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Dicas de Vendas: As 20 mais poderosas

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Se você quer saber como vender mais, comece por você eu não conheço ninguém que trabalhe em vendas que não tenha um interesse real em vender mais e aumentar seus lucros. São 20 preciosas dicas de vendas, para você ser mais produtivos e vender mais.

Mesmo 71% das empresas dizem que vender mais é a prioridade. Portanto, neste artigo vou lhe dar algumas orientações que vão lhe ajudar muito com isso.

 

1. Ouça Seu Cliente na hora de Vender

Se há uma coisa que aprendemos, é que quanto mais sintonizamos nosso discurso, ouvimos o cliente e entendemos suas expectativas com nosso produto, mais conseguiremos adaptar nosso produto ao que ele quer.


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Uma das dicas mais importantes: se não sabe o que dizer, escute seu cliente. Se você sabe o que dizer, também escute seu cliente.

Se não temos conhecimento do mercado e das pessoas, todos os sinais provavelmente passam despercebidos. Continue evoluindo seu processo de negócios.

 

2. Invista em marketing digital

Isto aplica-se a você se você ainda não está na plataforma online. Estou lhe dizendo que não aproveitar tudo que este universo tem a oferecer é perder dinheiro a cada minuto. Porque é na web que as pessoas estão.



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No mundo, já existem 4 bilhões de pessoas conectadas. E o número de pessoas comprando online é um grande motivo para entrar na era digital: 93% dos internautas compraram online pelo menos uma vez em 2020.

O consumo de plataformas digitais está aumentando a cada ano e a tendência é que esse número continue a crescer. Seja a facilidade de comparar preços ou a conveniência de não ter que sair de casa e poder comprar o que você quer a qualquer momento…

Com tanta informação que existe hoje, não usar o marketing digital é ficar escondido atrás de uma cortina. Para permanecer invisível. Você pode estar fazendo o seu melhor, mas as pessoas simplesmente não vão ver.

 

3. Aposte em blog e mídias sociais para divulgar e vender

Tente consolidar sua marca nas mídias sociais e aposte no marketing de conteúdo para fidelizar os clientes com material relevante.

As dicas de vendas não são efetivas se você não tiver junto dicas de marketing para vendedores.

Recomendo que você invista em SEO para aproveitar o seu conteúdo e em formas de pagamento, através de links patrocinados, para levantar campanhas. Desta forma, você ainda se posiciona como uma autoridade sobre o assunto.


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4. Encontre seu diferencial e explique-o durante a venda

O que o torna melhor que todos no seu nicho? Ter um produto ou serviço de maior qualidade ou mais resistente? Ser inovador? Ser mais eficaz que outros no mercado? Ter uma relação custo-benefício maior?

Esteja ciente de que preços baixos nem sempre são garantia de compra.

Encontre o recurso que se destaca na multidão quando se trata de facilitar a vida do seu cliente.

Promova um reforço positivo para o seu consumidor antes de fazer a proposta de venda. Apresente-o claramente. Traga-o mais perto do seu produto.

Dê exemplos e mostre o quanto você vai se beneficiar. Essa percepção da vantagem que ele obtém ao lidar com você faz toda a diferença quando se trata de fechar a compra.

 

5. Crie uma estratégia de Oceano Azul

Antes de chegar às dicas de vendas, o vendedor precisa saber se posicionar. Como seu produto se apresenta, quais os diferenciais e benefícios. E também os diferenciais do próprio vendedor, como pessoa e profissional.

Se você pode se diferenciar a ponto de oferecer algo verdadeiramente único, você será capaz de conquistar um público todo seu.

Esta é a chamada Estratégia do Oceano Azul, que apresenta um conceito de diferenciação competitiva. As empresas que colocam isso em prática não precisam brigar por uma pizza. Eles fazem suas próprias pizzas.

Empresas como Apple, Uber e Youtube são exemplos de criação de algo totalmente novo que puxaram os cordelinhos do negócio que operam, tornando-se líderes de mercado.

 

6. Saia da zona de conforto

Sim, você vai ter que aprender, para começar a se afastar… A zona de conforto é onde você não se move, porque não está fazendo nada muito diferente e não está correndo nenhum risco.

Você só está fazendo mais do mesmo. Se você quer seguir em frente, a zona de conforto é algo que você tem que remover da sua vida para sempre.

