Economia circular – cases de sucesso (Parte 3 de 3)

No mundo todo é possível encontrar empresas dos mais diferentes ramos investindo em produção sustentáveis e, atualmente, na economia circular. A certificação Cradle-to-Cradle® já foi dada à várias empresas que investiram em inovação em seu processo produtivo. Hoje, serão apresentados cinco exemplos.

A gDiapers aplicou o Cradle-to-Cradle® em sua produção de fraldas. De acordo com a empresa, seus competidores afirmam ter produtos sustentáveis ou eco-friendly, mas continuam a utilizar polipropileno ou polietileno. Utilizando um material a base de celulose, as fraldas, em parte, são reutilizadas na produção de outros produtos e, em parte, são descartadas. Como o cellulose-based material corresponde a mais de 75% do produto, a fralda é degradada em três meses. Assim, a gDiapers possui seu produto certificado na categoria Cradle-to-Cradle® Silver.

A Ecovative é uma empresa que possui diversos produtos inovadores e sustentáveis, além de ter sido eleita uma das 10 empresas mais inovadoras pelo portal Fast Company em 2014. A empresa produz materiais alternativos ao uso de plástico e espumas plásticas. Seu objetivo é transformar o lixo produzido na agricultura (talo de milho e resto de algodão, por exemplo) em produtos degradáveis. A Ecovative utiliza raízes de cogumelos para “ligar” os subprodutos utilizados. Estes materiais são chamados de Mushroom® Materials. O produto é certificado na categoria Cradle to Cradle® Gold.

Mushroom_Material_621_414



Curso de Constelação Familiar e Sistêmica

Figura 2 – Material da Ecovative

Fonte: Cradle to Cradle Products Innovation Institute

 

A Ecover Belgium N.V. produz produtos de limpeza certificados pelo Cradle to Cradle Product Innovation Institute. A empresa possui, atualmente, seis produtos certificados na categoria Cradle to Cradle® Gold e um na categoria Cradle to Cradle® Silver. De acordo com a empresa, seu processo de produção tenta imitar a natureza, utilizando a fermentação para a produção dos produtos. A empresa também usa a tecnologia Plantplastic® e, assim, até suas embalagens são “amigas da natureza”. A Ecover Belgium NV também declara não fazer testes em animais. Eles dizem “os animais são nossos amigos”.

Linha building care

Figura 3 – Produtos da Ecover Belgium N.V.

Fonte: Cradle to Cradle Products Innovation Institute

 

A alemã Lauffenmühle Gmbh & Co. KG utiliza a tecnologia reworx® para a produção de  roupas para trabalho desenvolvidas para oferecer controle de temperura, adequação para lavagem e alta resistência à abrasão. O produto recebeu a certificação Cradle to Cradle® Silver. O interessante é que a empresa desenvolveu o produto para ser usado e lavado por 50 ciclos e, após o uso, ser recuperado para a compostagem industrial do mesmo. O tecido utilizado para a produção vem de fibras sintéticas à base de óleo e madeira.



FORMAÇÃO COMPLETA EM PSICANÁLISE
Seja Psicanalista. Curso 100% Online. Habilita a Atuar. Teoria, Supervisão e Análise. SAIBA MAIS



A Hycrete Technologies criou o  Hycrete Admixtures, capaz de bloquear a passagem de água e de cloretos pelo concreto, protegendo o aço usado na construção. Assim, o concreto passa a ser um material a prova de água (waterproof) , estendendo a vida útil de uma construção. O produto possui certificação Cradle to Cradle® Gold e foi o primeiro material de construção a conseguir a certificação. A empresa declara utilizar materiais bio-degradáveis ou green materials, energia renovável na produção, além de  utilizar água de maneira inteligente e eficiente.

No Brasil, as empresas que tiverem interesse na certificação Cradle-to-Cradle® podem procurar empresas de consultoria ligadas à Cradle to Cradle Product Innovation Institute, como a EPEA ou a CTE.

Até semana que vem!


Curso de Psicanálise

Deixe seu Comentário Abaixo :)

Eduardo Polloni Silva

Aluno de graduação em Engenharia de Produção. Morou um ano na Noruega como bolsista do programa Ciência sem Fronteiras, onde estudou e teve a oportunidade de estagiar na área de Óleo & Gás. Possui certificações em Six Sigma, Scrum e Marketing. Atualmente, é colunista semanal do portal N&C e tradutor de palestras TEDx Talk. Possui interesse em estratégia empresarial, gerencimento de projetos, sustentabilidade e empreendedorismo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 × quatro =