Equipe Motivada gera empresa bem-sucedida

Posted by

Você sabia que o segredo de qualquer empresa para ser bem-sucedida é ter uma boa liderança e motivação? Esses, pelo menos, são considerados elementos fundamentais para qualquer organização.

Sendo assim, não apenas a produtividade da sua equipe aumenta, como também a integração entre eles, o que pode facilitar o trabalho em grupo, auxiliando diretamente nas atividades.

Isso mostra a importância de ter uma equipe engajada e sabemos que tudo isso é responsabilidade da liderança, não é mesmo?

Um bom líder é aquela pessoa que mantém toda a equipe motivada e faça com que cada um se sinta parte da organização, algo que é fundamental para o andamento do negócio.


Curso de Constelação Familiar e Sistêmica

O que muitas organizações ainda não entendem é a importância de ter o seu colaborador satisfeito, com uma boa qualidade de vida e bem-estar. Isso só é possível se o ambiente de trabalho for agradável, assim como as pessoas que trabalham com ele.

É óbvio que desafios e cobranças sempre aparecem. Mas você, como líder, como está lidando com elas? E como está deixando isso afetar a sua equipe?

Entenda um pouco mais sobre a liderança e como fazer para motivar a sua equipe. Continue lendo!

Seja um líder motivador

Você já percebeu a diferença que existe entre ser líder e ser chefe? Enquanto o último está mais relacionado ao cargo que ocupa na empresa, assim como a pessoa que arca com as responsabilidades disso, o líder é aquela pessoa em quem os colaboradores procuram inspiração e apoio.



FORMAÇÃO COMPLETA EM PSICANÁLISE
Seja Psicanalista. Curso 100% Online. Habilita a Atuar. Teoria, Supervisão e Análise. SAIBA MAIS



São duas coisas muito diferentes, não é mesmo? Apenas com isso, já dá para perceber a importância da liderança para os seus colaboradores. 

Muito mais do que oferecer bons salários e benefícios empresariais, as pessoas estão procurando oportunidades de crescimento dentro das organizações e, sem um líder que seja eficiente, isso não será possível.

Para que um líder também seja bem-sucedido nas suas atividades, é necessário um combo de características para ajudá-lo nesse momento. Algumas delas são:

  • Boa comunicação;
  • Proximidade com os colaboradores;
  • Participação com o grupo;
  • Respeito às individualidades de cada um.

Isso mostra como os desafios da liderança são muitos. Ainda assim, é uma peça fundamental para que a equipe e o indivíduo continuem sendo bem-sucedidos no seu trabalho.

Como motivar a minha equipe?

Agora que já vimos o que faz uma boa liderança, precisamos também entender quais são as principais maneiras de manter uma equipe motivada. O processo pode não ser fácil, mas com certeza as recompensas aparecem.

Invista em treinamentos 

A grande moeda de troca do século XXI é o conhecimento. Por conta disso, cada vez mais as pessoas estão valorizando todo tipo de capacitação que podem chegar até elas, pois eles entendem como uma maneira de melhorar tanto o seu lado profissional, como também pessoal.

Os treinamentos devem ser sobre algo que faz sentido com a organização e com o trabalho em geral, mas não necessariamente nas atividades que eles empregam todos os dias. Ou seja, dê a oportunidade para os seus colaboradores aprenderem e se interessarem por novos caminhos.


Curso de Formação em Reiki - banner

Uma clínica médica pode investir em um treinamento de gestão de consultório, por exemplo. Já uma empresa de marketing digital, pode realizar treinamentos sobre Inbound Marketing e Google Ads para toda a equipe, não apenas aqueles que trabalham com isso.

Delegue tarefas

Um bom líder é aquele que consegue delegar tarefas e responsabilidades aos seus colaboradores, pois confiam no papel que eles cumprem ali. Mais do que isso, mostra ao funcionário a sua importância.

Além disso, ao delegar diferentes tarefas, o tempo dos processos podem ser otimizados, sendo cada vez mais produtivo, o que também deixa o líder com mais tempo para resolver outras questões.

Seja flexível e humano

Uma das coisas que a liderança demorou muito tempo para entender é a importância de ver os seus colaboradores não apenas como uma força extra de trabalho, mas simplesmente como pessoas.

Isso pode ser difícil, uma vez que implica em ter empatia e se solidarizar com os problemas dos outros. É claro que nós sempre tentamos deixar os problemas para fora da empresa, mas isso pode afetar o trabalho em diferentes questões.

Por conta disso, ter um líder que seja humano pode fazer toda a diferença para o colaborador nesse momento. Será que você já perguntou para ele como está a sua família? Se precisam de algo? No caso daqueles que possuem familiares doentes, você sabe se os valores de planos de saúde foram ajustados?

É claro que nenhum líder é capaz de resolver todos os problemas e dar tudo à sua equipe. Ainda assim, muitas vezes eles precisam apenas de alguém para conversar, por ser uma das maneiras mais eficientes de achar soluções.

Sendo assim, fica claro como é importante entender, enquanto líder, que os seus funcionários não são máquinas que apenas executam o seu trabalho e depois vão embora. Pelo contrário, possuem problemas e desafios e, mesmo assim, são os responsáveis por fazer toda a roda girar.

Motivar a sua equipe pode não ser uma tarefa fácil, afinal, são diferentes desafios que aparecem todos os dias, assim como diversas pessoas para lidar! Ainda assim, tem se mostrado como algo efetivo nas empresas, melhorando os resultados e transformando as equipes.


Curso de Psicanálise

Deixe Seu Comentário