Você deve ter visto a famosa frase de Albert Einstein: “É uma loucura querer resultados diferentes fazendo tudo exatamente igual”. Isso mesmo. Vender mais é algo diferente. É algo além. Você não pode fazer isso se continuar agindo da mesma maneira.

Para alcançar seus objetivos e ultrapassá-los (ou mesmo ultrapassá-los), você precisa primeiro mudar a si mesmo. E para isso, você precisa conhecer a si mesmo. E para se superar no dia-a-dia.

Não adianta apenas ler essas dicas de vendas, se você não praticá-las uma por uma.

 

7. Desenvolva competências e habilidade em vendas

Algumas características são fundamentais para o empreendedor que sempre quer se surpreender com o saldo das vendas no final do mês. O que eu imagino que seja o caso com você.

Aqui estão alguns deles: a persistência do espírito de liderança a paixão motivará a proatividade Trabalhando com paixão, você encontrará a persistência necessária para não desistir nos momentos mais difíceis.

Você pode se esquecer de algumas dessas dicas de vendas. Mas, se tiver competências e habilidades desenvolvidas, terá jogo de cintura para enfrentar qualquer situação.

 

8. Tenha automotivação para fazer novas vendas

Encontre uma motivação para acordar todos os dias e fazer as coisas acontecerem. Lembre-se que é preciso força de vontade para fazer seu negócio funcionar.

Seja pró-ativo em todas as situações. Se você vê algo que pode ser melhorado, seja o primeiro a dar esse passo e resolver o problema. Isso significa assumir a liderança, assumir a responsabilidade por si mesmo.

Ao colocar isso em prática, você começa a afetar positivamente as pessoas que trabalham com você e, consequentemente, seu trabalho dará mais frutos.

 

9. Dê atenção aos pequenos detalhes

Não se esqueça que é trabalhando nos pequenos detalhes que você pode alcançar grandes resultados. Eu te disse tudo isso porque você precisa se preparar para ter o sucesso que deseja.

Ao combinar sua força de vontade com essas técnicas que vou mostrar a você, acho difícil não melhorar as vendas de sua empresa.

Aplicar essas dicas de vendas aos poucos, uma ou duas dicas novas por semana. E vá dando atenção aos detalhes, sem atropelos.

 

10. Organize seu tempo e faça listas de tarefas

Uma lista de tarefas centralizada (ou checklist) ajuda você a ter uma visão geral de tudo o que você estará fazendo no seu dia. Tente registrar suas tarefas de trabalho em um só lugar e separá-las de suas tarefas pessoais.

Busque deixar tarefas pessoais no celular, ou em um calendário separado. A concentração é essencial.

Pense em um lugar que você possa acessar diariamente. Revisar as tarefas pendentes deve ser sua primeira tarefa do dia!

 

11. Corte as distrações que impedem novas prospecções e vendas

Deixe o e-mail um pouco de lado Esta é uma das dicas mais simples de como vender mais e melhor. Verificar e-mails o tempo todo é uma parte do seu dia que consome muito tempo.

Uma alternativa aqui é criar uma tarefa específica para “responder a e-mails”.

Se for algo muito importante, você pode deixá-lo para ser respondido no intervalo entre uma tarefa e outra. Mas marque um horário para fazer isso.

Não faz sentido perder tempo para responder a um único e-mail importante, mas acabar “reiniciando” toda a sua caixa de entrada…

 

12. Defina o horário das ligações de vendas

Qual a melhor hora para falar com esses clientes? De manhã ou à tarde?

Configure os horários das chamadas que não têm um horário específico para acontecer. Por exemplo: todas as ligações da manhã serão feitas às 11h e as da tarde às 14h.

Ao definir estes horários, cada tarefa de chamada irá se encaixar em um destes horários.

 

13. Faça anotações sobre as conversas com clientes… E melhore!

Anote tudo, tire insights para melhorar nas próximas reuniões com clientes.

O objetivo é aumentar a produtividade, certo? Então faça tudo o que puder para evitar o tráfego. Especialmente para quem trabalha em grandes cidades, o trânsito é o maior consumidor de tempo.

Se houver a possibilidade de fazer uma teleconferência, em vez de uma visita presencial, opte por ela. É claro que o contato presencial é muito importante. Mas há questões que podem ser tratadas remotamente, como esclarecer dúvidas sobre a proposta, estabelecer metas para o projeto, etc…

Há muitas ferramentas úteis para isso. Os mais simples e populares são Skype, Whatsapp, Zoom, Meet e outros. Tudo o que você precisa fazer é criar uma conta gratuita.

