O que é dropshipping? Conheça esta tecnologia

O trabalho com o e-commerce se popularizou pelo mundo e facilitou o crescimento de diversas empresas ao longo do tempo. A ideia sempre foi facilitar a dinâmica entre vendedor e cliente, de como que ambos pudessem se satisfazerem rapidamente. Vamos entender melhor o que é dropshipping e como essa tecnologia impacta em sua vida.

O que é dropshipping?

Dropshipping se trata de um sistema de terceirização de armazenamento e venda de uma empresa. Em suma, um comércio deixa que outras empresas, fornecedores, por exemplo, façam o trabalho em seu nome. Isso torna a transação mais confortável de ser feita, já que parte do trabalho fica em outras mãos.

Basicamente o e-commerce vende um produto e repassa essa transação a um fornecedor de confiança. Este, por sua vez, é quem vai enviar o item ao comprador com o selo da empresa. O lucro da loja se dá na diferença de valores cobrados ao usuário e o valor pedido pelo fornecedor.

O dropshipping foi uma ferramenta adotada há muito tempo por empresas que hoje são grandes companhias no mercado. Aliás, foi graças a ele que conseguiram atingir o sucesso mostrando um diferencial na dinâmica interna. Mais abaixo falaremos disso com alguns exemplos bem conhecidos.



Curso de Constelação Familiar e Sistêmica

Como funciona?

O trabalho com o dropshipping acontece em etapas sequenciadas, de modo que uma dependa da outra para acontecer. Note que a participação real da marca fica apenas na venda do produto, de modo que o restante seja de responsabilidade do fornecedor. Isso começa a partir da:

Escolha de fornecedores adequados

Para determinados produtos é preciso ter um parceiro fornecedor e confiança e ágil em trabalhar. A qualidade da entrega deve ser primordial em relação aos preços que muitos cobram. O processo começa com eles fazendo o envio, monitoramento e entrega final.

Ofertas geradas pelos usuários

Depois do fornecedor, a segunda etapa se concentra na demanda do usuário. Ele vai escolher um produto e automaticamente o pedido é enviado da loja para o fornecedor, gerando nota e o despacho. Além disso, o fornecedor vai exibir a quantidade de produtos que você pode colocar à venda no seu site.

A entrega

Por fim, o fornecedor embala o produto escolhido e também envia o produto ao cliente. Nesse processo está incluído um código de acompanhamento para a sua empresa, de modo que fique atento ao andamento da entrega. Ainda que não participe diretamente, você pode colocar acompanhamento sobre.

Benefícios

A popularização do dropshipping foi possível por causa das vantagens que a ferramenta traz. Acontece que a inclusão desse sistema muda positivamente o fluxo interno e externo de uma empresa. Tudo começa por meio de:

Menos capital direcionado para que possa vender

Vendedores sabem o quanto é difícil é difícil trabalhar a parte financeira no inventário e tudo a ele relacionado. Graças a esse modelo de entrega, é possível fazer economia financeira e de recursos com o tempo. Sem contar que você fica disponível para outras atividades tão importantes quanto essa.

Flexibilidade

Já pensou no quanto é trabalhoso ter de lidar com galpões pessoais ou alugados? Fazer esse tipo de manutenção e investimento é pouco confortável, restritivo e até inseguro. Em vez disso, você terá o suporte de uma equipe especializada para te ajudar nessa tarefa com profissionalismo.

Facilidade em trabalhar com sua loja e crescer com ela

Se você não tem de lidar fisicamente com os produtos que oferta, não há como complicar o processo final de vendas. Assim que cada venda for concluída, você já pode partir para a próxima sem complicações com o processo de entrega. Desse modo sobra mais tempo para se deixar ao crescimento do negócio.

O retorno

O trabalho com o dropshipping deixa bem claro a participação dos indivíduos. A loja virtual é responsável pela venda e o contato com o cliente em cada transação. Por outro lado, os fornecedores arcam com a entrega e os trabalhos inerentes a isso, incluindo o retorno do cliente.



