Inovação deve gerar resultado

A inovação é um dos temas mais comentados e discutidos na atualidade, as empresas são provocadas frequentemente a serem inovadoras, sustentáveis e competitivas. Porém, o conceito da inovação é muitas vezes desconhecido ou interpretado erroneamente por inúmeros gestores. Ao contrário do que diz o senso comum, a inovação não é necessariamente uma invenção ou descoberta de algo inteiramente novo, ou seja, ela pode ser muito mais simples do que parece e se aplicar a qualquer negócio. O presente texto tem a proposta de apresentar o conceito da inovação no cotidiano corporativo, de forma franca, breve e direta.

A inovação no meio empresarial consiste em um conceito traduzido de uma forma muito feliz pela multinacional 3M, uma das corporações mais inovadoras e inventivas do mundo, que investe de forma consistente em práticas relacionadas à inovação. A empresa apresenta essa definição em seu site, e define o tema como uma ideia que atende às necessidades e expectativas do mercado e é viável do ponto de vista econômico, sustentável e oferece retorno financeiro às empresas.

De acordo com esse conceito, fica claro que a prática da inovação no mundo empresarial passa diretamente pela capacidade das novas ideias, sejam elas produtos, serviços ou processos, gerarem resultado econômico. Sem qualquer demagogia, é necessário que as inovações gerem resultado, que pode se dar através de um aumento de receitas ou até mesmo através de uma redução de custos ocasionada por essa inovação.

Outro fator essencial desse conceito é de que essas ideias inovadoras sejam bem aceitas pelos consumidores. Ideias novas sem a aceitação ou utilidade para as pessoas são simplesmente inúteis e tendem a cair no ostracismo com uma velocidade espantosa. Afinal, dificilmente alguém estará disposto a investir dinheiro em algo que não lhe interesse ou que não tenha utilidade.



Curso de Constelação Familiar e Sistêmica

Ao entender esse ponto de vista, empresas e gestores podem facilitar a a tarefa de aplicar a inovação de maneira mais efetiva em seus negócios, permitindo um ganho significativo em seus resultados. E ao contrário do que o leitor pode estar pensando, a inovação é para todos. O processo de inovação é extremamente democrático e pode ser aplicado em qualquer negócio, independente do local em que se encontra ou de sua área de atuação.

Para que uma empresa possa ser cada vez mais inovadora, basta que ela se permita a ser assim, acompanhando de perto as necessidades de seus clientes e buscando fazer o novo de forma constante e, evidentemente, buscando resultados positivos.


Curso de Psicanálise

Deixe seu Comentário Abaixo :)

Flavio Paim

Flavio Paim é Administrador e Consultor Empresarial. Possui MBA em Marketing e sólida experiência nas áreas de Gestão, Comercial e Marketing. Atua em projetos personalizados de Consultoria, Assessoria e Treinamentos, objetivando sempre o crescimento, planejamento e reorganização de empresas, atendendo clientes no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo. Conheça mais sobre os serviços desenvolvidos e experiência do profissional em: www.flaviopaim.com.br ou entre em contato diretamente através do e-mail flavio@flaviopaim.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

sete − 6 =