PDCA Aplicado a Gestão de Marketing e Vendas
O ciclo PDCA sem dúvida é uma das mais antigas ferramentas de gestão, e que muita gente ainda não sabe usar.
O conceito de PDCA baseia-se no método científico, desenvolvido a partir do trabalho de Francis Bacon. Mais foi W. Edwards Deming, que é considerado por muitos como o pai do controle de qualidade moderno, que popularizou o ciclo PDCA.
Em se tratando de Gestão de Marketing e Vendas, muita gente nunca ouviu falar dessa ferramenta, portanto nesse artigo falaremos sobre o que se trata, e também de alguns usos para o ciclo PDCA no departamento comercial.
Em todo e qualquer situação que é preciso definir o que fazer, o ciclo PDCA poderá ser utilizado, em se tratando de gestão de marketing e vendas podemos aplica-lo em:
- Plano de marketing e vendas;
- Estratégia de mapeamento e definição de nicho;
- Em reuniões para definição de táticas e estratégias;
- Negociação com o cliente;
- Estratégia competitiva entre concorrentes;
- Lançamento de produtos;
- Exclusão de produtos de portfólio;
- Desenvolvimento de produtos;
- Implantação de um novo modelo de gestão comercial.
O Conceito do Ciclo PDCA
O ciclo PDCA é dividido em quatro partes, na verdade como já dissemos PDCA é um método cientifico para se planejar e aplicar um plano.
Cada letra representa da sigla PDCA representa uma parte do ciclo, Plan=Planejamento, DO=Fazer/executar, Check Checagem/Verificação e ACT= Ação/Padronização.
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Plan (Planejamento)
É a primeira parte do ciclo, onde deve utilizar o método do Brainstorming para levantar as ideias ou problemas referentes ao projeto de criação ou melhoria no departamento.
O gestor de marketing e vendas pode definir sozinho ou em grupo, sem dúvidas a mais bônus do que ônus quando se trabalha em equipe para se desenvolver um projeto de melhoria ou remodelagem.
Se tem algo para ser mudado ou melhorado, é nessa etapa que deve ser buscado o conhecimento necessário para que possa criar o plano de melhoria.
Respondendo às perguntas: O que? Porque? Onde? Como? Quando e Quanto? pode se ter um belo Plano de Ação para qualquer assunto que se quer melhorar ou ajustar em seu departamento comercial.
Do (Fazer, Execução)
Se levantou as informações necessárias e definiu, o que? Porque? Onde? Como? Quando e Quanto? é hora de pôr em prática o que foi definido.
O papel do gestor aqui além de dividir as tarefas, é acompanhar para verificar se o que foi definido está mesmo sendo cumprido pelos responsáveis pelo plano.
Não adianta ter um pelo plano se não houver execução, é preciso planejar, mais também é preciso agir para que as transformações aconteçam efetivamente.
PDCA – Check (Checagem, Verificação)
Reuniões de acompanhamento devem ser realizadas durante o processo de execução, para que o gestor possa ajudar aqueles que estão atrasados, ou disponibilizar recursos para que o plano seja cumprido.
É essencial que durante o plano haja a interação e a checagem constante, juntamente com cobranças de resultado e disponibilização de ajuda e recursos para os membros do projeto.
Act (Ação/Padronização)
E aí como foi o resultado? O projeto deu certo? Não? O que aconteceu? Porque deu errado? Falta o que?
Volte novamente na parte do planejamento corrija os erros e rode o ciclo novamente.
O resultado foi o esperado? Ótimo! É hora de criar um procedimento e treinar todos os envolvidos para que se mantenha esse resultado constante.
Se agora já sabe o caminho, não saia dele, a não ser que seja para testar novas alternativas que podem alavancar o resultado novamente.
O pensamento PDCA – A Visão de Ciclo do Processo de Gestão
Sem dúvida essa visão de gestão por ciclos é uma das coisas mais importantes para um gestor ter em mente. Tudo deve ser planejado, executado, verificado e padronizado.
Essa ideia da gestão como um processo cíclico fará uma diferença enorme na gestão e melhoria de uma equipe de vendas.
No próximo artigo falaremos sobre outra importante ferramentas de gestão de marketing e vendas, o Plano de Ação, que deve ser realizado dentro da primeira parte do ciclo PDCA, que é a parte do planejamento.
Não esqueça, e tenha sempre em mente o Ciclo PDCA para ajustar, melhorar e criar novos processos, produtos, preços, prazos, promoções, entre outros. Dentro de tudo que se refere a gestão de Marketing e Vendas, planeje, execute, acompanhe e padronize.
Essa é a visão de gestor, diferentemente da visão do vendedor, aqui está o pulo do gato quando se quer transformar vendedores em gestores. Essa visão de ciclo de gestão, é uma das coisas que devem ser implantadas nas mentes dos vendedores para que se tornem bons gerentes.
Portanto, treine seus vendedores nessa ferramenta para que quando chegar a vez deles gerirem algo, já tenha em mente esse processo administrativo cíclico.
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