“Uma coisa é perceber oportunidades atraentes e outra é ter competência para ser bem-sucedido nessas oportunidades. ” Philip Kotler.
E você, sabe de quais competências precisa para atingir o seu objetivo?
Já parou para refletir sobre o que te impede, hoje, de realizar os seus maiores sonhos?
No artigo “Gestão de Competências”, detalhei o ciclo da gestão por competências, além de discorrer sobre o acrônimo C.H.A.V.E. Você lembra?
Para uma retomada rápida, vale lembrar que o ciclo de competências contempla: mapear, avaliar, desenvolver e monitorar a competência a ser desenvolvida.
Se ainda não teve tempo, vale a pena conferir, antes de prosseguir com a leitura de hoje.
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Seja Psicanalista. Curso 100% Online. Habilita a Atuar. Teoria, Supervisão e Análise. SAIBA MAISAntes de começar, você sabe quais os tipos de competências?
QUATRO TIPOS DE COMPETÊNCIAS:
· Cognitivas: relacionadas ao raciocínio.
Exemplos: resolver um problema matemático ou definir um programa de metas para a empresa.
· Perceptivas: envolvem a detecção e interpretação de informações, usando os nossos instintos.
Exemplo: saber o momento adequado para contratar um novo profissional.
· Motoras: são as competências mais básicas; dizem respeito a todas as ações que envolvem movimentos físicos.
· Perceptivas-motoras: envolvem elementos dos três anteriores: raciocínio; detecção de interpretação da ação; execução dos movimentos.
Exemplo: prática de um esporte.
Segundo o Modelo Dreyfus, a aquisição de novas competências e comportamentos passa por um processo de cinco estágios. Quer saber mais sobre isto e sobre como identifica-los?
CINCO ESTÁGIOS PARA A AQUISIÇÃO DE NOVAS COMPETÊNCIAS:
1 1. Noviço: o colaborador ainda não desenvolveu nenhum senso crítico sobre as habilidades que está aprendendo.
Exemplo: um vendedor sabe negociar, mas ainda não sabe o momento correto de buscar o fechamento da venda.
2. 2. Iniciante Avançado: o senso crítico começa a se desenvolver e todos os aspectos necessários para tornar-se competente são trabalhados com igual importância.
Exemplo: o vendedor argumenta, quando recebe a primeira negativa do cliente.
3. 3. Competente: o liderado já é capaz de fazer um planejamento equilibrado e formular rotinas de trabalho.
4. 4. Proficiente: nesta fase, o colaborador tem uma visão abrangente da situação, sabe priorizar a importância de determinados aspectos e utiliza o “jogo de cintura”, para alterar o padrão convencional de realização das tarefas.
5. 5. Expert: ao chegar neste estágio, ele supera os padrões convencionais e torna-se um “craque”.
Segundo Peter Drucker, “O que pode ser medido, pode ser melhorado”.
Então, vale conferir a técnica utilizada, no Coaching, para a adquirir as competências que te auxiliarão a atingir os teus sonhos:
SETE PASSOS PARA A AQUISIÇÃO DE COMPETÊNCIAS:
Para facilitar este mapeamento, vou sugerir as melhores perguntas, para que você chegue, rapidamente, ao seu objetivo:
1. 1. Identificação:
– Que habilidades eu preciso desenvolver para alcançar meu objetivo?
– O que eu preciso desenvolver para me tornar um profissional mais competente?
Neste ponto, uma dica é comparar-se com quem já atingiu o mesmo objetivo.
INSPIRE-SE em quem já chegou lá e procure identificar os principais comportamentos e competências que ele já tem.
2. 2. Entendimento:
– Quando precisei usar a competência que quero desenvolver?
– Naquele momento, como eu me sai?
– O que poderia ter acontecido, se eu já tivesse desenvolvido esta competência, naquele momento?
– O que eu aprendi naquela situação?
– Qual é o meu nível de motivação para desenvolver esta competência (1 a 10)?
– Que nível você já possui desta competência (1 a 10)?
3. 3. Assessment:
– Qual é a importância da competência que você quer desenvolver (1 a 10)?
4. 4. Aquisição:
Esta é a fase mais importante deste processo.
INVISTA tempo!
Faça uma lista do que é necessário para desenvolver esta competência.
Aqui, vale usar os recursos que eu já detalhei, em outros artigos (5W2H, SMART)
5. 5. Experimentação:
Ao chegar neste estágio, o foco deve ser testar os novos comportamentos adquiridos. Como?
– Defina as evidências que comprovarão que você está desenvolvendo a competência em questão. TESTE-SE!
6. 6. Prática:
Eu concordo com Aristóteles, quando ele afirma “Nós nos transformamos naquilo que praticamos com freqüência. A perfeição, portanto, não é um ato isolado. É um hábito. ”
O psicólogo Anders Ericsson, da Universidade do Estado da Flórida, afirma que a única forma de tornar um comportamento efetivo e se tornar expert em determinada ação é repeti-la continuamente, com base nos seus estudos sobre a prática deliberada.
E você?
É importante que se comprometa a alcançar a competência que definiu como foco, dando um passo de cada vez e respeitando os seus próprios limites.
7. 7. Aplicação:
Se a melhor forma de nos desenvolvermos é procurarmos, constantemente, por desafios, a dica é: NÃO PERCA NENHUMA OPORTUNIDADE.
A cada situação desafiadora, você extrapolará os seus limites (ou que acha serem os seus limites!).
Lembre-se de usar e abusar este recurso, junto a sua equipe, mas, antes: TESTE-A com você mesmo e SURPREENDA-SE com tudo o que pode fazer!
“Podemos escolher recuar em direção à segurança ou avançar em direção ao crescimento. A opção pelo crescimento tem que ser feita repetidas vezes. E o medo tem que ser superado a cada momento.” ABRAHAM MASLOW
O que você prefere?
De que lado você quer estar?
Se prefere avançar, vem comigo e continua acompanhando a minha coluna!
Até a próxima semana e muito sucesso!!!
