empresa-descontraida

Empresa descontraída: Saiba como é possível conciliar trabalho e diversão

Posted by

Quando se fala em empresa dos sonhos, muitos comentarão a respeito dos benefícios que elas podem trazer. Contudo, por outro lado, há quem considere que para oferecer um bom serviço os funcionários tem que trabalhar em um ambiente favorável à cooperação e à criatividade. Com isso, vamos descobrir como conciliar trabalho e diversão e construir uma empresa descontraída.

Sobre a empresa descontraída

O ambiente de trabalho carrega um estigma muito pesado sobre sua essência. A maioria das pessoas automaticamente pensa em um ambiente cinza de bastante tensão. Isso acontece por causa da cultura formalista da ergonomia que alimentamos durante séculos. Dessa forma, a ideia de uma empresa descontraída poderia surgir como algo contra producente.

Entretanto, a mesma tem se mostrado possível há bastante tempo. Na verdade, tem se tornado a base de muitas corporações em favor dos seus funcionários e de sua força de trabalho. Por causa dela, eles têm mais liberdade para trabalhar de modo mais confortável. Já que não são pressionados, acabam produzindo de forma mais saudável e objetiva.

Isso explica porque grandes corporações conseguem resultados estratosféricos a cada ano. Os melhores exemplos são a Apple, Google, Facebook e outros gigantes de renome. Em entrevistas ou visitas, podemos observar a alegria dos colaboradores em fazer parte do nicho. Em suma, a empresa é deles e feita por eles, com alto padrão de produção.


Curso de Constelação Familiar e Sistêmica

Benefícios

Como é de imaginar, uma empresa descontraída é bastante vantajosa a quem se envolve com ela. O público tem acesso aos melhores produtos fabricados de forma prazerosa e com empenho, claro. Entretanto, os funcionários também ganham de forma equivalente. Isso porque os mesmos passam a demonstrar uma capacidade maior na:

Criatividade

Ao contrário de ambientes laborais comuns, os mesmos têm espaço e suporte para raciocinarem. Não existe um padrão de pensamento comum que deva ser seguido ou refletido no comportamento de cada trabalhador. Dessa forma, assumem um papel mais libertário e podem improvisar soluções eficazes para qualquer demanda.

Produtividade

Com a criatividade, vem a produtividade, de modo que possam entregar mais sem qualquer desconforto. Isso porque cada colaborador da empresa descontraída não se sente a cumprir uma meta quanto a um trabalho. Claro, os resultados finais são o que contam, e isso faz com que estejam livres para atingi-los ao seu modo.

Retorno

Durante as pausas, os colaboradores podem se recarregar da maneira que acharem mais adequada. Com isso, eles podem tirar um cochilo, usar jogos de interação e até mídias digitais. Desse modo, eles podem retornar ao ambiente de trabalho mais descansados e com menos estresse.



FORMAÇÃO COMPLETA EM PSICANÁLISE
Seja Psicanalista. Curso 100% Online. Habilita a Atuar. Teoria, Supervisão e Análise. SAIBA MAIS



Pequenos obstáculos

Claro que uma empresa descontraída enfrenta seus obstáculos assim como as demais. Por conta da rotina que levam, alguns funcionários podem se desviar do propósito original. Ainda que a forma de trabalho seja bastante cômoda, o descontrole pode implicar na perda de foco. Muitos acabam alocando sua energia longe das atividades principais.

Por isso que a responsabilidade deve ser algo trabalhado constantemente neste local. Os colaboradores precisam entender que possuem atribuições inadiáveis a serem cumpridas. Render-se aos confortos da organização de maneira contínua pode implicar em problemas no ambiente.

Ainda assim, a descontração não dificulta a relação entre sócios e clientes dentro da empresa. Isso porque, ainda que estranhem, entendem que essa é a proposta dada por ela. Além disso, muitos visitam esse ambiente como forma de inspiração para implementar em seus próprios negócios.

A importância do limite

Logo no primeiro contato, fica bastante evidente o quanto a empresa descontraída é benéfica para os funcionários. Os mesmos têm total liberdade de criação ao seu tempo e sem pressão opressora. Para eles trata-se de uma situação ideal de trabalho, de modo que podem se desvincular da rotina desagradável de um ambiente comum. Contudo, isso também pode ser um problema se o processo de implantação do conceito é mal feito.

Isso porque muitos colaboradores podem abusar da liberdade que foi dada para eles no trabalho. Além da distração, o relaxamento mal construído pode acabar implicando no desempenho deles. De funcionários produtivos, sem a devida guia, se tornam pessoas ausentes e desleixadas, pensando apenas no conforto.

Por isso que estabelecer limites é tão fundamental nesse modelo de negócio. Ainda que tenham algumas vantagens, isso não significa que podem se distanciar de suas funções principais. Antes de tudo, devem entender que a empresa sobrevive de produtos e serviços, de modo que as coisas precisam ser feitas.

Como ser mais descontraído

Mesmo que não possa mudar a estrutura física da organização por hora, é possível convertê-la em uma empresa descontraída. Pequenas ações têm papel fundamental na liberação laboral dos funcionários. Com o planejamento correto, é possível fazer com que se sintam bem-vindos e, ao mesmo tempo, possam dar o melhor de si. Comece por:


Curso de Formação em Reiki - banner

Comemore cada sucesso com os funcionários

Os funcionários necessitam saber que todo os seus esforços estão sendo bem reconhecidos. Isso permite que se sintam valorizados e motivados a sempre fazerem mais entre si. Se não pode fazer festas em comemoração, promova reuniões descontraídas ou deixe avisos otimistas visíveis a todos.

Deixe-os mais confortáveis física e mentalmente

Ao invés de pressioná-los com prazos e locais sem vida, proporcione mais flexibilidade a eles. Não se trata de adiar ou diminuir os resultados, nada disso. Todavia, deixe que fiquem confortáveis para trabalhar e que escolham os melhores meios para isso. Nesse caso, o home office parece uma ótima opção.

Estimule-os de maneira humorada

Eventos dentro da organização podem quebrar a tensão inerente ao local. A fim de lidar com isso, promova ações que os deixem mais leves. Por exemplo, muitas instituições já permitem que seus funcionários tenham a liberdade para levar seus cachorros para o trabalho.

Comentários finais sobre a implementação de uma empresa descontraída

A empresa descontraída é um projeto voltado diretamente ao bem-estar dos funcionários. Por meio das ações propostas por elas, eles têm liberdade para trabalharem da forma como podem. Isso acaba por impactar positivamente nos resultados que eles entregam, favorecendo a empresa.

Entretanto, é preciso se atentar até que ponto isto é benéfico ou não. Isso porque a flexibilidade e o ambiente corporativo podem influenciar no relaxamento dos menos preparados. Em detrimento do trabalho, alguns podem acabar se desviando da rota principal da entidade. Assim, esses princípios norteadores devem sempre ser comentados e exigidos da equipe.

Para que possa ter sempre dicas úteis ao seu crescimento, assim como este post sobre a empresa descontraída, não deixe de acompanhar o blog Negócios e Carreiras. O site tem a missão de entregar aos visitantes conteúdo de qualidade que pode impactar positivamente sua vida e seu empreendimento.Tendo isso em vista, entregamos regularmente um conteúdo robusto que pode ajudá-lo a suprir demandas externas.

 


Curso de Psicanálise