homeschooling significado

Homeschooling: 3 benefícios da Educação em Casa

Posted by

Hoje, ser ensinado na escola já foi longe de ser ideal. Tanto que há uma procura por educação em casa (homeschooling, em inglês). Os pais naturalmente querem o melhor para seus filhos, mas descobrir exatamente o que é o melhor é muitas vezes um processo de tentativa e erro.

Idealmente, você quer aprender com a sabedoria dos outros para que você possa ter mais sucessos como pai do que fracassos.

A escola pública é provavelmente o caminho mais comum que os pais tomam na educação de seus filhos, mas cada vez mais pais estão se voltando para a educação em casa como uma alternativa à escola pública.

A insatisfação no sistema de ensino público é frequentemente um dos fatores mais significativos que leva a esta decisão. Aqui temos uma série de benefícios para você levar em conta quando for educar seu filho em casa.


Curso de Constelação Familiar e Sistêmica

 

Os Benefícios do Homescholling ou a Educação em Casa

O ensino em casa oferece vários benefícios e oportunidades que a escola pública não oferece. Aqui estão alguns dos benefícios mais importantes.

 

1. Instrução sob medida quando no Homeschooling

Em uma turma de vinte a trinta alunos, nem todos os alunos da classe podem receber toda a atenção e assistência que precisam de um professor.



FORMAÇÃO COMPLETA EM PSICANÁLISE
Seja Psicanalista. Curso 100% Online. Habilita a Atuar. Teoria, Supervisão e Análise. SAIBA MAIS



Muitos professores adoram a interação que conseguem ter com seus alunos, mas também podem achar muito frustrante quando sentem que não conseguem dar a atenção individualizada de que cada aluno precisa. Nem todos os alunos aprendem da mesma maneira, mas um professor da escola pública só consegue diferenciar tanto o ensino para uma turma de vinte a trinta alunos.

Se você optar pela escola em casa de seus filhos, você tem uma grande oportunidade de dar aos seus filhos a atenção individualizada que eles precisam enquanto estão aprendendo. Mesmo que você esteja estudando em casa com mais de uma criança, sua capacidade de adaptar a instrução a cada um de seus filhos é um benefício útil que eles nunca poderiam obter em uma escola pública.

Você pode ensinar seu filho da maneira que ele aprende melhor, e isto ajuda seu filho a estar mais envolvido no processo de aprendizagem. Você também tem a oportunidade de encorajar e nutrir os dons e talentos únicos de seu filho de uma maneira que a escola pública não está equipada.

 

2. Escolher o Currículo de seu filho no Homeschooling

Há uma série de opções curriculares para os pais escolherem. Se você sabe como seu filho aprende melhor, então você pode escolher um currículo adaptado ao seu estilo de aprendizagem e necessidades educacionais específicas. Se você está customizando o currículo para seu filho, uma vantagem adicional é a capacidade de acelerar o aprendizado nas áreas em que seu filho se destaca.

Por exemplo, seu filho pode ser ótimo em Inglês, mas não tão bom em Matemática. Infelizmente, existe o risco dos alunos ficarem para trás porque eles não dominaram uma habilidade antes de passar para uma que exigisse o domínio da habilidade anterior.

O ensino em casa e individualizado significa que um aluno recebe a atenção que precisa e a assistência que precisa para dominar as habilidades necessárias antes de passar para a próxima habilidade.


Curso de Formação em Reiki - banner

 

3. Horário e Ambiente de Aprendizagem Flexível

Os alunos da escola pública experimentam o que muitas vezes parece ser um dia cansativo de chegar na escola pela manhã, sentados durante 8 horas de aulas, e depois voltam para casa à tarde. Se você tem um emprego em tempo integral, você provavelmente trabalha no seu emprego pelo menos 40 horas por semana.

Basta pensar em como os alunos passam o mesmo tempo na escola a cada semana e como eles frequentemente têm dever de casa, o que requer tempo adicional fora da escola. Muitos alunos acham que a sala de aula é um ambiente muito monótono e frio que não motiva o aprendizado.

Com o homeschooling, você decide como agendar a instrução diária do seu filho, e não precisa levar quase tanto tempo em um dia quanto na escola pública. Você pode começar pela manhã, ou pode começar pela tarde e ainda ter suas aulas diárias terminadas a tempo para outras atividades.

Um horário de aprendizado flexível significa mais tempo para outras coisas, como atividades extras ou tempo em família.

 

Considerações Finais: há benefícios da educação em casa ou homeschooling?

O ensino em casa também proporciona um ambiente flexível para o aprendizado. Ao pensar em educação em casa ou homescholling, não é necessário que você tenha que ensinar no mesmo local em sua casa todos os dias.

Você pode ensinar no quarto do seu filho um dia, mudá-lo para a cozinha no dia seguinte, e para a sala da família em outro dia.

Esta flexibilidade permite que você vá com o que vai funcionar melhor para a sua situação em um determinado dia. Embora a educação em casa não seja para todos, é inegável os benefícios que fazer com que seu filho ou filha incorpore atividades de alfabetização como forma de educar seus filhos em casa.

Sobre o Autor: Felipe Cardoso é produtor de conteúdo de diversos assuntos e amante de esportes nas horas vagas. Para mais detalhes sobre assuntos de educação para crianças, acesse o site Atividades de Alfabetização.


Curso de Psicanálise