O que é inbound Marketing? Saiba tudo sobre o termo

Já pensou nos caminhos que utiliza para atrair clientes de modo eficaz? Não se trata de fazer uma simples publicidade, mas ofertar o que eles precisam de modo mais preciso e retornável. Entenda melhor o que é inbound Marketing e como ele te ajuda a crescer em seu negócio.

O que é inbound Marketing

O conceito do inbound Marketing se baseia em estratégias de Marketing voltadas em atrair clientes e cativá-los. Isso é feito a partir da criação de conteúdo personalizado e o compartilhamento do mesmo para conseguir potenciais clientes. Esse tipo de proposta ajuda a conseguir a permissão do cliente de modo direto, iniciando assim um relacionamento duradouro.

Isso acabará por chamar a atenção dos consumidores utilizando conteúdo relevante para eles. Consequentemente, as pessoas se mostrarão confiantes em se aproximar cada vez mais de sua empresa. O principal fruto desse relacionamento será o caminho quase certo para o crescimento das vendas.

Nesse caminho, é mais acessível mostrar soluções para essas pessoas e torná-las clientes. Sem contar que, se bem executado, o inbound Marketing fará até com que esse público promova naturalmente sua marca. Ao invés de interrompê-los, você abre as portas para que a mensagem, proposta e a jornada continuem.



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As três características do inbound Marketing

A primeira característica do inbound Marketing é a comunicação aberta. O cliente e a marca podem iniciar discussões e debates sadios a respeito de determinado produto. Nesse termo a interação é aberta e constante, de modo que a conversa possa crescer.

A segunda se concentra no maior engajamento por parte do cliente em favor da marca. Já que possui um relacionamento construído sobre a confiança, o cliente mostrará boa vontade em relação à empresa. Isso foi construído também com a construção de valores que são importantes aos consumidores.

Por fim, a terceira trabalha em cima da continuidade, dando liberdade ao cliente para agir sem pressão. Basicamente, a empresa não vai interromper o público quando a sua mensagem for passada, deixando que se sinta livre. Assim, os futuros compradores podem responder no momento em que for mais conveniente para eles.

Como usar o inbound Marketing na sua empresa?

Aqui você precisa utilizar quatro pilares básicos do inbound Marketing. O primeiro é a atração onde você puxar o cliente até você de forma natural. Isso é feito principalmente através das ferramentas online, como blogs, redes sociais ou sites.

Em seguida vem a conversão, onde transforma seus seguidores em possíveis clientes. Consegue-se isso com a ajuda de formulários, Call to action, CRM ou landing pages. Após isso vem as vendas, onde precisa transformar seus seguidores em clientes, conhecendo bem sua persona para alcançá-los.

Para as vendas, utilize e-mail Marketing, automação de Marketing, nutrição de leads, entre outras ferramentas. Por fim, não esqueça do fator de encantamento, onde o cliente passa a ser um promotor natural do seu serviço. Graças a um encantamento feito de forma bem executada, um único cliente ajudará a atrair outros clientes.

Sobre o funil de vendas

No inbound Marketing existe o modelo estratégico chamado de funil de vendas. Ele permite a exibição da jornada que o cliente percorre desde o primeiro contato com a empresa que você gerencia. Serve como um marcador, indo até o momento em que a venda fica concretizada, bem como após ela.

A união equilibrada do Marketing e vendas ajuda a tornar o funil de vendas mais assertivo e produtivo. Esses dois elementos possuem etapas que acabam impactando diretamente na jornada de compra do cliente. Começa pelo aprendizado, passando por reconhecer o problema, considerar a solução e, finalmente, a decisão de compra.

É vital para qualquer empreendedor saber da jornada de compra realizada por um consumidor em potencial. Além disso, é preciso enxergar e qualificar o potencial de compra do consumidor para que enxugue esse ciclo ao máximo. Lembre-se que a experiência do comprador deve motivá-lo a montar uma parceria com sua empresa, em que os dois podem crescer ou obter resultados vantajosos.



