As pessoas acabaram associando o mundo dos negócios a características muito específicas: coragem, ousadia, intrepidez, audácia. De fato, esses são atributos muito desejados por pessoas que se aventuram nesse universo. Portanto, pode-se questionar se um empreendedor introvertido e tímido pode dar certo. Assim, se essa é a sua dúvida, não deixe de ler esse texto porque iremos solucioná-la com clareza!

Cuidado com as falácias!

A verdade é que um empreendedor introvertido pode dar certo ou errado no mundo dos negócios. Afinal, isso dependerá mais de sua performance como empreendedor e menos dessa característica de sua personalidade. Assim sendo, não podemos dizer que esse tipo de pessoa sempre vai se dar mal nessa área.

Veja bem, toda afirmação que parte de generalizações tende a ter uma grande chance de ser uma falácia.

Dessa forma, dizer que uma pessoa tímida não pode ser uma boa empreendedora é a mesma coisa que dizer que um cachorro que ladra não morde. Nós costumamos dizer isso muitas vezes, mas temos certeza de que muita gente já teve péssimas experiências com cachorros nervosos.


Curso de Constelação Familiar e Sistêmica

Assim sendo, o que queremos dizer é o seguinte: não é por que as pessoas dizem muito uma coisa por aí que essa afirmação é verdadeira. É necessário que façamos o esforço de entender se o que está sendo dito realmente pode ser comprovado. Dessa forma, propomos hoje a você esse exercício com relação à introversão no mundo dos negócios!

Vamos ver se os introvertidos geralmente não são bons empreendedores?

Para fazer uma boa avaliação sobre se empreendedor introvertido e tímido pode dar certo, vale a pena verificar se entre os melhores empreendedores do mundo só existem pessoas extrovertidas, isto é, pessoas que são naturalmente voltadas ao mundo externo. Afinal, essa análise já será uma excelente evidência de que a timidez atrapalha ou não um empreendedor.

Não gostamos de spoilers, mas já podemos te adiantar que não é bem por aí. Para que você entenda o nosso raciocínio, iremos apresentar uma lista de sete empreendedores muito famosos e bem-sucedidos que possuem como característica a introversão. Está pronto para o choque? Então vamos lá!

7 empreendedores introvertidos de sucesso para quem quer saber se um empreendedor introvertido e tímido pode dar certo

1. Bill Gates

Não é preciso ser conhecedor do mundo do empreendedorismo para já ter ouvido esse nome. Na verdade, arriscamos dizer que, desde que ele fundou a Microsoft em 1975, ele é um dos nomes mais falados por aí.



FORMAÇÃO COMPLETA EM PSICANÁLISE
Seja Psicanalista. Curso 100% Online. Habilita a Atuar. Teoria, Supervisão e Análise. SAIBA MAIS



Não poderia ser diferente, não é mesmo? Todo mundo que usa um computador deveria agradecê-lo pela sua mente brilhante. E se chegarmos à conclusão que esse grupo é muita gente (muita gente mesmo!), poderíamos concluir que esse empreendedor tem muito dinheiro. De fato, não é novidade para ninguém que ele não sai da lista dos cinco homens mais ricos do mundo.

Bom, então temos que reconhecer que Bill Gates é um empreendedor de muito sucesso. Isso é um fato incontestável. O interessante é que essa sua característica não compete com outra que também é bastante conhecida: a sua introversão. Sim, senhoras e senhores, Gates é aquela pessoa que se sente muito melhor sentadinho na frente do seu computador do que discursando para um auditório lotado.

Mas esse fato não parece incomodá-lo nem um pouco. Segundo ele, a introversão pode ajudar as pessoas a se darem bem. Isso porque ela as ajuda a lidar com problemas complexos devido à sua capacidade de se desligar do mundo e pensar sobre essas questões. Bom, vale a pena ouvir um cara desses se você está pensando em ter sucesso, não é mesmo?

