Ferramentas tecnológicas para consultórios odontológicos

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Existem, atualmente, diversas ferramentas da tecnologia utilizadas para auxiliar no dia a dia do profissional que atua em um consultório, assim como em outras áreas como indústrias, comércio e lojas online, por exemplo.

A verdade é que a tecnologia é capaz de proporcionar diversos tipos de facilidades a todas as pessoas, sejam elas profissionais ou pacientes. Isso não quer dizer que os atendimentos se tornam distantes, muito pelo contrário, os processos se tornam muito mais eficazes, fazendo com que o atendimento seja mais ágil e próximo.

Neste conteúdo vamos abordar algumas das ferramentas tecnológicas mais utilizadas em relação a consultórios odontológicos e entender a importância que elas agregam a esse segmento, uma vez que utilizá-las facilita o processo de trabalho dos profissionais. Confira, a seguir, cada uma delas:

 


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Software de gestão

O software de gestão é uma alternativa essencial para um consultório. A principal função dele é a organização de informações e armazenamento de dados importantes.

Seguro e eficiente, o software de gestão em uma clínica odontológica, por exemplo, é responsável por agrupar o histórico de um paciente com informações como nome, idade, qual é o tratamento ou procedimento que ele realiza no consultório, há quanto tempo está em tratamento, próximas consultas, entre outras informações.

Além disso, é com esse programa que os dentistas gerenciam seus consultórios, seja com relação ao atendimento dos pacientes, consultas, organização de agenda ou até mesmo com questões financeiras da clínica e de pagamento por parte dos pacientes.

Prontuário eletrônico

Ainda falando de software de gestão, o prontuário eletrônico é um deles. Esse software substitui os papéis e é seguro e eficiente, além de ser um diferencial para sua clínica, já que seu uso otimiza os processos de atendimento.



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Todas as informações referente a um paciente devem ser armazenadas no prontuário eletrônico para que nada seja perdido. Como dito anteriormente, informações como nome, endereço, exames, avaliação, tratamentos ou procedimentos realizados são informações confidenciais e devem ser mantidas em total segurança e sigilo.

Com isso, o prontuário eletrônico se torna uma ótima opção para ter acesso ao cadastro de cliente e facilitar no atendimento e processo de identificação do mesmo.

 

Agendamento online

A possibilidade de realizar agendamento online facilita muito a vida de um paciente, já que no dia a dia de trabalho pode acabar ficando corrido reservar um momento para realizar uma ligação e agendar uma consulta.

Seja o seu consultório pequeno, médio ou grande e independente de quantos pacientes você tem na carteira, o agendamento de consultas online é super recomendado, principalmente por evitar o desperdício de papéis e ligações telefônicas.

O agendamento online pode ser feito pelo site ou blog do seu consultório, onde o paciente tenha acesso à agenda e escolha o melhor dia e horário disponíveis para comparecer à clínica. Além disso, no agendamento online é possível disponibilizar qual é o tipo de tratamento que o paciente deseja realizar.

Por exemplo, se o paciente está buscando por preenchimento labial, ele consegue selecionar esse procedimento, bem como o dia e hora que deseja comparecer ao consultório.


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Confirmação de consulta

Após realizar o agendamento online, o paciente deve receber um e-mail ou mensagem de texto em seu celular com as informações de que a consulta foi confirmada.

Para isso, é possível automatizar através de uma ferramenta o envio desse e-mail ou mensagem de texto, evitando que a equipe da recepção dedique um tempo do seu dia realizando ligações para confirmar as consultas agendadas online.

Esse software colabora com a organização da agenda do profissional, assim como dos recepcionistas, além de contribuir com o aumento a produtividade de todos que trabalham naquele local.

Outra vantagem de automatizar a confirmação de consulta é a possibilidade de visualizar e realizar remarcações automaticamente, caso o paciente sofra algum contratempo e não possa comparecer no dia e hora agendado anteriormente.

 

Assistência remota

Um grande diferencial que você pode adotar em seu consultório para auxiliar nos atendimento e priorizar a satisfação dos pacientes é a assistência remota. Esse software é extremamente inteligente, já que permite a comunicação em tempo real do profissional com seu paciente. 

Essa pode ser uma das ótimas estratégias de marketing que você pode utilizar. Imagine só permitir a assistência remota no blog ou site da clínica, já pensou como pode ser uma alternativa positiva? 

Os pacientes se sentirão mais próximos e confortáveis para fazer perguntas antes de marca uma consulta. Ou seja, essa tecnologia pode aumentar a procura por seu consultório.

 

Comece a utilizar as ferramentas tecnológicas!

Neste conteúdo te mostramos como as ferramentas tecnológicas auxiliam consideravelmente nos processos de seu consultório, além de agregar no aumento da produtividade dos profissionais que atuam nesse espaço, sejam dentistas, auxiliares ou a equipe de recepção.

Vimos também que não importa se o seu consultório é pequeno, médio ou grande e nem a quantidade de pacientes que você atende, qualquer tipo de processo tecnológico pode ser aplicado, proporcionando ótimos resultados.

Experimente aderir alguns processos tecnológicos citados neste conteúdo em sua clínica e usufrua de um atendimento mais eficiente,  gerando satisfação aos seus pacientes, além de se tornar destaque perante seus concorrentes!


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