Investimento de risco: quando fazer?

Geralmente o começo do ano sempre traz a esperança de mudanças de hábitos. Quem não fazia exercício começa a fazer, quem não comia bem começa a comer e aqueles que não investiam começam a investir. Dentre esses últimos, sempre aparece alguém que decide fazer algum investimento de risco.

Nesse ponto é necessário calma! Qualquer investimento implica a existência de riscos. Ainda assim, há aqueles que são menos seguros do que outros. Estamos falando desses. O nome desse tipo de aplicação já deveria ser agressivo o suficiente para fazer as pessoas pensarem muito bem antes de investirem o seu dinheiro dessa forma.

Alerta para os investimentos de risco!

No entanto, sempre existem aquelas pessoas que ignoram sinais vermelhos. Também existem corajosos que entram em porões escuros de mansões desconhecidas depois de ouvirem um barulho. Finalmente, existem pessoas que fazem investimentos de risco sem terem experiência.

Aí essas pessoas não podem reclamar se sofrerem um acidente de trânsito ou se algum palhaço macabro aparecer atrás delas. Também não tem como esperar que elas não percam dinheiro apostando a sua grana ao fazerem investimentos de alto risco sem experiência.



Curso de Constelação Familiar e Sistêmica

Podemos dizer que pode dar certo? É, pode. Mas a experiência será bastante parecida com aquele vovô que ganha a Mega-Sena depois de ter jogado a vida toda.

Opções para as pessoas que querem fazer esse tipo de investimento

Nesse caso, há duas opções para as pessoas que querem fazer um investimento de risco. A primeira delas é aplicar o seu dinheiro na cara e na coragem (e correr o enorme risco de perder a sua grana) e a segunda é tomar vergonha na cara e estudar muito antes de investir.

Felizmente, hoje não faltam pessoas que estejam dispostas a te ensinar a fazer um bom investimento de risco. Mas veja bem, mesmo que você coloque o “bom” na frente, essa forma de aplicar o seu dinheiro continuará sendo “de risco”.

Por isso, estudar o mercado financeiro equivale à atitude de pegar uma metralhadora antes de descer as escadas pro porão. As chances de você conseguir matar o palhaço assassino e garantir a paz da sua mansão serão muito maiores. Mas vai que ele é a prova de balas…

Quando fazer um investimento de risco

Assim sendo, está na hora de você começar a se perguntar: será que eu posso fazer um investimento de risco? Podemos dizer que a pergunta não é necessariamente essa. Poder, geralmente você pode. Com R$ 50, é possível comprar ações baratas na Bolsa de Valores que realmente valem a pena.

No entanto, nem todas as pessoas podem pegar aqueles 50,00 na carteira e se dar o luxo de perdê-lo. Lembre-se que esse risco existe e ele é alto já que o mercado financeiro oscila MUITO!

Problemas na empresa, crise financeira no país, guerras e desastres ambientais são alguns dos fatores que podem influenciar a rentabilidade de sua ação. Tem que ter muito estômago para lidar com os investimentos de alto risco.

Se você quer saber se está pronto para fazer esse tipo de aplicação, nós estamos aqui para te ajudar. Responda às nossas perguntas com bastante cuidado e no fim do nosso questionário, você já terá uma noção de quanto você está pronto para fazer investimentos de alto risco.

Você vai manter uma rotina de estudos do mercado financeiro?

Sim, nós somos insistentes. Precisamos bater nessa tecla porque o mercado financeiro não é facinho de entender. Se você não estudar, as chances de você perder o seu suado dinheiro são muito altas.



FORMAÇÃO COMPLETA EM PSICANÁLISE
Seja Psicanalista. Curso 100% Online. Habilita a Atuar. Teoria, Supervisão e Análise. SAIBA MAIS



Há muitas fontes de estudo a que você pode recorrer: artigos na internet, livros, vídeos do Youtube, podcasts, etc. Corretoras também ensinam seus clientes a lidarem com esse mundo. Mas você precisa correr atrás do conhecimento, independentemente de onde ele esteja. Só assim, você estará pronto para tomar boas decisões com relação ao seu dinheiro.

Você tem dinheiro guardado para emergências?

Se a sua resposta é não, talvez ainda não esteja na hora de fazer um investimento de risco. Há grandes chances de você perder parte do seu dinheiro ou até mesmo ele todo. Provavelmente você vai se arrepender de colocar essa grana em risco na hora que você precisar dela.

Além disso, há tipos de aplicações mais arriscadas que não possuem alta liquidez. Se você investir nelas, há chances de você não conseguir resgatar o dinheiro de forma rápida. Assim sendo, você não poderá contar com essa grana para resolver urgências.

Nosso conselho é que, se você não tem sua reserva de emergência, você deve investir de forma menos arriscada. Você geralmente não terá a mesma rentabilidade, mas vai ter a segurança de que seu dinheiro não vai a lugar algum (ou saberá que as chances de isso acontecer serão bem menores).

Você é impaciente?

Se a sua resposta é não, meu caro ou minha cara, um investimento de risco não é para você. Isso porque o mercado oscila muito em pouco tempo.

Por exemplo, se você comprar uma ação e vendê-la assim que o valor dela começar a cair, pode ser que você se arrependa. Isso porque, há boas chances de a situação mudar em pouco tempo e o preço do papel subir de novo.

Assim sendo, quem não tem estômago para observar esse processo acontecendo, vai perder dinheiro. Pode ter certeza!

Respondeu às perguntas?

Respondeu às perguntas e percebeu que a resposta foi negativa para a maioria delas? Então prefira investir de forma menos arriscada. Acredite, há como fazer o seu dinheiro trabalhar para você de maneiras mais seguras.

Nós sabemos que investimentos de alto risco podem render muito dinheiro! Para sermos mais específicos, eles podem enriquecer alguém. No entanto, é necessário saber lidar com eles.

Isso porque aplicar seu dinheiro sem ter experiência ou condição para isso pode fazer com que você o perca. Imaginamos que esse não seja o resultado que você espera na hora que você decide investir.

Preste atenção à nossa dica de ouro!

Há mais uma dica que nós queremos te dar: diversifique a sua carteira de investimentos. Faz muito bem aplicar uma quantia de dinheiro no Tesouro Direto, outra parte em CDBs, outra parte em ações, etc. É aquela velha história de nunca colocar todos os ovos na mesma cesta.

Isso porque, caso algum dos investimentos não renda da forma que você espera, isso não irá te prejudicar muito. Afinal, seu dinheiro estará aplicado em outros lugares também. É necessário ter cuidado com a sua grana, já que você lutou muito para consegui-la, não é mesmo?

Considerações finais

Tendo dito isso, nós esperamos ter te ajudado a entender quando você deve fazer investimentos de risco. Se você tiver alguma dúvida, comente abaixo para que nós possamos te ajudar. Também continue acompanhando os nossos artigos aqui no Negócios e Carreiras para ficar informado sobre o mercado financeiro e sobre a economia do país.


Curso de Psicanálise

Deixe seu Comentário Abaixo :)

Redação N&C

O Negócios & Carreiras é uma revista eletrônica com conteúdo de qualidade e atualizado, para desenvolvimento de pessoas e empresas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 + catorze =