2. Jeff Bezos

O nome de Bezos não anda muito na boca de quem desconhece o mundo dos negócios, é verdade. Mas não deixa de ter a sua importância (que não é nada pequena, vamos combinar!). O empreendedor ganhou nada menos do que medalha de prata no pódio dos homens mais ricos do mundo da Forbes. Super compreensível: o cara fundou nada mais nada menos do que a Amazon. Sim, os pais dele devem ser muito orgulhosos!

Se você adora fazer as suas compras online, você provavelmente é cliente da empresa nada pequena de Bezos. Pense então no sucesso do empreendedor. Saiba, porém, que ele não é lá muito fã de entrevistas e holofotes. Digamos que ele é mais da ideia que seu sucesso fala por ele. Conhecido como introvertido, Jeff é mais um empreendedor que prefere ficar no seu canto.

3. Elon Musk

Pense numa pessoa que é tão rica que sua fortuna chega a níveis estratosféricos… bom, esse é o caso de Elon Musk. Estamos falando de mais um empreendedor que está entre os cinco mais ricos do mundo. Nada mal, não é mesmo?

Não daria para esperar menos do dono da SpaceX (empresa de transporte espacial) e da Tesla (famosíssima por, dentre outras coisas, fabricar e distribuir automóveis elétricos).


Curso de Formação em Reiki - banner

Podemos ver que o cara não está de brincadeira. Ele é um homem de muito sucesso nos negócios. Imaginamos que a essa altura você já não ficará surpreso ao saber que, assim como seus outros companheiros da lista, Musk é uma pessoa introvertida. Na verdade, ficou marcado por ser um dos empreendedores mais introvertidos do Vale do Silício.

Bom, poderíamos terminar a lista nesse exemplo, já que ele mostra que o empreendedorismo não é uma área só de pessoas extrovertidas. Mas acreditamos que você poderia acabar pensando que esses homens são apenas exceções, o que não é o caso. Afinal de contas, ainda temos nomes muito emblemáticos para apresentar aqui. Então, vamos para o próximo!

4. Mark Zuckerberg

Zuckerberg é tão famoso na geração atual que o seu nome dispensa grandes apresentações. Você já deve estar muito familiarizado com o nome do programador que foi um dos criadores do Facebook. Também não é novidade que ele já é dono de outros aplicativos bastante famosos como o WhatsApp e o Instagram, por exemplo.

Em vista disso, dizer que o “tio Mark” é um empresário de sucesso é uma baita redundância. Mas o que você não deve saber ainda é que ele é um homem introvertido e tímido.

Bom, isso não parece ter atrapalhado em nada a construção do patrimônio do bilionário. Assim sendo, esperamos que a essa altura, se você for introvertido e queira saber se um empreendedor introvertido e tímido pode dar certo, você já tenha se animado a começar a empreender. Afinal, tudo indica que pessoas com a sua personalidade sabem fazer dinheiro.

5. Larry Page

O nome de Larry Page não é lá muito famoso. Mas se você der um Google, você vai ver que o empreendedor não é nada mais nada menos do que co-fundador dessa empresa, que é gigante em importância atualmente.

Assim sendo, é difícil encontrar quem não seja consumidor de seus serviços e produtos. A verdade é que o Google mudou de forma revolucionária o modo como as pessoas se informam atualmente. Assim, é coerente imaginar que o lucro do seus fundadores chegou ao mesmo nível que o sucesso da empresa.

Esse é o caso de Page. O bilionário tem uma fortuna imensa e pode ser considerado sem sombra de dúvidas um empreendedor de sucesso. Como você já deve estar esperando, precisamos dizer que não foi a sua extroversão que fez o cientista um sucesso no mundo dos negócios. Muito pelo contrário. Sua natureza é quieta e reflexiva, o que pode ter contribuído para o desenvolvimento da sua criação nada modesta.

