Os 10 Melhores Livros de autoajuda para você conhecer

Independente do momento e da época, os livros de autoajuda não deixam de fazer sucesso com o público. Mas é preciso escolher bem a sua leitura para que seu tempo e experiência valem a pena. Por isso que preparamos uma lista com 10 títulos agregadores e com conteúdo extraordinário, confira!

“A sutil arte de ligar o foda-se”, Mark Ronson

Começamos a lista de livros de autoajuda com um dos títulos mais humorados que existem. A sutil arte de ligar o foda-se quebra completamente o padrão imposto por títulos mais convencionais da autoajuda. Ao invés de seguir, questiona as consequências da busca por padrões que não são reais.

Por conta da sua linguagem, acaba atraindo o mais crítico leitor, o fazendo mergulhar na proposta. Ao mesmo tempo em que se diverte, você tem acesso a profundas reflexões a respeito da vida. O melhor é que, por ser uma linguagem acessível, trata das angústias modernas com facilidade.

“Mais esperto que o diabo”, Napoleon Hill

Napoleon Hill é um veterano no trabalho com a autoajuda por meio de livros. A cada lançamento, aprimorava seu ponto de vista em relação ao crescimento humano. Este projeto, porém, foi lançado mais de 40 anos após seu falecimento por ser um tanto quanto polêmico à época.


Curso de Constelação Familiar e Sistêmica

O livro supostamente é uma entrevista de Hill com o próprio diabo, em que discutem os segredos do sucesso e superação. Nisso, são explorados os obstáculos que o ser humano passa na sua jornada de crescimento, como:

Medos

O medo é um tema recorrente no livro desde o de não alcançar o sucesso ou mesmo tentar. Hill e o “diabo” debatem a respeito do que freia o ser humano e como isso pode ser vencido.

Procrastinação

Por que deixamos para amanhã tudo o que podemos fazer hoje e atrasamos nosso sucesso? A reflexão proposta na entrevista elucida bastante os motivos de não sermos pró-ativos e o porquê de fracassarmos com isso.

Ciúmes

O apego excessivo a alguém ou algo serve de âncora que impede nossa projeção. Mais uma vez, de forma inteligente, Hill destrincha e explica melhor as origens e consequências disto.



FORMAÇÃO COMPLETA EM PSICANÁLISE
Seja Psicanalista. Curso 100% Online. Habilita a Atuar. Teoria, Supervisão e Análise. SAIBA MAIS



“Nunca foi sorte”, Adriana Sant’anna

As escritoras guardam uma infinidade criativa e condensam alguns dos melhores livros de autoajuda. É o caso de Adriana Sant’anna, que logo no primeiro livro nos indica como podemos mudar nossas vidas. Neste caminho, mostra sua própria vida como exemplo e como você pode alcançar o sucesso.

A obra mostra as dificuldades vividas de modo a inspirar o leitor a superar suas próprias. Dessa forma, conseguimos nos reinventar e adaptar a qualquer situação. Ainda que o sucesso não tenha fórmula pronta, Adriana dá dicas e ferramentas úteis a qualquer pessoa.

“Como fazer amigos e influenciar pessoas”, Carnegie

Como o título sugere, é uma obra que trabalha a respeito dos relacionamentos pessoais. A obra envelheceu muito bem aos mais de 80 anos de existência e mostrou que possui valiosas lições atemporais. Por meio dele, temos um guia de como podemos melhorar nossos relacionamentos pessoais e profissionais.

Inicialmente, o livro se tratada de uma apostila para curso na pós-crise dos EUA. Acontece que o potencial do trabalho logo conquistou o público ao redor do mundo. Em suma, são técnicas simples, mas eficazes, para que possa melhorar sua comunicação e possa conquistar as pessoas.

“O que toda mulher inteligente deve saber”, Steven Carter e Julia Sokol

Mais dedicado às mulheres, a obra aborda a autoestima feminina nas relações amorosas. Por meio de relatos sem final feliz, é um convite à reflexão para que elas enxerguem os próprios valores. É um dos livros de autoajuda necessários, visto que é comum as mulheres se ferirem bastante com os parceiros.

Com isso, é possível aprender com as experiências frustradas de outras pessoas. Esse caminho é interessante de ser seguido porque evitamos de seguir com os mesmos erros e falhas. Seguindo o velho ditado, um sábio aprende com os erros dos outros.

