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Crescimento empresarial: 9 incríveis estratégias

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Fazer a projeção de uma empresa e receber o devido retorno do mercado não é uma tarefa tão simples. Muitos empreendedores se esforçam ao máximo para que seus sonhos ganhem o devido espaço e reconhecimento do público. A fim de te ajudar nessa meta, confira 9 estratégias para o crescimento empresarial do seu negócio.

Qual o seu diferencial em relação á concorrência?

Um dos maiores pilares no tocante ao crescimento empresarial do seu negócio é saber o que você pode oferecer de diferente aos clientes. É preciso que se sobressaia em relação aos concorrentes, de modo a ser uma das primeiras opções do comprador.

Nisso, pense em como revitalizar o seu atendimento, os serviços que oferta, os produtos que vende, tecnologias de suporte, entre outras coisas. Ser diferente, mas agregador, é uma das principais estratégias do mercado. Entenda o que os seus clientes precisam e ofereça o melhor que puder.

A satisfação do cliente é a sua prioridade

Sem os compradores não vai existir negócio, então priorizar a satisfação deles é vital para o crescimento empresarial. É preciso se atentar a isso porque as empresas acabam negligenciando seus produtos quando crescem. Se ajuda, pense em uma marca de bolos caseiros que se torna mecanizada e perde aquele toque especial que tinha na produção.


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Tenha em mente que crescer a qualquer preço não é indicado quando se pensa em expansão. Isso porque o seu relacionamento com o público pode ficar enfraquecido se a sua qualidade diminuir. Assim, sempre deixe nas metas a satisfação do público e como corresponder isso na nova realidade.

Ampliar as regiões onde atua

Em seus planos de crescimento empresarial, você por acaso já pensou em atuar em novas regiões e aumentar o alcance dos seus produtos? Muitas localidades possuem uma demanda de mercado enorme e a sua empresa pode ser a solução ideal para atendê-la. Caso seja um sucesso onde está, pense na possibilidade de abrir franquias, filiais ou mesmo tentar o e-commerce.

Para isso, uma refinada pesquisa de mercado e ações de Marketing devem avaliar a viabilidade do negócio em um local. Feito isso, se for favorável, também é importante imaginar quais meios e ferramentas ajudarão a divulgar a sua presença.

Valorize a sua força de trabalho

O crescimento empresarial não é feito com apenas uma mão e os funcionários são parte disso. Nisso, os colaboradores precisam ficar motivados a produzirem e alimentar o crescimento do negócio. Assim, torne bem claro que a força de trabalho deles é reconhecida e importante a você como líder.



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Uma excelente maneira de se fazer isso é com a construção de um programa interno de bonificação aos funcionários. Ser transparente também funciona, de modo a deixar público o desempenho da empresa ao alcance de todos.

Não se intimide pela concorrência

Sem ser desrespeitoso, é preciso conhecer seus concorrentes, mas sem se intimidar por eles. Estude-os e encontre as fraquezas que possuem, iniciando a sua vantagem em cima disso. Para te ajudar nessa etapa do crescimento empresarial, pense nas cinco forças competitivas de Porter. São elas:

Rivalidade entre os concorrentes

Neste ponto você começa a entender qual o grau de rivalidade entre a sua marca e os concorrentes locais. Aqui é bacana fazer uma pesquisa para entender se a sua presença em tal setor é realmente viável. Se a competitividade é baixa, o produto ofertado tem pouca demanda e se a demanda é alta o mercado pode estar saturado ali.

Dificuldade de entrada de novos concorrentes

Você precisa descobrir o quão possível é se inserir no mercado de seu interesse. Com isso, deve avaliar o seu investimento inicial e se pode obter incentivos fiscais para criar o seu negócio.

Poder de barganha dos consumidores

De que maneira os compradores podem influenciar na sua colocação dentro do mercado? Você precisa refinar suas buscas para perceber o quanto o consumidor é disputado por você e pelos demais. Assim, reflita sobre até que ponto o cliente sente que tem a liberdade para construir e controlar os termos da negociação.

Ameaça de produtos substitutos

A força aqui concentra a sua atenção na obsolescência do produto ofertado, de modo que este fique ultrapassado. O surgimento de novos serviços pode acabar ofuscando e tornando irrelevante o que antes era bastante popular. A fim de evitar isso, trabalhe a inovação e revitalize os processos envolvendo as vendas desde a origem.

Negociação com os fornecedores

De modo semelhante ao que apontamos com relação aos clientes, é preciso entender o poder que os fornecedores têm em relação a você. Caso não tenha muitos, pode acabar a mercê das condições impostas por eles. Mas, se existem diversos fornecedores em um mesmo nicho, você está em vantagem e pode aproveitar isso para fazer bons negócios.


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Revitalize as suas estratégias de Marketing

Investindo em seu crescimento empresarial na expansão dos negócios, passe a rever suas estratégias de Marketing. Ao propor novas abordagens, pode aumentar a presença da sua marca no setor em que atua. Dessa forma, você consegue fortalecer a sua empresa e pular as barreiras iniciais dessa nova etapa de trabalho.

O Marketing digital, por exemplo, é uma excelente maneira de viabilizar isso. Você pode se valer das redes sociais, anúncios e aprimoramento da produção de conteúdo para a web. Você chega mais facilmente nos clientes porque encontra um meio de encontrar as demandas e exigências feitas por eles.

Estude seus indicadores de desempenho

O sucesso de uma empresa pode ser medido com base no retorno que ela tem trazido ao longo do tempo. Para avaliar isso, você pode observar a parte financeira, processos internos, a clientela, crescimento, aprendizado, etc. Feito isso, estude a inclusão de novas metodologias, como:

  • Definir a estratégia empresarial;
  • Gestão na qualidade dos processos internos e externos;
  • Gerência nos serviços.

Faça parcerias comerciais

Uma excelente maneira de colaborar em seu crescimento empresarial é buscar alianças comerciais com outras empresas. A parceria resultante pode ajudar no aumento de suas vendas e beneficiar ambas as partes. Com isso, procure um fabricante, divulgador, investidor ou alguém que possa vender por você através de uma comissão.

Conheça o seu público-alvo

Apesar de parecer muito óbvio, é preciso se manter a par das tendências e necessidades dos consumidores. É por meio disso que você vai construir as estratégias necessárias para formular um produto pronto para venda e consumo.

Sempre deixe claro quem é o seu público-alvo e crie maneiras de suprir o que eles precisam no momento. De um modo mais simples, dê aquilo que eles estão querendo. O crescimento de uma empresa depende diretamente da força externa dos compradores, sendo eles os principais agentes da mudança.

Considerações finais sobre crescimento empresarial

Considerar as opções ao crescimento empresarial é uma etapa delicada da construção do seu negócio. Algumas variáveis pode definir se isto será positivo ou não, impactando no seu modo de trabalho e operação.

Entretanto, as estratégias acima podem te dar uma direção de por onde começar e como reunir os recursos necessários. Lembre-se que não poderá fazer isso sozinho, que o mercado muda e os seus clientes podem te ajudar nessa conquista.

A fim de alavancar o seu negócio e alimentar o seu crescimento empresarial, continue a seguir o Negócios e Carreiras. Fazemos uma busca contínua das melhores ferramentas para ajudar você empreendedor a fixar o seu nome no mercado. Acompanhando nosso site, terá em primeira dicas de como alcançar o sucesso que tanto deseja.


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