Recentemente, tenho me deparado com alguns empreendedores, e parece que existe um discurso ensaiado e plenamente afinado entre eles:
CRISE!Não Se arrisca durante a crise!
São empresários que possuem empresas promissoras, produtos bem colocados no mercado.
Outros, tem uma ideia ainda não consolidada e em fase de desenvolvimento.
Mesmo assim, a temática da “crise” sempre está em primeiro plano e é usada como desculpa para não inovar, não arriscar, não desafiar as perspectivas negativas do mercado.
Concordo que nesses tempos arriscar capital ou investimento alto é perigoso, porém, existem outras maneiras!
Em tempos de crise, CRIE!
Existe uma velha história contada em salas de reuniões entre empresários:
Uma gigante fábrica de sapatos convocou dois dos seus melhores executivos de vendas e novos negócios para uma viajem à África.
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Os dois executivos passaram uns dias lá. E, ao retornarem, cada qual deu seu relatório.
O primeiro descreveu a seguinte situação:
“Os costumes delá são estranhos. Todos andam descalços! Ninguém usa sapatos! É extremamente recomendável NÃO investir lá!”
Já o segundo, relatou o seguinte:
“Eles não usam sapatos! Desconhecem o calçado! Excelente oportunidade de negócio!”
O cenário de crise está instaurado, isso é evidente. Mas seria a crise uma barreira, ou uma oportunidade?
O empreendedor moderno tem que criar em meio as dificuldades.
Uma boa oportunidade é a diversificação.
Encontrar um meio termo que se encaixe.
No caso da fábrica de sapatos, o ambiente era de extremos.
Ninguém usava sapatos.
Investir ou não?
A saída foi investir em sandálias.
Um meio termo.
Os habitantes se sentiam confortáveis como se estivessem descalços e, ao mesmo tempo, protegiam os pés como se estivessem com sapatos.
A empresa inovou, diversificou, e encontrou um meio termo.
Muitas empresas perdem mercado insistindo em um modelo engessado, num produto que não tem mais espaço, numa filosofia empreendedora ultrapassada.
A gestão do empreendimento é absolutamente mutável!
Sim, existem princípios e métodos intocáveis, porém, dadoo cenário atual, quem não se adaptar, não resiste!
E se adaptar é ter criatividade. Ousar para se manter ativo.
Trazendo este exemplo para a nossa realidade podemos adaptar o conceito criativo implicito e desenvolver soluções em meio à crise.
Pergunte-se:
O que posso fazer de diferente para manter ou atrair novos clientes?
O que está dando certo até agora, eu vou manter. O que está errado, eu devo mudar!
Seja flexível!
Construa um tipo de negócio adaptável.
Avalie seus serviços, seu produto, sua maneira de atendimento, de entrega e execução dos prazos.
Em algum ponto você poderá melhorar e inovar.
