Desemprego e as dificuldades para recolocação no mercado de trabalho

Em meio ao cenário econômico recessivo, com diminuição do ritmo da produção e do consumo e aumento do desemprego no país, quem está em busca de trabalho ou pensa em mudar de emprego deve ficar atento.

“Para muitas empresas e profissionais, crise é sinônimo de oportunidades, onde independente do momento econômico, a hora é de usufruir, buscando seja: através de qualificação, processos de coaching e preparando-se para o processo seletivo, tendo clareza de seus objetivos e tendo FOCO”, diz Luciana Ferreira, Presidente do Grupo Elemento RH.

A crise traz oportunidades, onde em tempos mais difíceis as empresas fazem uma avaliação mais criteriosa, analisando quem sabe lidar melhor com esses desafios. Assim, nessa época é muito importante para que o profissional possa avançar na carreira e obter a recolocação esteja preparado para enfrentar os processos seletivos, através de uma postura assertiva e mostrando os resultados obtidos em empregos anteriores, sendo isto uma via de mão dupla.

Desta forma, o que recomendo para que possa mudar a situação, que os profissionais utilizem a medida certa, demonstrem confiança, pesquise sobre a empresa, e após passar pela entrevista se auto avalie, pergunte a previsão da empresa a respeito do processo, após esse prazo ligue para empresa, demonstre interesse e peça feedback.



Curso de Constelação Familiar e Sistêmica

Lembro que, em um cenário de instabilidade econômica, as empresas valorizam profissionais que tenham habilidades como: Capacidade de negociação, que sejam flexíveis, trabalhem em equipe, empreendedorismo, planejamento.

Assim, a recomendação é que durante esse período de incertezas, os profissionais que buscam recolocação procurem preparar-se investindo em qualificação, onde a internet hoje oferece muitos cursos bons e gratuitos mudando o rumo profissional em época de crise.

Segundo uma pesquisa da Contalento 2015, a falta de qualificação hoje é uma das principais dificuldades na hora de contratar, onde hoje o bom profissional está sempre atualizado, enxergando oportunidades nos momentos difíceis, onde quem investiu em qualificação se destacará quando a economia voltará a crescer e quem não investiu irá demorar mais.

Neste momento, é necessário gerenciar sua carreira, mudar a atitude, buscar pelo desenvolvimento, indo atrás, preparando um bom currículo, se preparando para ir em um processo, informando-se a respeito da vaga e da empresa, pedindo dicas de especialistas da área sobre recomendações.  Neste momento, analise seu currículo e verifique o que falta para que seja mais competitivo no mercado. São pequenas ações diárias que fazem a diferença!


Curso de Psicanálise

Deixe seu Comentário Abaixo :)

Luciana Ferreira

Luciana Ferreira

Luciana Ferreira, é Coach de profissionais que estão em busca de novas trilhas na carreira, Presidente do grupo Elemento RH formado pela Elemento RH e Canal de Talentos, Administradora de empresas, com especialização em gestão de pessoas e em gestão pública, embaixadora da rede internacional de negócios Mulheres que decidem, Diretora do Grupo de estudos no município de São carlos e membro do conselho deliberativo da ABRH, colunista em portais como Yes Marília, Ideiando, Clube do administrador.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 × 3 =