionários. Na obra, esse tipo de situação é estudada até a sua raiz.

Salários

Um tema sensível em qualquer época não deixa de ser pertinente aqui. De que forma é definido o valor de um profissional e quais motivos levam à desigualdade financeira no mercado?

“Uma breve teoria do poder”, Ives Gandra da Silva Martins

Um dos livros de economia da lista mira numa questão da ciência política em relação ao poder. Por meio da realidade brasileira, Gandra fala abertamente dos mais poderosos e expõe uma tendência desse grupo. Aconteça o que acontecer, a única preocupação deles é manter suas poses de comando sobre todos os outros.

As condições econômicas, culturais ou morais da sociedade podem ser variáveis, mas as suas influências não. Ademais, quem vem a público em favor da coletividade estaria despistando os outros. É uma forma de camuflar suas reais intenções e continuar a exercer o poder em benefício pessoal.



FORMAÇÃO COMPLETA EM PSICANÁLISE
Seja Psicanalista. Curso 100% Online. Habilita a Atuar. Teoria, Supervisão e Análise. SAIBA MAIS



“Teoria microeconômica”, Mario Henrique Simonsen

Teoria microeconômica é um dos livros de economia referenciais a quem quer se aprofundar na área. Bem estruturado, vai de assuntos mais estruturais até teorias mais complexas que podem mudar a cara do seu negócio. Nesse contexto, o melhor é que o conhecimento é facilmente aplicado, de modo que possa implementar em sua empresa.

Por exemplo, citamos a teoria do consumidor, teoria da produção, equilíbrio geral em economia de trocas e progresso tecnológico. Note que se tratam de trilham importantes a serem avaliadas e que não merecem descarte. O livro custa na faixa de R$9,00 e pode ser encontrado nas principais lojas virtuais do Brasil.

“Cartas a um jovem economista”, Gustavo H. B. Franco

O autor compartilhas suas experiências pessoais na forma de cartas, o que por si só é bem interessante. Tudo transita entre teoria e história, de modo que a própria obra se justifique com exemplos reais. Aos jovens economistas, é uma revitalização da própria participação no setor como profissional e pessoa.

Gustavo H. B. Franco supervaloriza a importância da honestidade comercial, algo delicado de sentir em alguns mercados. Ademais, propõe coerência nos negócios, senso de propósito e integridade trabalhista, financeira e humana. Preservar o que se tem, tentar melhorá-lo e fazer isso de modo límpido.

“Complacência: Entenda por que o Brasil cresce menos do que pode”, Fábio Giambiagi e Alexandre Schwartsman

Fábio e Alexandre são bastante duros quanto ao comportamento do Governo em relação à sustentabilidade do país. Assim sendo, por isso que explicam bem e com detalhes os caminhos destrutivos que servem de freio ao progresso do Brasil. A principal é o crescimento feito sob as medidas governamentais de estímulo que acabam se esgotando rapidamente.

Com isso, apontam uma necessidade de movimentos mais sólidos para se desenvolver a educação. São exemplos os investimentos na infraestrutura, aumento de indicadores de produtividade e poupança doméstica. Dessa forma, é essa a amostra do Brasil que temos e do que precisamos alcançar.

“Rápido e devagar”, Daniel Kahneman

Para encerrar a lista de livros de economia, trazemos um ganhador do Prêmio Nobel, Daniel Kahneman. Usando de toda a sua sabedoria, Daniel nos ensina duas formas de pensar para lidar com a economia de um negócio:

Pensamento rápido

Segundo ele, aqui somos e precisamos ser mais intuitivos e emocionais, quase que como instinto. Assim, com o tempo desenvolvemos uma tendência natural de nos inclinar a determinada direção com base em nossa experiência. O pensamento rápido detectaria saídas, encontros e soluções mais rapidamente.

Pensamento devagar

Este seria o pensamento mais ponderado e lógico, estudando todas as variáveis possíveis. A persuasão pode construir a palavra decisiva com base em um criterioso argumento. Nesse contexto, Daniel ensina a utilizar muito bem as duas formas e ser prospero com isso.

Considerações finais sobre livros de economia

Os livros de economia da lista têm o poder de transformar a sua percepção sobre o negócio. Assim, de modo prático, mostram as nuances e estruturas dos componentes que afetam o sucesso de um sistema. Ainda que alguns sejam mais complexos, com o tempo, toda a tese defendida se mostra honesta e justificada.

O melhor é que quase todos possuem um valor acessível. Dessa forma, você tem alcance fácil a um conteúdo enriquecedor à sua própria empresa. Confie em que sabe e transforme sua perspectiva sobre a economia.

Para mais dicas como essa, não esqueça de acompanhar o blog Negócios e Carreiras ativando as notificações. Sempre trabalhamos com conteúdo agregador e que apoia quem deseja empreender e prosperar. Os livros de economia acima foram muito bem avaliados por nossa própria equipe em diversos aspectos.


Curso de Psicanálise

Deixe seu Comentário Abaixo :)

Redação N&C

O Negócios & Carreiras é uma revista eletrônica com conteúdo de qualidade e atualizado, para desenvolvimento de pessoas e empresas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

12 − cinco =