estratégia SEO

Estratégia SEO: o que é e como aplicá-la?

Posted by

Assim que começar a investir no Marketing Digital, uma empresa precisa assegurar as posições mais altas nos buscadores virtuais. Com isso, poderá contar com um número crescente e constante de cliques em seu site e se consolidar como referência. Vamos entender o que significa estratégia SEO e como aplicá-la em seu site.

O que é estratégia SEO?

Estratégia SEO pode ser descrita como um conjunto de aplicações para melhorar o desempenho de páginas na internet. Por meio dela, é possível otimizar o canal para que você possa aumentar o tráfego de visitantes e alcançar autoridade. Quando bem executada, gera a confiança que o público precisa na hora de buscar informações.

Qualquer negócio em expansão necessita aplicar a estratégia SEO em suas atividades na internet. Isso porque a empresa ou negócio em questão acaba por ganhar mais visibilidade visualmente, alcançando mais a mais pessoas. Os bons resultados disso se mostram na captação de clientes, leads e aumento no faturamento do negócio em questão.

Assim que fizer a otimização do seu site, permitirá que o rankeamento da página possa subir. Tal esforço é necessário porque quase todo o internauta somente clica nos primeiros resultados de sua busca. Já que reformulou a estratégia de exibição de conteúdo, pode ter chances maiores de conquistar as primeiras posições.


Curso de Constelação Familiar e Sistêmica

Sobre o Google

O Google é o buscador mais conhecido de toda a internet e saber como usá-lo definirá a posição que seu site ocupa. Os resultados das buscas no navegador são divididos em dois grupos: resultados pagos e orgânicos. Resultados pagos são alcançados por empresas que pagaram ao Google para subir de posição, aparecendo como “anúncios” ou “Ad”.

Por sua vez, os resultados orgânicos foram alcançados com a estratégia de SEO. Logo abaixo do conteúdo pago, você vai se deparar com links que alcançaram popularidade pelo conteúdo e ranqueamento. Para alcançar isso, é levado em conta a experiência do usuário, relevância do assunto em questão e autoridade da página.

Além do uso de SEO, é necessário focar em um conteúdo valoroso para expor no site. Isso porque o próprio Google acaba reconhecendo o peso que tal artigo tem aos usuários. Nesse caminho, o mesmo pode determinar se redireciona o conteúdo aos visitantes de forma imediata ou não. O SEO vai viabilizar a exposição mais rápida de sua página.

Tríade da busca

Na estratégia SEO, existe um mecanismo chamado “Psicologia da busca”. Tal mecanismo visa esclarecer a forma como os usuários pensam sobre determinado assunto quando fazem uma busca. Com isso, é possível direcionar corretamente os visitantes até o seu site de forma natural. Existem três tipos de busca, sendo elas:



FORMAÇÃO COMPLETA EM PSICANÁLISE
Seja Psicanalista. Curso 100% Online. Habilita a Atuar. Teoria, Supervisão e Análise. SAIBA MAIS



Busca informacional

Isso tipo de busca é mais generalizada, ou seja, você busca por informações, independente de onde estejam. Assim, fica indefinido qual o site que você pode chegar com base na sua pesquisa. Com esse exemplo fica nítida a necessidade de um bom rankeamento no Google. O visitante irá buscar nos sites que aparecerem primeiro em sua busca.

Busca navegacional

Essa busca é direcionada a quem já sabe para qual site que ir, mas não lembra da URL completa. Por exemplo, se digitar “Negócios e Carreiras”, encontrará links que se direcionam ao mesmo local. Com isso, suas chances de “errar o caminho” são mínimas, já que sabe onde precisa procurar.

Busca transacional

Por fim, esse tipo de busca visa a aquisição de determinado objeto por meio de uma compra. O cliente executa uma pesquisa na internet porque tem a intenção de adquirir determinado produto via e-commerce. Para quem trabalha com vendas, é preciso investir nesses canais de busca e transações comerciais.

Tempo de permanência

O Google sabe exatamente se uma página tem sido útil aos leitores com base no tempo de permanência deles. Isso significa que quando alguém passa muito tempo em uma página, significa que tal conteúdo foi útil para ele. Do contrário, as entradas e saídas rápidas acabam por “negativar” a página e reduzir o alcance dela nas buscas.

Por isso que uma excelente estratégia SEO visa a criação de conteúdo de qualidade. Correspondendo exatamente ao que o visitante precisa, é possível garantir sua atenção na página por tempo suficiente à contabilização do Google.

Além de um bom conteúdo, abra seu material com uma excelente introdução. Por meio dela, você viabiliza a permanência do visitante até o final, aumentando sua expectativa. Para alcançar isso, use palavras de conexão, como “e tem mais” ou “não só isso”. As mesmas ajudam a conectar o que foi digo e abrir ponte a algo novo.

Como aplicá-la?

Diversos fatores influenciam na utilização de uma estratégia SEO e saber aplicá-los fará toda a diferença no seu crescimento. Nesse caminho, a sua dedicação em lapidar o desempenho da sua página deve ser maciça, de modo a otimizar tudo. Entre os principais pilares estão:


Curso de Formação em Reiki - banner

Pesquisa e aplicação de palavras-chave

Pesquise pelas palavras-chaves mais utilizadas e as use adequadamente. É possível descobrir a lista dos termos mais buscados pelos usuários nos navegadores de busca. Mas assim como você, os concorrentes também têm acesso a esta ferramenta. Tenha desenvoltura e criatividade na hora de usá-la.

Monitoramento e avaliação

O que define o sucesso de uma página é o acompanhamento constante que esta recebe em seu desempenho. Por meio disto, faça métricas regulares para que saiba como cada estratégia tem impactado no crescimento das publicações. Melhore o que precisa e mantenha o que conquistou positivamente.

Veja seus concorrentes

Sempre observe aspectos em comum nos 10 primeiros ranqueados no Google após definir sua palavra-chave. Tente entender a estrutura que levou esses sites a chegar até ali. Com isso, implemente a perspectiva alcançada e faça sua página caminhar por ela. Lembre-se: melhore as falhas e otimize os acertos da concorrência.

Considerações finais

Por meio da estratégia SEO, você pode construir uma excelente visibilidade online. A quem procura melhorar a imagem de um negócio, tal recurso se torna indispensável no aprimoramento do Marketing digital. Por isso que executar uma ótima estratégia viabiliza se manter páreo aos concorrentes na internet.

Dessa forma, invista o necessário para que mude positivamente a diretriz de sua página. Por vezes, até temos um bom conteúdo, mas a falta de refinamento impede que isso nos ajude a nos desenvolver. Revise as estratégias que tem usado, faça projeções e crie metas correspondentes. O sucesso não vem fácil, mas é possível de se conseguir.

A estratégia SEO é um assunto vasto e que merece ser discutido para uma melhor utilização. Para continuar a implementar as melhores ideias ao seu site, não deixe de acompanhar o blog Negócios e Carreiras. Nossa equipe busca trazer o melhor conteúdo para que o seu negócio cresça de forma exponencial em um mercado concorrido.


Curso de Psicanálise