5 Dicas de Como se Destacar na Crise

Posted by

Vamos falar sobre crise novamente. Apesar de ser um assunto um tanto chato, se torna muito relevante no momento em que estamos, pois infelizmente afeta a todos e principalmente aqueles que estão mais vulneráveis.

As preocupações aumentam quando enfrentamos uma crise, pois além de já sofrermos as pressões habituais por entrega de resultados, melhora na produtividade, e todas as outras dificuldades do dia-a-dia, ainda temos que lidar com a incerteza sobre o futuro, que nos afeta não somente no âmbito profissional, mas também pessoalmente.

Automotivação diante da Crise

Agora, sendo repetitivo de propósito, temos duas opções: Deixar a crise passar por cima de nós ou passarmos por cima da crise.

Eu escolho a segunda opção, e você?


Curso de Constelação Familiar e Sistêmica

Uma coisa que devemos aprender é que a crise é uma fase em que passaremos sempre em nossas vidas, seja ela de ordem econômica, conjugal, de saúde ou mesmo existencial, por isso devemos saber lidar com essa situação, onde não será possível vencer sempre, porém precisamos estar preparados e motivados para enfrentá-la.

Assim existem algumas dicas que podemos seguir para tentar passar de forma mais estruturada pela crise, sabendo é claro, que muitas vezes poderemos ser surpreendidos.

1. Se prepare!

Muitas vezes esquecemos de investir em nós mesmos e ficamos esperando que alguém faça isso por nós. Está errado!
Não espere que a empresa lhe pague aquela faculdade ou pós-graduação, não adie o plano de estudar ou buscar novos conhecimentos simplesmente por não ver futuro no emprego atual ou mesmo não deixe que a preguiça e procrastinação lhe impeçam de se desenvolver, afinal você não sabe quando poderá surgir uma nova oportunidade.

Muitos vão lhe dizer para esquecer pois a empresa não vai valoriza-lo, mas a realidade é que nenhum conhecimento é perdido e ainda que a sua empresa não saiba valorizar, essa busca vai lhe proporcionar um crescimento que você levará por toda a vida, onde estiver, e somente ela estará perdendo!



FORMAÇÃO COMPLETA EM PSICANÁLISE
Seja Psicanalista. Curso 100% Online. Habilita a Atuar. Teoria, Supervisão e Análise. SAIBA MAIS



2. Seja a mudança!

A única certeza que se pode ter diante da crise é que ocorrerão mudanças, sabendo disso podemos apenas esperar que as mesmas venham e nos afetem ou fazermos parte da mudança, assumindo que, as vezes, é necessário mudar alguns conceitos e nos adaptar a novas realidades.

3. Seja um líder e não um coadjuvante

Não espere que o seu chefe ou outra pessoa tenha que lhe dizer o que deve ser feito, sendo que você já sabe. Assuma, dentro das suas funções e habilidades, a responsabilidade pelas mudanças. Mostre iniciativa e que você está disposto a enfrentar novos desafios. Dê ideias e escute as ideias das outras pessoas, sempre se mostrando disposto a implementá-las e se torne um agente de mudanças.

4. Ouse!

Essa dica é um complemento da anterior, pois muitos têm boas ideias, mas por receio ou mesmo por falta de motivação e por esperar por outros as deixam de lado, por isso é necessário um pouco de ousadia diante da crise.

Garanto que muitos de vocês já tiveram ideias que não implementaram, mas que depois foram feitas por outras pessoas e geraram bons resultados. Isso mostra que não eram ideias ruins, assim ter ousadia e iniciativa pode mostrar que muitas vezes ideias simples podem trazer resultados muito bons, além de contribuir para o seu crescimento e experiência.

5. Seja Rigidamente Flexível

Essa última dica aprendi em um treinamento de Softskills com o consultor Miguel Vizioli, e acho que é a mais importante, na verdade é apenas uma expressão com duas palavras, que passam uma mensagem muito importante para qualquer profissional e mais importante ainda em momento de crise, a expressão é: ser RIGIDAMENTE FLEXÍVEL.

Dentre as muitas mensagens que essa expressão pode representar, acredito que o mais relevante está diretamente ligada ao momento de crise, onde vão ocorrer mudanças, que na maioria das vezes vão nos tirar da zona de conforto, porém temos que ser sempre flexíveis a ponto de participar e também sermos agente de mudanças, fazendo com que a crise se torna uma experiência, não diria confortável, mas com certeza construtiva e cheia de oportunidades de crescimento.

No mínimo, você ganhará a experiência no momento difícil e ainda pode se tornar um destaque e um exemplo a ser seguido pelos que se inspiram em você. Não tenha dúvida, ainda que você exerça uma função inicial ou operacional, sempre haverá alguém, seja na sua empresa ou mesmo na sua casa que estará te observando. Que exemplo você gostaria de dar?


Curso de Formação em Reiki - banner

Gostou do texto? Deixe seu comentário e também crítica e aproveite para sugerir novos temas ou mesmo se quiser se aprofundar em algum dos tópicos citados!

Sobre o Autor: Marcos dos Santos Farias, 28 anos, atua como Supervisor Regional de Logística na Benteler Automotive em Campinas-SP, tendo Pós-Graduação em Gestão de Supply Chain e é especialista em Lean Manufacturing.


Curso de Psicanálise