3 estratégias para driblar a concorrência

Posted by

Mesmo quem não gosta de futebol fica animado quando vê um jogador driblando seus oponentes e fazendo um golaço em seguida! Nosso lado competitivo se sente satisfeito com tamanha competência. Porém, não nos sentimos tão alegres quando sentimos que na vida precisamos constantemente driblar a nossa concorrência e lutar pelo pódio.

A competição na vida

De fato, vivemos em intensa competição em todas as fases da nossa vida. Competimos com os nossos colegas para conseguirmos a melhor nota na escola e lutamos para ficarmos no melhor lugar da lista de classificação do vestibular. Quando estamos interessados em alguém, também competimos para conseguir a atenção da pessoa amada.

No trabalho, a concorrência continua. Queremos ter o melhor cargo ou então desejamos conquistar mais clientes que o nosso oponente. Infelizmente, parece que a nossa vida continua em constante competição até o momento em que nós morremos e toda essa disputa acaba de vez.

A concorrência é realmente uma ameaça?

É importante pensar se vale a pena viver sempre nesse duelo. Na verdade, a pergunta deve ser outra: será que a competição precisa acabar ou somos nós que precisamos vê-la de uma forma mais saudável? Vamos te ajudar a responder essa pergunta fazendo você pensar na dinâmica do mercado.


Curso de Constelação Familiar e Sistêmica

Se não houvesse competição entre as empresas de sorvete, a única responsável pela produção da sobremesa não se sentiria impulsionada a melhorar o seu produto. Como consequência, os consumidores não teriam sorvetes tão gostosos. Talvez haveria apenas um ou 5 sabores.

Assim sendo, podemos ver que, nesse caso, a concorrência é importante para que cada empresa aperfeiçoe o seu produto. Assim ela não se acomoda e o consumidor não sai perdendo.

A real importância da concorrência

Pensando nesse sentido, podemos perceber que, se uma dessas empresas estiver sempre preocupada em dar o seu melhor tendo em vista o seu cliente, naturalmente ela terá mais lucro. Afinal, uma empresa que oferece o melhor custo-benefício, acaba atraindo mais pessoas para si.

Essa deveria ser a lógica da concorrência em todos os âmbitos da nossa vida. Deveríamos visar o nosso desenvolvimento pessoal e não a destruição da nossa concorrência.



FORMAÇÃO COMPLETA EM PSICANÁLISE
Seja Psicanalista. Curso 100% Online. Habilita a Atuar. Teoria, Supervisão e Análise. SAIBA MAIS



Em um vestibular, deveríamos pensar em conseguir uma vaga e não eliminar um candidato. Na nossa vida amorosa, deveríamos concentrar as nossas forças em atrair a pessoa amada e não fazer com que ela odeie a outra pessoa que a ama. Fazendo isso, nós conseguimos ter paz em todo o processo e as nossas vitórias são mais justas.

3 dicas de como driblar o concorrente

Tendo todas esses pontos em vista, vamos propor aqui 3 estratégias para você conseguir driblar o seu concorrente de forma limpa. Vamos mostrar que, para fazer o gol, você não precisa marcar faltas. Na verdade, dá até para ir abraçar o oponente no final do jogo.

Tenha uma estratégia

Pode parecer besteira o que estamos falando aqui, mas não é! Muitas pessoas acham que podem ir para as Olimpíadas sem treinar muitos meses antes. Tem gente que até acha que dá pra ter o mesmo desempenho que o Neymar sem traçar um plano de jogo. Pois saiba que isso não dá certo. Você precisa se planejar para qualquer coisa que você quiser fazer.

Se você tem uma empresa, trace metas, planeje como o seu marketing será feito e combine tudo com a sua equipe. Se você quer passar no vestibular, elabore um cronograma de estudos e estipule quanto tempo por dia você vai dedicar para a prova. Quer crescer no seu trabalho? Então estipule metas e planeje o que fazer para atingi-las.

Arregace as mangas e dê o seu melhor

Agora que você já tem uma estratégia, é hora de colocá-la em prática. Não precisa esperar segundas-feiras ou janeiros. O dia é hoje! É necessário entrar em campo e performar da melhor forma possível. Já vamos deixando claro que nem tudo vai ser perfeito, mas você vai dar o seu melhor independente disso.

Nesse caso, não estamos falando de você fazer de tudo para superar o seu concorrente, mas sim de você dar tudo de si para atingir o seu objetivo. Dessa forma, você terá mais chances de alcançar os seus resultados e a concorrência não será tão ameaçadora. Quando o seu foco é o gol, você pensa mais nele e menos em quem está ao seu redor.

Aprenda no processo

Muitas vezes, o nosso planejamento é tão utópico que nós vamos percebendo na prática que ele não se encaixa na realidade. Há também momentos em que imprevistos acontecem e nós somos pegos de surpresa. Se isso acontecer com você, saiba que está tudo bem. Você não precisa desistir de seus projetos por causa disso. Aprenda com o processo.


Curso de Formação em Reiki - banner

Dizem que nós aprendemos errando e isso é verdade. Se você perceber que o seu cliente gosta mais de receber um brinde quando faz uma compra do que ser surpreendido com uma promoção, fique tranquilo. Se você descobrir que a sua crush prefere comer um hambúrguer a receber flores, está tudo bem. Recalcule a rota e continue tentando.

Lembre que concorrência pode sim ser algo positivo!

Se você tiver essas três estratégias em vista quando estiver concorrendo com alguém, você irá passar pelo processo de forma muito mais leve. Isso porque você estará respeitando todos os participantes do “jogo”, inclusive você mesmo.

Se você passar toda a sua vida em uma competição desleal, você sempre acabará se desgastando. Além disso, é bem possível que você perca o foco daquilo que você realmente quer e acabe ficando com problemas que não eram previstos. Isso não vale a pena! Busque sempre uma concorrência que favoreça a todos.

Considerações finais sobre a concorrência

Tendo dito isso, nós esperamos que esse texto tenha te ajudado como “driblar” a sua concorrência. Comente o que você achou das nossas considerações e se elas mudaram a forma como você encara as diversas competições pelas quais você passa na vida. Nós ficaremos muito felizes em saber se acabamos te ajudando de alguma forma!

Nós pedimos que você compartilhe esse texto com alguém que esteja passando por um processo de competição de forma desgastante! Temos certeza que ele poderá ajudar essa pessoa a se livrar do fardo da comparação. Além disso, ainda gostaríamos de pedir para que você não deixe de acompanhar o nosso site para ter acesso a mais artigos que possam te ajudar de alguma forma! Mais textos como esse sobre a concorrência estão esperando por você!


Curso de Psicanálise