6. Steve Wosniak

Vamos para mais um grande nome? Se você ainda não ouviu falar sobre Wosniak, temos certeza de que a sua criação você já conhece. Isso porque ele é o cofundador da Apple. Não há nenhuma necessidade de destacar a grandeza da empresa, o que faz com que também se torne desnecessário apontar a genialidade desse engenheiro eletrônico.

Ainda assim, precisamos mencionar que, ao tratar dele, estamos falando de uma fortuna milionária! Dessa forma, o fato de ele ter conquistado esse patrimônio por meio do empreendedorismo com certeza é uma história de sucesso, a qual ele construiu pensando e executando, mais do que falando.

Isso porque Wosniak é conhecido como um introvertido, ao contrário do seu parceiro Steve Jobs, que é visto como o seu oposto. Interessante, não? Com certeza uma parceria de sucesso!

7. Marissa Mayer

Claro que não deixaríamos de acrescentar uma mulher na lista. Afinal, o mundo do empreendedorismo não é, de nenhuma forma, apenas masculino. Marissa Mayer entra na lista como uma grande mulher de negócios. Afinal, além de ser cofundadora da empresa Lumi Labs, ela ocupou a posição de CEO do Yahoo! e teve um cargo de destaque na Google.

Como resultado dessa carreira de sucesso, é de se esperar que Mayer tenha acumulado uns milhões no seu bolso. De fato, dinheiro não é problema para a empresária. Por essa razão, ela é um excelente nome para encerrar a nossa lista. Afinal, o seu grande sucesso não diminuiu por causa da sua introversão, outra característica marcante da empreendedora.

Entenda o que é introversão se você quer saber se empreendedor introvertido e tímido pode dar certo

Tendo em vista os nomes que apontamos acima e a magnitude das carreiras mencionadas, não há como dizer que a timidez atrapalha uma jornada de empreendimento. Na verdade, esse é um pensamento muito equivocado. Basta parar para pensar na definição do que é a introversão.

De acordo com o dicionário Michaelis, a pessoa introvertida volta-se para dentro. Isso pode parecer negativo no mundo dos negócios, mas não é bem assim. Essa tendência reflexiva pode ser bastante positiva para um empreendedor.

Para que você perceba que um empreendedor introvertido e tímido pode dar certo, iremos apontar algumas razões a seguir:

1. Um introvertido consegue ouvir melhor as ideias alheias

Isso mesmo que você está pensando. Ainda que um introvertido não goste de falar muito, ele se beneficia por ser um excelente ouvinte.

Assim sendo, se uma empresa precisa resolver um problema e os seus funcionários oferecem diferentes possibilidades de solução, uma pessoa introvertida sente maior facilidade para ouvir as ideias com atenção. Por outro lado, pessoas extrovertidas já não tendem a ter essa facilidade.

2. Introvertidos também têm excelentes ideias

Ainda que sintam muito mais dificuldade que pessoas extrovertidas para colocar suas ideias na mesa, isso não significa que os introvertidos não sejam criativos. Na verdade, o que diferencia essas pessoas é que esses últimos tendem a ter uma criatividade maior quando estão sozinhos.

Assim, se essas pessoas souberem separar o tempo necessário para refletirem sem companhia, é totalmente possível que elas apresentem excelentes ideias no momento em que estiverem em grupo.

3. Um introvertido tem facilidade de se desligar do mundo externo

É necessário resolver um problema numa empresa? Então vale a pena contar com uma pessoa introvertida. Isso porque ela geralmente consegue focar facilmente naquilo que precisa para encontrar respostas.

Uma vez que os introvertidos se energizam estando sozinhos, eles tendem a não ver problemas para se isolar e se concentrar na resolução do empasse em que a empresa se encontra. Em vista disso, é muito positivo para um empreendedor ter essa característica.

Isso significa que introvertidos não podem ser empreendedores ruins?