 

14. Concentre-se no essencial que mais lhe trará resultados

Agendando poucas tarefas Se você agenda várias tarefas para um mesmo dia mas não consegue completar a maioria delas, ao final do dia você tem a impressão de que não produziu quase nada.

O acúmulo de muitas tarefas pode fazer com que você fique preso na organização. Para evitar isso, aqui está outra das nossas dicas de como vender mais e melhor: agende menos tarefas para o dia.

Confira o essencial para terminá-los primeiro e deixe algum tempo para fazer outros. Você tem que visualizar tudo que tem hora marcada no início do dia e depois encaixar os outros que não têm hora marcada entre os agendados.

 

15. Crie rotinas comercias (mais tempo) e administrativas (menos tempo)

A rotina é um pouco complicada. Se for levado muito a sério, nosso dia acaba sendo muito repetitivo. Mas há um lado bom na rotina: você pode se organizar e melhorar a produtividade. Segunda-feira é um dia crítico!

Você chega ao escritório e logo percebe que há muitas coisas a fazer. Depois vem o stress e depois o mau humor… Então por que não tornar as coisas mais interessantes para segunda-feira?

Se você gosta de se encontrar com fornecedores, clientes, parceiros, faça-o na segunda-feira (se possível, é claro).

Comece a fazer isso com freqüência e estabeleça uma rotina. Com o tempo, você verá que as tarefas rotineiras se tornarão mais produtivas.

Só mais uma coisa: São dicas de como vender mais e melhor que simplesmente mudam muito o nosso dia.

 

16. Foque na Solução e nos Benefícios que ajudam seu cliente

Uma vez que você conheça seu consumidor e sua dor, use-a para impulsionar sua venda. É muito importante que, ao fazer sua oferta, seu foco não esteja no produto ou serviço. Pelo menos não em primeiro lugar.

Agora que você sabe o que seu público precisa, o foco deve estar em como seu produto o ajuda a resolver seus problemas.

Deixe o cliente falar sobre as incríveis características do produto mais perto de fazer a oferta final e o apelo à ação. Até lá, convença seu cliente da natureza vantajosa de lidar com você.

 

17. Não abuse no oferecimento de descontos

Você deve mostrar que o preço é muito acessível em comparação com o valor do produto. Se você tem enfatizado até agora que é um preço muito bom para ser verdade, e que apresenta uma ótima solução para a dor do seu cliente…

Por que você vai dar um desconto? Neste caso, baixar o preço pode ser perigoso, pois contradiz o seu discurso e a sua credibilidade.

Tenha cuidado para não desvalorizar o seu produto baixando muito o preço.

Lembre-se que na grande maioria dos casos, as pessoas não estão procurando o desconto, mas alguém que seja capaz de resolver seu problema.

 

18. Priorize ajudar seu prospecto (potencial cliente)

Vender é apenas uma forma de chegar lá.

Afinal, se o cliente não puder gerar valor através do que ele comprou de mim, ele irá cancelar a compra logo em seguida – e nós não queremos isso.

Se o cliente não souber disso, prefiro que volte mais tarde com mais maturidade no assunto ou compre uma consultoria para aprender primeiro.

Afinal, fazer uma venda sabendo que está condenada ao fracasso simplesmente não faz sentido. Mas como eu acabo descobrindo se meu produto será perfeito para o cliente antes que ele comece a usá-lo?

 

19. Faça muitas perguntas e deixe seu cliente falar

Eu faço perguntas e me interesso pelas suas necessidades. Antes de começar a falar sobre o seu produto: ouça o seu cliente.

Quando você perceber que seu produto vai realmente ajudar seu cliente, concentre-se em mostrar COMO ele vai ajudá-los.

Afinal, o objetivo de um vendedor não é vender um produto ou serviço específico para seus clientes, mas ajudar seus clientes.

 

20. Desenvolva seu espírito de liderança sobre sua equipe e seus clientes: aplique essas dicas de vendas

E para isso, o vendedor precisa vender valor, e não produtos ou serviços.

Para ser um vendedor, uma necessidade profissional: Espírito de liderança, Força de liderança, Paixão pela mudança, Evoluir constantemente, Ser persistente, Ser constantemente atualizado, Ser empreendedor e Nunca parar de estudar.

O que você achou de nossas 20 dicas de vendas? Deixe seu comentário, compartilhe. Conte-nos quais outras dicas de vendas você daria a profissionais como você.

 


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