Empreendedorismo: qual sua importância?

Posted by

A importância do empreendedorismo está diretamente associada aos benefícios econômicos e sociais que sua ação acarreta no ciclo de desenvolvimento local e setorial.

Nesse contexto, vem ganhando clara visibilidade como peça essencial nas políticas nacionais e estaduais de ciência, tecnologia e inovação.

Com efetivos desembolsos de recursos públicos e privados para sua consolidação e expansão.

 


Curso de Constelação Familiar e Sistêmica

Inovação e empreendedorismo

Uma das melhores maneiras de pensar sobre tecnologia é vê-la como expressão do casamento entre inovação e empreendedorismo.

Mesmo diante do crivo das análises sociais em tempos de constantes pressões, o formato universidade empreendedora, há muito discutido no meio acadêmico, demonstra ser um processo irreversível no Brasil e no mundo.

Implícita a isso está a ideia da inovação, como meio de criar condições de melhoria contínua de serviços públicos prestados e a decorrente aceitação como elemento indissociável.

 



FORMAÇÃO COMPLETA EM PSICANÁLISE
Seja Psicanalista. Curso 100% Online. Habilita a Atuar. Teoria, Supervisão e Análise. SAIBA MAIS



Universidade

Budyldina (2018) corrobora que o empreendedorismo em universidade está legitimado no modelo ‘Triplice Helix’, cunhado por H. Etzkowitz.

A autora coloca que Etzkowitz, identifica a comercialização de resultado de pesquisa como característica importante de uma universidade empreendedora.

Aponta, ainda, que a aplicabilidade do modelo, em sua proposta inicial, estava limitada a indústrias com maior capacidade de absorção.

Ou, em um caso regionalizado, a empresas locais capazes de comercializar resultados de pesquisas acadêmicas.

 

Implementação do empreendedorismo

Nessa conjuntura, de acordo com Sherwood e Covin (2008), a melhor estratégia de implementar o empreendedorismo é pelo estabelecimento de parceria.

Onde a universidade cria as condições de transferência de conhecimento.


Curso de Formação em Reiki - banner

Deve-se acrescentar que, a medida tanto da criação quanto do desenvolvimento de empresas, os determinantes do empreendedorismo dependem não apenas da disponibilidade de dados, mas especialmente dos objetivos perseguidos.

 

Pesquisas

Os avanços das pesquisas nesta área vêm apontando a necessidade de mecanismos de avaliação das condições e impacto com esforços consideráveis canalizados para a construção de indicadores.

Prova disso, é a criação do Entrepreneurship Indicators Programme – EIP, em 2005, pela OCDE, em conjunto com a Agência de Estatísticas da Comissão Europeia – Eurostat.

Cujo objetivo é desenvolver e difundir dados sobre empreendedorismo que sejam comparáveis internacionalmente.

 

Desempenho empresarial

O programa trata do desempenho empresarial a partir das variáveis empreendimento, emprego e riqueza que deram origem a 18 indicadores principais.

De acordo com a OCDE (2009), indicadores de empreendedorismo são importantes para governos, pois contribuem com informações que permitem conhecer e comparar dados.

 

Indicadores para o empreendedorismo

Conforme Junior, Andreassi, Nassif (2017 apud OCDE, 2009), o EIP, concebido para medir as atividades de negócios, consiste na projeção de indicadores divididos em três categorias:

  • determinantes, desempenho e impactos do empreendedorismo.

 

Os indicadores dos determinantes do empreendedorismo

Remetem-se à criação das condições que seriam ideais para seu fomento, retratando as medidas dos fatores individuais ou sociais que influenciam a atividade.

 

Os indicadores do desempenho empreendedor

Medem a quantidade e tipo de empreendedorismo existente na região, atingindo o quantitativo de criação, crescimento, sobrevivência de empresas e na contribuição destas segundo a participação no índice de abertura de vagas de emprego.

 

Os indicadores de impacto do empreendedorismo

Medem a contribuição nos diferentes níveis:

indivíduos, empresa e sociedade, a exemplo de criação de empregos, de riqueza e a redução da pobreza.

 

Esse texto sobre Empreendedorismo: a importância para nosso cenário foi criado por Roosseliny Silva.


Curso de Psicanálise

Deixe Seu Comentário