FORMAÇÃO COMPLETA EM PSICANÁLISE
Seja Psicanalista. Curso 100% Online. Habilita a Atuar. Teoria, Supervisão e Análise. SAIBA MAIS



O retorno aqui é definido como o momento em que o cliente quer fazer uma troca ou mesmo desistir da compra solicitada. Com isso, o processo de retorno, em boa parte, fica com os fornecedores. A loja ainda precisa manter contato com o cliente para que entrem em acordo em relação a como proceder nessas situações.

Embora o trabalho com o dropshipping seja muito confortável, as responsabilidades precisam ser bem esclarecidas. A entrega pode ter atrasado por diversos motivos, mas o fornecedor precisa estar preparado a isso. Já a loja não deve se mostrar desleixada com o trato dos consumidores, de modo que cause boas impressões.

As vantagens de ser invisível

No dropshipping fica bastante claro que o fornecedor não possui papel expositivo na transação. Em momento algum o cliente imagina que a empresa trabalha com um sistema de parcerias nas enregas. É como se o fornecedor fosse um fantasma laboral, agindo nos bastidores para tornar as compras reais.

A marca de sua loja é vista como o único canal da transação realizada. Nós costumamos acreditar que, mesmo se tratando de um comércio online, há grandes armazéns para comportar e despachar as mercadorias. Mas a principal mão de obra do projeto ica a cargo de empresas terceirizadas.

Desse modo, você precisa selecionar muito bem quem fará suas entregas. Precisa ter uma equipe comprometida e que zele por seu trabalho no mercado. Não somente você, mas os membros do time também sairão ganhando muito, seja financeiramente ou dentro de um segmento no mercado, virando referência.

Possibilidades infinitas

Imagine que você deseja empreender, mas que, por vários motivos, não consegue se expandir fisicamente. Manter uma loja física e dependências costuma ser um serviço caro e cansativo a qualquer pessoa. Nem todos conseguem lidar com essa situação e acabam desistindo.

Por outro lado, o dropshipping ajuda a quebrar limitações que antes justificavam sua estagnação. A principal delas é a liberdade em oferecer variados produtos. O cliente pode ter aquilo que deseja e ainda observar outras opções difíceis de encontrar.

Isso inclui produtos que não são tão procurados, mas que abririam possibilidades de mercado. Consequentemente você acaba criando um nicho de mercado, já que os clientes sabem que podem encontrar produtos difíceis com você. Avalie testar diversos produtos para aumentar a dinâmica de sua loja.

Pequenas empresas que viraram grandes negócios

Linhas acima, mencionamos o quanto o dropshipping revolucionou a forma de vender via internet. Foi graças a ele que hoje temos empresas gigantescas e que atendem nossos pedidos há anos. Elas cresceram com as possibilidades encontradas com essa tecnologia.

A Amazon, por exemplo, é um dos maiores exemplos de dropshipping de sucesso. A empresa de produtos eletrônicos, entre outros, carrega um peso gigantesco no mercado. Não apenas ela, mas os parceiros crescem de modo equivalente e contínuo graças a uma boa gestão de negócio.

Além dela, o Mercado Livre, Ebay, Wayfair e o grande mercado chinês são recorrentes dessa ferramenta.

Considerações finais sobre dropshipping

O dropshipping surgiu da necessidade de atender os clientes com mais eficácia e rapidez, gerando uma produtividade enorme às empresas. Já que outros estabelecimentos se encarregavam do armazenamento e entregas, agora elas poderiam se dedicar a outros setores importantes ao negócio.

Mesmo pagando participação às outras empresas, esse tipo de negócio costuma recompensar em mão dupla. À medida em que sua empresa cresce, seus parceiros seguem na mesma rota, o que apenas reforça os laços construídos.

Para se manter atento às novidades do mundo empreendedor, continue a acompanhar o blog Negócios e Carreiras. Conosco você sempre tem acesso a informações úteis ao crescimento de sua ideia no mercado. O dropshipping é apenas uma das portas que precisa entrar para alcançar o sucesso que deseja. Caso queira saber mais a respeito do mundo dos negócios, basta continuar lendo nossos artigos!


Curso de Psicanálise

Deixe seu Comentário Abaixo :)

Redação N&C

O Negócios & Carreiras é uma revista eletrônica com conteúdo de qualidade e atualizado, para desenvolvimento de pessoas e empresas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

catorze − treze =