Quando, em 1982, aos 17 anos, bati o record mundial dos 100 metros nado borboleta (categoria até 18 anos), na Ginasíade de 1982, em Lille, na França, eu estava em perfeito estado de flow e não sabia. Tudo deu certo naquela prova: eu estava profundamente concentrado, minha consciência estava extraordinariamente bem-organizada, meus pensamentos, intenções, sentimentos e todos os sentidos estavam concentrados na mesma meta.

O fato é que todos os elementos daquela experiência estavam em harmonia, segundo a conceituação do Psicólogo croata Mihaly Csikszentmihalyi.

Essa é a descrição do estado de fluxo ou, simplesmente, flow. Desde então, estudo o assunto do desempenho e da produtividade, não apenas no esporte, mas em todas as arenas da vida, especialmente no trabalho.

A Psicologia do Desenvolvimento e a Neurociência têm prestado excelentes serviços de esclarecimento sobre o tema, mas o grande público ainda não alcançou uma compreensão clara de como acessar esse tipo de estado ótimo de produtividade no seu cotidiano.


Curso de Constelação Familiar e Sistêmica

E mais: poucas são as organizações que compreenderam que a produtividade está cada vez menos ligada a indicadores objetivos e cada vez mais vinculada a experiências subjetivas de seus trabalhadores. Penso que estamos em um momento propício para nos reconciliar com o tempo em suas manifestações cronológica e kairológica.

Nenhum assunto pode reconectar tão bem as dimensões mundanas e espirituais da vida quanto este.

Este artigo sobre o estado de flow foi escrito por Luciano Alves Meira (Escritor, professor e palestrante, cofundador da Caminhos Vida Integral, empresa de educação corporativa voltada ao Desenvolvimento Humano. Idealizou o Workshop Plenitude, com foco em habilidades socioemocionais, que já impactou mais de 40 mil pessoas no Brasil. Treinou líderes de diversas empresas como Volkswagen, Embraer, Kimberly Clark, Faber Castell, entre outras.


Curso de Psicanálise



FORMAÇÃO COMPLETA EM PSICANÁLISE
Seja Psicanalista. Curso 100% Online. Habilita a Atuar. Teoria, Supervisão e Análise. SAIBA MAIS