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Olhando os resultados e fazendo mensurações

Por meio do inbound Marketing você pode fazer mensurações que permitem análises construídas em cima de dados. Ao fazer o acompanhamento contínuo, você alimenta a certeza do que funciona e quais os melhores investimentos devem ser feitos. Sem contar que acompanhar evita a demora no ajuste e otimização, além da redução de custos.

Essa dinâmica fica possível graças aos indicadores-chave de desempenho e métricas disponíveis, os KPIs. Por meio deles é mais fácil estudar os resultados de modo mais preciso, rápido e sem muitos custos. Você tem plena consciência do que acontece em suas ações internas e externas, gerando um maior controle e disponibilidade comercial.

Como resultado, as suas metas ficam mais palpáveis, sendo alcançadas de forma inteligente e lucrativa. Note que a redução do uso de recursos se torna algo mais recorrente, de modo que tudo passe a ser usada com mais inteligência.

Benefícios

A proposta entregue e bem sucedida do inbound Marketing traz ótimas vantagens a qualquer negócio. Trata-se de aumentar a relevância do público, os tornando mais engajados e participativos no processo de produção. O inbound Marketing bem empregado te ajuda a:

Encontrar o público certo

Embora também possa aumentar o público, a ideia aqui é fazer com que haja qualidade no retorno. O processo de segmentação permite que se crie uma ponte entre a empresa e o público que ela realmente deseja tocar. Desse modo fica mais fácil obter um retorno positivo, aberto a novas possibilidades e ganhos a médio e longo prazo.

Aproximar-se dos clientes

O público confia em você gradualmente porque percebe que o conteúdo gerado foi construído diretamente para ele, sem empurrar nada. Com isso, se permite ouvir suas recomendações, se valendo do laço construído para ter a certeza de que faz uma boa escolha. A comunicação aberta permite observa a reação dos compradores, o que é fantástico à empresa.

Diminuição do ciclo de vendas

O ciclo de compras iniciado no contato inicial até a venda gera um custo grande se demora bastante a ser feito. Porém, se o conteúdo que entrega for relevante o suficiente, a decisão de compra se antecipa. Isso implica no aumento das vendas e até na diminuição dos custos gerados por essa roda.

Ferramentas

As ferramentas utilizadas no inbound Marketing permitem que a sua estratégia seja mais prática e ágil de ser feita. O melhor de tudo é que muitas delas podem ser utilizadas de forma gratuita, sem qualquer custo. Algumas delas são:

Automação e e-mail Marketing

Essas ferramentas reduzem o uso de mão de obra manual para acelerar processos internos na empresa. Assim, graças a isso, suas ações aumentam em eficiência para avançar e nutrir os leads às compras.

WordPress

Voltado especificamente para blogs, o WordPress te ajuda a criar um projeto do papel e colocá-lo na internet. É gratuito, possui excelente estrutura para blogs corporativos e conta com muitos temas profissionais.

SEO

Existem ferramentas no mercado, como o SEMrush, que refinam o uso do SEO. Por meio dele, você poderá melhorar suas campanhas, pesquisar palavras-chave e observar o engajamento do público na internet.

Considerações finais sobre o inbound Marketing

O inbound Marketing revolucionou a forma de vender algo. Dessa forma, o processo de vender não se trata mais de forçar uma venda, mas sim de vender exatamente o que o consumidor procurar. Assim, por causa disso, ele se sente mais à vontade em participar dos processos da empresa e propagar positivamente o nome dela.

Disponibilizar um conteúdo assertivo, personalizado e sem pontas soltas ajuda o consumidor a caminhar em sua direção. Ademais, para além da venda em si, você também constrói um relacionamento em que ambas as partes saem ganhando. O melhor Marketing para uma empresa é aquele realizado pelo próprio consumidor.

Se o pequeno guia acima foi útil a você, não deixe de acompanhar o blog Negócios e Carreiras para mais novidades. Procuramos trazer um material de qualidade que ajude você a alavancar a ideia do seu empreendimento. Seu inbound Marketing construído com a nossa ajuda te ajudará a focar nos principais pontos do seu sucesso.


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Redação N&C

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