A resposta é não. Esperamos que a essa altura do texto você já tenha entendido que tanto extrovertidos quanto introvertidos podem ser bons empreendedores. Para isso, vale a pena fazer bom uso dos pontos fortes de sua personalidade e aprimorar aquilo que se pode melhorar.

Pensando em pessoas introvertidas, é necessário que elas tomem alguns cuidados para que possam ter sucesso no mundo dos negócios. É verdade que um empreendedor introvertido e tímido pode dar certo. Mas apontaremos algumas dicas a seguir.

Método revelado: os 5 passos para ser um bom empreendedor introvertido

1. Se dê o tempo de que precisa

Uma vez que você sabe que é uma pessoa introvertida, é necessário que você separe momentos do seu dia nos quais poderá se isolar. Será nesses momentos em que você geralmente terá as suas melhores ideias e poderá refletir sobre os problemas que precisam de resolução. Não deixe de se dar esse tempo, afinal você estará dando um tiro no seu pé.

2. Não deixe de compartilhar as suas ideias

Por outro lado, não deixe de compartilhar aquilo que você pensou, isto é, busque desenvolver a sua habilidade de comunicação. Afinal de contas, introvertidos são excelentes ouvintes, mas não gostam muito de falar.

Ainda assim, tenha sempre em mente que as suas ideias podem ser aquilo de que a sua equipe precisa para crescer. Dessa fora, ficar quieto nem sempre será a sua melhor decisão.

3. Se possível, faça parcerias com pessoas extrovertidas

No mundo dos negócios, o que faz diferença não é a sua personalidade, mas sim os seus resultados. Ainda assim, se a sua equipe pode ter o melhor dos dois mundos, porque não apostar numa parceria com uma personalidade oposta à sua?

Assim como Steve Wosniak se aliou a Steve Jobs e ambos fizeram uma excelente equipe, é possível que você possa ganhar muito tendo um parceiro extrovertido. Dessa forma, busque desenvolver seu pontos mais fracos com essa pessoa e contribua também com aquilo que você tem de mais forte: a sua capacidade reflexiva.

Por fim, é necessário diferenciar alhos e bugalhos…

Agora você já sabe que introvertidos podem sim ser excelentes empreendedores. Porém isso significa que pessoas tímidas podem dar certo no mundo dos negócios também? Já parou pra pensar nisso? Pode ser que você tenha acreditado que estávamos falando da mesma coisa. Não é bem por aí.

Pessoas tímidas possuem um acanhamento que está muito relacionado ao medo do que as outras pessoas vão pensar delas. Por essa razão, elas se sentem mal em situações em que não estão sozinhas. Já os introvertidos apenas se sentem melhor sozinhos porque essa é a forma como eles se energizam e são mais criativos.

Se você pensar nessa questão, a timidez acaba sendo um entrave que impede que muitas pessoas se relacionem com colegas de trabalho, clientes, etc. Sem dúvidas, esse pode ser um grande problema para um empreendedor. Afinal, como vender sem aparecer?

Por essa razão, recomendamos que pessoas tímidas busquem profissionais da área da Psicologia para entender o que faz com que elas tenham tanto medo de julgamentos de outros indivíduos. Assim, elas poderão conseguir desenvolver interações mais saudáveis.

Veja que não estamos dizendo que tímidos não podem se dar bem no empreendedorismo! Estamos apontando que há diferença entre a introversão e a timidez. Além disso, buscamos destacar que, dentre essas duas características, a segunda tem muito mais chances de ser um problema no mundo dos negócios. Por isso, ela merece a devida atenção.

Conclusão sobre se um empreendedor introvertido e tímido pode dar certo

Esperamos ter deixado mais do que claro que, sim, um empreendedor introvertido e tímido pode dar certo no mundo dos negócios. Melhor seria se ele diminuísse a sua timidez com o tempo e desse ênfase para os pontos fortes de sua introversão. Assim, ele teria muito mais chances de ser bem-sucedido em sua jornada, assim como muitos outros empreendedores foram nas deles.


Curso de Psicanálise