etiqueta corporativa

Conheça a importância da etiqueta corporativa

Posted by

Muitas pessoas trabalham há muito tempo, mas não sabem de algumas regras preciosas da etiqueta corporativa. Há quem ache que elas são besteira, mas isso não é verdade. Uma pessoa que sabe se portar bem no ambiente de trabalho (e até fora dele), acabam sendo mais apreciadas pelos seus colegas e também têm maior acesso a melhores oportunidades.

A introdução da etiqueta social

Quando você era pequeno, provavelmente você aprendeu que não deve falar de boca cheia e que os seus cotovelos não devem ficar sobre a mesa enquanto você está comendo. Além disso, você também ficou sabendo que algumas palavras são melhores do que outras e que falar que quer “ir ao banheiro” é muito mais polido do que dizer o que você vai fazer lá dentro.

Essas são regras importantes de etiqueta e nossos pais nos ajudam a conhecê-las desde que nós somos pequenos. Isso porque eles sabem que, se nós soubermos delas, eles não irão passar vergonha quando nos levarem para passear fora de casa e para conhecer seus amigos.

As regras de etiqueta pessoal são suficientes?

Tendo isso em vista, vale a pena fazermos uma pergunta: basta sabermos as regras da etiqueta pessoal apenas? Felizmente, a resposta é não.


Curso de Constelação Familiar e Sistêmica

Isso porque existem muitas pessoas que estão bem familiarizadas com todas as normas relacionadas à maneira como comemos, como espirramos e como vamos ao banheiro. No entanto, elas parecem não conhecer regras importantes que coordenam a forma que nós devemos nos portar no ambiente de trabalho.

Por essa razão, esses trabalhadores frequentemente fazem as pessoas torcerem o nariz quando eles se manifestam. Seja porque o linguajar deles é chulo, porque eles se vestem de forma inapropriada ou porque eles mandam mensagens indevidas no grupo de WhatsApp da empresa.

O que é a etiqueta corporativa

Certamente, os profissionais que convivem com essas pessoas gostariam que elas soubessem da existência da etiqueta corporativa. Se esse termo é novo para você, saiba que ele nada mais significa que o conjunto de normas que ajudam os trabalhadores a ter interações saudáveis e harmoniosas dentro do ambiente de trabalho.

Nesse sentido, não basta que uma pessoa saiba que é necessário comer com a boca fechada (ainda que essa atitude seja totalmente necessária). Também é importante que ela saiba ser pontual, gentil e sensata. Um bom palavreado também é desejável.



FORMAÇÃO COMPLETA EM PSICANÁLISE
Seja Psicanalista. Curso 100% Online. Habilita a Atuar. Teoria, Supervisão e Análise. SAIBA MAIS



Além disso, vale lembrar que nenhum chefe gosta de marcar uma reunião em determinado horário e ter que começá-la 30 minutos depois graças ao atraso de um funcionário. Também não é adequado que trabalhadores se vistam de maneira desleixada ou vulgar em seu ambiente de trabalho.

Etiqueta corporativa e imagem pessoal

É importante que um trabalhador saiba que o seu ambiente de trabalho é um espaço em que ele deve mostrar profissionalismo. Muitas pessoas sabem fazer o seu trabalho de maneira excelente, mas elas não têm noção de que o seu comportamento no seu local de trabalho está arruinando a sua imagem.

Pense como seria péssimo se o seu chefe deixasse de te chamar para uma reunião importante porque você não sabe falar adequadamente em público. Há também casos em que pessoas começam a evitar certos colegas de trabalho porque sabem que eles são pouco confiáveis ou até mesmo invasivos.

Por essa razão, todas as pessoas que trabalham precisam conhecer a etiqueta corporativa. Fazendo isso, elas vão se relacionar de forma saudável com seus colegas e também aumentarão a sua chance de conseguir melhores oportunidades. Pessoas que sabem se portar adequadamente geralmente encantam as pessoas que estão ao seu redor.

Dicas de etiqueta corporativa

Tendo essas questões em vista, vale a pena destacar alguns pontos a que um bom trabalhador deve ter prestar atenção:

Pontualidade

Se uma reunião foi marcada em uma hora determinada, faça o possível para chegar antes. O mesmo deve ser feito com relação ao seu horário de entrada no trabalho. Essa atitude mostra profissionalismo. Já o atraso mostra desleixo e despreocupação com questões importantes para a empresa.

Adequação do traje de trabalho

Preste atenção à forma como seus colegas de trabalho se vestem e busque se adequar ao padrão. Vale sempre a pena evitar roupas sujas, danificadas, decotadas, curtas ou mal passadas. Nenhuma delas irá ajudar na construção da sua imagem no seu ambiente de trabalho.


Curso de Formação em Reiki - banner

Relacionamento com os outros

Seja gentil, mas não invasivo. Domine a linguagem formal e a informal, afinal você precisa saber se comunicar bem tanto em reuniões de trabalho quanto em festas de firma. Seja prestativo, mas não deixe que as pessoas se aproveitem de você. Saiba também fazer críticas construtivas em momentos pertinentes.

Manuais de etiqueta corporativa

Apresentamos aqui algumas dicas, mas infelizmente o tamanho do texto não permite que consigamos dar conta de tudo que você precisa saber sobre a etiqueta corporativa. Assim sendo, vale a pena que você invista em um bom manual sobre esse assunto.

O livro Etiqueta Empresarial – Ser bem educado é…, de Maria Aparecida Araújo, é uma boa indicação. Além dele, podemos sugerir a obra Sete pecados do mundo corporativo: Etiqueta, comportamento e marketing pessoal, de Ligia Marques.

Esses dois livros conseguirão te ajudar a aprofundar o seu conhecimento sobre as normas de conduta dentro do mercado de trabalho. Se você puder indicá-los para as pessoas que promovem treinamentos dentro da empresa, é possível que essas normas sejam aprendidas por todos! Se você tiver oportunidade, veja se isso é possível.

Curso de etiqueta corporativa

Há instituições que também ministram cursos de etiqueta corporativa. Se você estiver interessado, vale a pena procurar o da Estácio “Etiqueta Empresarial“. Ele é online e emite certificado. Já o curso “Etiqueta Corporativa: empresarial e social” da Universidade Metodista de São Paulo é presencial. Ele custa R$ 96 e é de curta duração.

Etiqueta corporativa nas redes sociais

Ainda é importante abordar como deve ser o seu comportamento nas redes sociais. É importante que você saiba que você também é analisado a partir daquilo que você posta na internet. Assim sendo, evite fazer postagens em que você se exponha excessivamente ou que divulgue questões negativas relacionadas ao seu ambiente de trabalho.

Jamais poste textos, imagens ou vídeos que sejam desrespeitosos e evite mandar mensagens irrelevantes em grupos da empresa. Vale a pena também tomar cuidado com a sua ortografia e com o seu vocabulário.

Considerações finais

Nós esperamos ter esclarecido para você o que é a etiqueta corporativa. Comente qual é a sua opinião sobre o assunto e também diga se você segue essas normas tão importantes. Além disso, fique atento aos nossos próximos artigos aqui no Negócios e Carreiras!


Curso de Psicanálise

Deixe Seu Comentário