“Ansiedade: Como enfrentar o mal do século”, Augusto Jorge Cury

Para os fãs dos livros de autoajuda, fica quase impossível não conhecer o nome de Augusto Cury. O psicanalista e psiquiatra reúne mais de 70 títulos publicados em prol da evolução humana. Em Ansiedade: Como enfrentar o mal do século, Cury inicia sua análise para vencermos a ansiedade.


Curso de Formação em Reiki - banner

A obra mostra o funcionamento da mente humana no mundo atual e os gatilhos que a fazem viver a frente do tempo. Com isso, Augusto tenta nos ensinar quais os sintomas do problema para gerenciarmos melhor e termos qualidade de vida. O conhecimento da síndrome fornecido por ele nos ajuda a entendermos melhor quem somos e o que somos.

“O poder das afirmações positivas”, Louise Hay

Louise Hay costuma ser bastante incisiva em seus projetos, querendo ajudar os leitores como pode. Aqui ela convida as mulheres a fazer apenas afirmações positivas em seus cotidianos. Dessa forma, ajuda a construir um modo consciente de pensar para alcançar resultados positivos, vencendo:

O medo

Muitas mulheres se sentem vulneráveis e amedrontadas graças à forma como pensam. Por meio do livro, encontram a força que precisam dentro de si mesmas afastando os pensamentos ruins.

A raiva

A raiva é gerada pelas frustrações alimentadas por pensamentos destrutivos. Nisso, Hay mostra como construir um canal pelo qual toda essa carga vai correr e diluir.

“O poder do hábito – Por que fazemos o que fazemos na vida e nos negócios”, Charles Duhigg

Já se perguntou por que você tem dificuldades em seguir com os hábitos mais simples do seu cotidiano? O poder do hábito aborda sobre hábitos viciosos que tomam conta de nossas vidas e nos prejudicam de forma avassaladora. Por causa deles, aliás, que ficamos impedidos de crescer adequadamente e nos desenvolver.

Entretanto, Charles se mostrou inteligente e nos mostra como tirar vantagem disto. Além de identificarmos o que fazemos de errado, entendemos como reverter a situação e tirar proveito disto. Desse modo, podemos alcançar mais realizações, sendo mais produtivos, felizes e estáveis adotando hábitos sadios.

“Ideias para futuramente não ficar no passado”, Guilherme Machado

Diferente dos demais, Ideias para futuramente não ficar no passado difere dos outros livros de autoajuda. O seu maior diferencial se atém na linguagem mais poética provocada pelos insights de Machado. Ainda que se estranhe a exibição do material, ele se mostra respeitoso com o leitor e a própria proposta.

Cabe ressaltar que a leitura desse livro deve ser feita de forma lenta e com o tempo. Caso contrário, não terá as reflexões, respostas e compreensões da forma que deseja na sua busca. É uma obra de crescimento literário e temporal, devendo ser lida sem pressa e contemplação.

“Ninguém É F#dido Por Acaso – Um Guia Prático Anticoitadismo”, Ricardo Bellino

Por fim, para encerrar a lista de livros de autoajuda, Ricardo Bellino traz um convite à reviravolta. A ideia é que o leitor passe a controlar as mudanças que vive de forma prática e acessível. Isso acontece por meio de métodos de autoavaliação que permitem gerir sua vida e alcançar o sucesso.

Bellino aponta a insegurança como um dos principais vilões para o fracasso. Assim, nos ajuda a exercitar a autoestima e escalar a parede a uma vida mais plena. Sem contar que, além do aprendizado, você irá se divertir bastante com o texto.

Considerações finais sobre livros de autoajuda

Os livros de autoajuda são lições compactadas de como dar a volta por cima na vida. São frutos de experiências pessoas e até desastrosas, mas que ensinaram bastante aos próprios autores. Dessa forma, por que não repartir com quem precisa de orientação para encontrar novos rumos na vida?

Ademais, é cabível deixar claro que não há qualquer problema em adotar esse tipo de leitura. Esse tipo de trabalho costuma enriquecer bastante a experiência dos leitores na busca por uma vida mais completa. Use o conhecimento daqueles que passaram pela mesma situação antes de você e renasça ao mundo.

Caso queira dicas de como crescer continuamente, continue acompanhando o Negócios e Carreiras. Temos uma equipe dedicada que se atenta nas necessidades de nossos usuários, fornecendo conteúdo de qualidade quando precisam. Os livros de autoajuda acima foram citados com base na experiência de nossa própria equipe.

 

 


Curso de Psicanálise

Deixe Seu Comentário