dicas para abrir um negócio

7 dicas para abrir um negócio com pouco investimento

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Para qualquer pessoa que busca empreender o começo sempre será um obstáculo difícil. Sem experiência ou qualquer diretriz básica, uma ideia incrível pode se afogar antes de chegar à praia. Com isso, veja sete dicas para abrir um negócio e fazer seu nome acontecer no mercado.

Pense nas suas habilidades

Imagine uma pessoa que queira abrir um bar, mas não gosta de trabalhar nos fins de semana. Ou alguém que queria abrir uma loja de roupas, mas não entenda nada sobre moda e tendência. Um dos maiores erros dos novos empreendedores é investir em algo sem fazer uma profunda reflexão sobre aquilo.

Uma das principais dicas para abrir um negócio é ter certeza de sua competência. Não é apenas a aptidão para algo, mas a disposição para fazer isso dar certo. Como nada vem fácil, você precisa dar o máximo de si e pensar no que deve ser feito.

Aprimore o seu nível de conhecimento mercadológico para que seu negócio possa prosperar. Atualize a mecânica externa e interna, convergindo tudo a um esforço construtivo à sua marca. Se não puder fazer o que é preciso para seu negócio, precisa repensar em continuar com ele.


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Investidores

Histórias de pessoas que construíram impérios sozinhas podem ser inspiradoras, mas fazer isso acompanhado é melhor. Você pode até tentar fazer isso com recursos próprios, mas talvez o resultado alcançado não seja o esperado. Por isso que recorrer a investidores torna tudo mais fácil e melhor de ser planejado.

Costuma ser uma das dicas para abrir um negócio mais comuns que existem, embora não seja datada. Assim, tente recorrer a:

Família e amigos

A família e amigos são excelentes fontes de apoio quando se pensa em empreender. Por conhecerem sua capacidade e potencial, se sentem mais seguros em fazer uma aposta em seu sonho. Convença-os de que possui uma ideia rentável, criativa e inovadora ao mercado.

Crowdfunding

Você também pode recorrer às famosas vaquinhas online para fazer seu sonho dar certo. O crowdfunding viabiliza a abertura de um projeto com doações online de várias pessoas pelo mundo. Estipulando uma meta, pode dar início a qualquer plano que acredite que contribuirá socialmente.



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Investidor-anjo é um investidor físico que usa dos próprios recursos para investir em uma ideia. Entretanto, é preciso dar a certeza de que se trata de um negócio com potencial alto para convencê-lo a seguir você.

Foque em sua especialização

Mesmo que tenha ou não o seu capital já definido, é preciso se preparar para lidar com imprevistos. Com isso, uma das dicas para abrir um negócio é buscar sua capacitação o quanto antes. Assim, pode lidar muito bem com suas finanças e manter tudo sob o seu absoluto controle.

Por mais talento que você já tenha, um processo de refinamento e transformação pessoal pode levar você mais além. Isso acontece por meio de cursos e aulas que agreguem e ajudem a projetar seu potencial. Embora haja casos de pessoas que fizeram história mesmo sem o ensino médio, não aposte suas fichas no sucesso do outro.

Existem cursos, especializações e até workshops com preços acessíveis e até de graça. Independente do valor, agregam o suficiente para melhorar suas chances de abrir um negócio. Isso, com finalmente o capital, abre portas a diversas possibilidades.

Veja valores

Uma das dicas para abrir um negócio mais valiosas é saber se o negócio é viável financeiramente para ser construído. Faça anotações de tudo aquilo que precisará sem deixar nada necessário de fora. Além disso, se mantenha atento se o mercado lidará bem com o seu produto e o aceitará de forma positiva.

Não esqueça de fazer projeções em relação ao empreendimento, ainda que não tenha nada concluído. É preciso que você faça simulações de até quando pode seguir sua empresa sem usar capital externo. Embora seja útil, é preferível que este fique intocado pelo máximo de tempo possível e seja usado em situações emergenciais.

Faça essas projeções em cenários mais positivos e em cenários mais negativos e de dificuldades. Um empreendedor precisa saber antecipar o momento em que viverá como forma de se antecipar a ele. Dessa forma, pode levantar ações específicas para cada momento e lidar com um roteiro programado.


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Trabalhe seu Marketing

De que adianta ter o melhor serviço do mundo se há volume de interessados para comprá-lo? Um bom empreendedor deve saber como vender a sua marca para que se destaque no mercado. Por isso que um planejamento de Marketing bem executado causa resultados extraordinários em qualquer negócio.

O melhor do Marketing é que você pode executá-lo de forma acessível e sem gastar muito. Por exemplo, você pode fazer isso através das mídias sociais, como:

Instagram

No Instagram você pode publicar fotos do seu trabalho com o intuito de atrair o público. O melhor dela é que você pode ajudar o público a chegar até você pelo uso das Hashtags. Assim, você cativa a audiência fornecendo algo sob medida e quase que palpável para ela.

Facebook

O Facebook é mais acessível, já que o alcance das publicações é mais versátil. O público se sente mais à vontade em comentar, dar sugestões e compartilhar publicamente quando aprova seu trabalho. Ainda que seja uma mídia de acesso mais simples, é preciso mantê-la atualizada e favorável ao público.

Agregue o novo sempre que puder

Muitos acabam fixando uma marca no mercado atendendo a determinado padrão. Por um lado isso é bom, visto que os clientes conhecem a sua marca como uma impressão digital. O problema se encontra em se manter rígido quanto a isso.

Muitas empresas com potencial declinam porque não entendem o fluxo de mercado e sobre os clientes. Definem o público, mas não se aprimoram para mantê-lo fidelizado e parceiro do seu trabalho. É aqui que você não pode errar.

Entre a linha tênue que permite ter sua própria identidade e que deixe acrescentar coisas novas com o tempo. Por exemplo, se trabalha com comida, por que não pensar em um serviço de entregas para o que vende? Além de facilitar o acesso do público a você, monta parcerias lucrativas e bem direcionadas.

Networking

Para encerrar as dicas para abrir um negócio, se lembre que a união faz a força. O mundo dos negócios pode ser bastante cruel quando se faz tudo o que precisa sozinho. Desse modo, construir uma rede de contatos costuma ser eficaz e sadio na prospecção do seu alcance mercadológico.

O Networking possibilita a criação de parcerias que ajudam a ampliar mais facilmente seu negócio. Sem contar que ajuda na captação de informações precisas que são úteis ao seu empreendimento. Ademais, fica melhor gerir seu negócio cotidianamente e aprender com desafios vividos por outras pessoas.

Com tudo isso, você acaba gerindo seu capital de forma mais inteligente. A união faz a força e concede espaço para crescer.

Considerações finais sobre dicas para abrir um negócio

As dicas para abrir um negócio devem ser respeitadas para que o mesmo se torne sólido. Por meio delas você terá um direcionamento adequado de como explorar as propostas que possui e garantir que tudo possa dar certo. Pense nisso como um guia de como escalar uma montanha com a certeza do que encontrará lá em cima.

Caso esteja em dúvida, reveja tudo o que tem e adicione tudo o que leu aqui. Certamente terá insights esclarecedores de como pode colocar no papel o que acredita ser sucesso. Confie no seu potencial e se esforce para que tudo possa dar certo, já que depende de você.

Para mais dicas como essa não deixe seguir o blog Negócios e Carreiras. Miramos nossos esforços em ajudar empreendedores com uma ideia inovadora como a sua a ter sucesso no mercado. As dicas para abrir um negócio dadas acima são apenas a ponta do iceberg conosco.


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