Liderança e respeito; Liderando com respeito

Posted by

Caros leitores,

Dando seguimento a nosso intenso, interessante e valoroso tema; falaremos sobre respeito imposto e em relação ao líder e suas lideranças.

Respeito a tudo, a todos e em todos os lugares é sempre devido e sensato se ter, certo? Dentro das instituições, projetos, planos onde se firmam e consolidam lideranças sempre haverá uma relação de respeito, porém também haverá a tentativa e até a quebra desse respeito tendo em vista vários fatores a serem apontados.

Expressaremos alguns deles abaixo, o ponto de vista a ser enxergado, explorado e corrigido:


Curso de Constelação Familiar e Sistêmica

·        Recém Liderança –

Ser contratado, efetivado, escolhido ou até mesmo remanejado para uma operação/projeto quase que sempre tem suas dores de cabeça…

A verdade é que leva-se tempo para conquistar a confiança da equipe, geralmente muitos dos colaboradores criam burburinhos. Ora por decepção da perda recente do antigo líder, ora por antes nem ao menos terem tido a experiência de terem um líder, ou ainda pela vontade de alguns deles de quererem ter sido escolhido a este posto.

 



FORMAÇÃO COMPLETA EM PSICANÁLISE
Seja Psicanalista. Curso 100% Online. Habilita a Atuar. Teoria, Supervisão e Análise. SAIBA MAIS



·        Pouca Idade –

Incrível como em diversas instituições ou quase que todas há este tabu sobre o “garotão” da faculdade, bem remunerado ou “porque esse é queridinho daquele…” tornando o cenário para o recém chegado líder desastroso de acordo as possibilidades de falhas desse. Ainda piorará se caso ele não manter pulso firme e corrigir com paciência e sabedoria seu time, conduzindo ao erro diversas vezes…

 

·        Líder linha dura –

Esse profissional custa a ser visto com confiança pela equipe e geralmente é hostilizado pela má vontade da equipe e insegurança pelos mesmos.

 

 


Curso de Formação em Reiki - banner

 

Por vezes isto é pré-posto pela cultura da instituição em ter apenas lideres “bonzinhos”, outras vezes por profissionais em maioria serem avessos ás mudanças propostas…

Fato é que independente do perfil da pessoa escolhida para liderar, se esta pessoa explorar em seu perfil profissional características como respeito, transparência, acompanhamento á atividades, senso de justiça, orientações constantes a equipe e reconhecimento aos esforços e objetivos alcançados pelo grupo; num certo período de tempo esta imagem característica do líder tende a ser exemplificada e respeitada dentro e fora da instituição/projeto, sendo sempre bem vista e quista pelo time e grupos a liderar.

Respeito e confiança são sentimentos transpassados de um indivíduo para o outro, servem de base para o bom convívio de um grupo e o líder deve sempre zelar a estas características que alavancaram as pessoas e o profissional de cada uma delas. Certamente todos os dias como uma planta a ser aguada, a postura do líder quanto ao seu time deve ser bem pensada e agida para manter-se a curto ou longo tempo numa sólida cultura embasada nestas características.

 

Logo se deduz que o profissional que foge a linha desta cultura e “bagunça” o ambiente está propenso a não ser bem visto e deve se adaptar ou por fim caberá ao mesmo ser desligado da equipe, afim que nada venha se abater a estrutura conquistada dia a dia pelo líder quanto ao grupo.


Curso de Psicanálise

Deixe Seu Comentário